Design Use a psicologia das cores no seu e-commerce e melhore os resultados

Use a psicologia das cores no seu e-commerce e melhore os resultados

Por Jaqueline Piva em 18 de setembro de 2018

O planejamento é a base para qualquer negócio começar a decolar, e para isso muitas ações e estratégias são colocadas em prática. Cada passo é pensado e esquematizado.

O uso das cores também se enquadra em um fator que merece atenção. Muitas das ações tomadas a partir dos estudos das cores podem definir o sucesso da sua empresa em conjunto com o todo.

Estudando a psicologia das cores é possível entender os estímulos que elas são capazes de produzir. Isso é muito usado no marketing e na criação de campanhas publicitárias, mas funciona também na escolha de alguns pontos dentro de um e-commerce.

Cada cor escolhida deve ser proposital e exercer alguma importância ou função. Cada uma tem um papel importante: estimula diferentes percepções entre os consumidores.

Antes de escolher as cores, a persona deve ser definida e todos os aspectos analisados para chegar a melhor conclusão de qual se adequa a personalidade de cada um.

De acordo com uma pesquisa feita pela Kissmetric, 93% dos consumidores avaliam e consideram a estética antes de realizar uma compra, e 85% são influenciados pelas cores.

 

As influências das cores

 

A influência das cores

 

 

Branco: transmite paz, pureza, silêncio, limpeza, simplicidade. Funciona bem em contraste com outras cores, principalmente as quentes, pois ajuda a destacar algo. É muito usado nos logotipos como a cor da fonte, caso tenha palavras, como por exemplo as marcas Facebook e Oral-B.

No layout o branco deixa tudo mais clean, o que torna a loja agradável aos olhos dos usuários. O branco é uma cor universal e você pode usar sem medo.

 

Azul: seguindo a linha da paz e tranquilidade o azul também faz parte dessa família. Ele tem relação com os sentimentos de confiança, força, também da clareza, simplicidade e eficiência.

É ligado a produtividade e ao sucesso. Grandes marcas utilizam o azul, e tem grande aprovação, marcas no segmento de higiene e limpeza usam muito da cor azul, como a Nivea e o OMO. E nos segmentos da tecnologia também, como a marca HP, Samsung, Windows.

Essa cor pode ser explorada dentro de um layout para transmitir essas ideias, além de deixar um ar de organização e credibilidade. É muito usado em negócios corporativos.

 

Amarelo: é estimulante e por isso tem o poder de ativar a mente. Proporciona sensações de felicidade, alegria, calor. Aciona a criatividade e ajuda na concentração, além de ser acolhedora. Se usado em um tom correta tem o poder de elevar a autoestima da pessoa e gerar empatia.

Sendo a cor mais forte psicologicamente, o amarelo é usado por muitas marcas para chamar a atenção do consumidor. Ramos alimentícios utilizam muito do amarelo por isso, como no caso do MC Donalds, o Habib’s e Subway.

Apesar de ser uma cor muito pura e intensa, quando usado em layouts de sites, incomodam os olhos, além de que, quando é combinado com outras cores, fica muito apagado.

 

Vermelho: Sexualidade, paixão, impulsividade, agressividade, intensidade. O vermelho é uma das cores mais fortes e que causam mais impacto, se destaca perto de qualquer outra cor.

Fisicamente, a cor vermelha também causa efeitos, ela aumenta a pressão arterial e a tensão muscular. Isso pode aumentar a impulsividade e o desejo, ela também gera sensações ligadas a status e satisfação.

Marcas alimentícias utilizam o vermelho por ele fazer a ligação entre a impulsividade e a fome. Dentro do e-commerce é muito utilizado em banners de promoções pois é estimulante, atrai os olhares principalmente dos compradores impulsivos e causa senso de urgência.

 

Laranja: Também é estimulante, mas um pouco menos que o vermelho. Ela é vibrante e provoca sensação de entusiasmo, de diversão e equilíbrio. É também ligada e sociabilidade, amizade e bondade.

Por trazer aspectos ligados a sentimentos bons e ainda causar imperatividade, ela pode ser bem utilizada nos botões de comprar, no layout dentro das páginas de produtos ela pode causar a impressão de que os produtos são mais baratos. Como é uma junção do vermelho com o amarelo ela une o físico e o emocional.

 

Rosa: Romantismo, sexualidade, feminilidade, compaixão, delicadeza. É muito usada no segmento de produtos destinados as mulheres, como cosméticos, roupas femininas, temas infantis e até sexshop. Usam o rosa marcas como, Intimus, Marisa, Avon.

 

Roxo: Contenção, luxo, verdade, qualidade, autenticidade. É também ligado a misticidade, fantasia, mistério e espiritualidade. Ele pode fazer fluir a imaginação. Se usado em tons fortes nos layouts pode sobrecarregar e atingir algum sentimento de morbidez ou medo, então não é tão recomendado. É aplicado a produtos de artigos religiosos, funerários e femininos. Uma marca de exemplo é a Aussie.

 

Preto: É associado ao luto e a coisas negativas, porém se relacionado a marcas e produtos é significado de elegância, poder, sobriedade, mistério, sofisticação.

Quando se tem um produto com valor agregado o preto pode transmitir toda a luxuosidade. Marcas de joias usam bastante o preto em logotipos, e em layouts, roupas de grife também fazem uso. Marcas exemplo, Vivara e Chanel.

 

Cinza: Tons de cinza representam neutralidade, calma e equilíbrio. Não é tão bem visto por transmitir ideia e hibernação (como muitos fazem nos dias cinzas), mas o cinza também tem sua elegância.

É muito usado com outras cores, pois a sua elegância e elevada.

 

Marrom: O marrom por sua vez, une um pouco das características do preto, vermelho e amarelo. É capaz de transmitir seriedade, confiabilidade, apoio e conservadorismo. Tem ligação com a natureza e terrenidade. É um pouco mais leve e quente que o preto e mais positivo.

Tem pouca representatividade no e-commerce, pois no layout o marrom pode ficar pesado e dar a sensação de algo ‘sem vida’. É usado em alguns logotipos de marcas de chocolate e café, por serem sugestivos.

 

Verde: A cor inspira saúde, bem-estar, renovação, esperança, harmonia e positividade e tem elo com a natureza. Por isso está associado a muitas marcas de sustentabilidade. No e-commerce o verde tem grande aceitação no uso dos botões de comprar, pelo fato de dar as ideias de prossiga, continue, vá em frente, por ter relação direta com os semáforos.

 

Dicas finais

  • Evite misturar cores apenas quentes no layout, é sempre bom quebrar com uma fria.
  • Cuidado ao usar mais de um tom muito luminoso.
  • Não utilize apenas cores frias, ou só preto e cinza, pois eles com o passar do tempo transmitem monotonia.
  • Fique de olho na legibilidade, escolha cores que não atrapalhem a leitura, principalmente se tiver cores misturadas.
  • Estude a persona, caso seu público seja feminino, você já sabe quais cores devem predominar e assim por diante. Se você tem em  mãos o perfil do cliente, as estratégias podem ser mais assertivas, isso em qualquer ação tomada dentro de um e-commerce.

 

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