Desenvolvimento Tudo o que você precisa saber sobre a hospedagem de um site

Tudo o que você precisa saber sobre a hospedagem de um site

Por Jaqueline Piva em 12 de fevereiro de 2019

Quando falamos em hospedagem, automaticamente pensamos em realmente guardar, algo nesse sentido. Uma hospedagem na web não foge disso, segue esse sentido de “hospedar” algo, no caso, muda a ideia de lugar.

O termo hospedagem esta relacionado ao servidor que armazena e disponibiliza um site para ser acessado.

Antes de começar uma loja virtual, blog eles precisam estar hospedados para que o conteúdo esteja disponível na internet, é isso que vai manter sua loja no ar.

O servidor, onde o site fica hospedado, é um computador físico que nunca é desligado. Ele garante a estabilidade de um site, é no servidor que o site é hospedado.

 

Tipos de hospedagem

Existem tipos de hospedagem que atendem a necessidades diferentes e que vai de acordo com tamanho do site, orçamento e particularidades de cada loja.

 

Hospedagem compartilhada

A hospedagem compartilhada refere-se a dividir espaço no servidor juntamente com outros sites. Por conta disso, é uma opção mais econômica em vista das outras.

Não existe problemas quanto ao compartilhamento desse espaço. Podem aparecer algumas ocorrências ao decorrer do crescimento da loja, mas que vão caminhando junto com o crescimento do tráfego.

O que pode acontecer é no momento de altos pico do tráfego o site ficar lento e afetar o tempo de carregamento, levando ao erro da página. O desempenho do site pode ser afetado pelo tráfego de outros sites hospedados no mesmo servidor compartilhado.

Esse modelo é indicado para pequenos sites, que não possuem altos recursos de alto desempenho. A opção satisfaz a necessidade do lojista sem que ele invista muito dinheiro nisso.

 

Hospedagem VPS (Virtual Private Server)

A hospedagem VPS é uma hospedagem compartilhada que não é compartilhada. Consiste em um servidor divido em vários servidores virtuais que se tornam únicos.

Com menos sites hospedados, o servidor principal fica menos carregado, e os carregamentos dos sites são mais rápidos.

Não é como ter uma hospedagem dedicada, mas é melhor que a compartilhada. Mas ainda se enquadra para sites que não são tão grandes por ter limitações.

Caso você possua no corpo do site muitas imagens, vídeos, elementos visuais, que poderiam diminuir o tempo de carregamento, é melhor optar pela hospedagem VPS.

 

 Hospedagem de servidor dedicado

O espaço do servidor é seu e totalmente seu. É a opção mais cara até agora, mas é a que possui os melhores benefícios.

Como você é o único nesse site, tem todo o controle técnico para implementar uma variedade de software. O tempo de inatividade do site é mínimo, não tem preocupações com o tráfego de outros sites.

É possível que usando a hospedagem compartilhada possa ser depois de um tempo migrada para o servidor dedicado. Esse modelo se enquadra melhor, para lojas de grande porte.

 

Hospedagem na nuvem

A hospedagem na nuvem é diferente de todos os outros modelos. São vários servidores conectados uns aos outros.

Os vários servidores que atuam como um único sistema têm múltiplas vantagens, como o balanceamento de carga, nenhum ponto de falha e a falta de dependência em um único servidor, levando a uma maior segurança e à facilidade de aumentar ou diminuir os recursos utilizados de acordo com suas necessidades

 

hospedagem web

 

Hospedagem gratuita é boa?

Sempre antes de fazer qualquer escolha em relação a um e-commerce, é necessário avaliar questões como a credibilidade, a segurança, confiabilidade, recursos e suporte. Essas são as principais características a ser analisadas.

Então caso você não quer gastar e pensa nessa hipótese, deve se atentar aos critérios ditos acima. Lembrando sempre que a hospedagem de um site influencia em questões como ranqueamento em motores de busca e credibilidade diante os clientes, usuários.

 

Funcionalidades de uma boa hospedagem

Agora que é mais simples compreender como funciona cada tipo de hospedagem, a escolha da mesma deve ser mediante a recursos necessários na sua loja. Entender quais são esses recursos a serem avaliados ajuda a escolher o melhor provedor.

 

Espaço de armazenamento

Essa é a quantidade de espaço que um host tem para armazenamento de dados do seu site. O quanto de espaço você precisará é referente ao tamanho do seu site.

Sites que são atualizados diariamente, por exemplo, precisam de mais espaço. Os que contém textos, vídeos, imagens, arquivos de áudio precisam obrigatoriamente de mais espaço e memória RAM que os outros tipos de site, que recebem atualizações mensais.

De acordo com o modelo do seu site, escolha uma provedora de hospedagem que realmente atenda a alta demanda. Se for uma loja que receba bastante pedidos de compra, possui vídeos, imagens, a largura de banda deverá ser maior. Mas se for um blog com pouco tráfego, poderá optar por um plano menor.

 

Velocidade e tráfego

A velocidade tem ligação com o espaço de armazenamento. Por isso, escolha a partir de boas análises. Acredito que uma das coisas que mais fazem os usuários desistirem de navegar por um site, é o tempo de carregamento. Quanto a isso não tem erro, demorou para carregar, é navegação encerrada.

Fique atento a velocidade do site de acordo com a quantidade de acesso que ele possui num mesmo momento.

 

Suporte ao cliente

Esse é um critério deixado de lado por muita gente no momento de escolha, mas deveria ser um dos primeiros.

Mesmo tomando todos os cuidados, sempre acontece um imprevisto, um problema inesperado e que talvez você não saiba resolver e nesse momento precisará do suporte da hospedagem.

Essa questão da para ser avaliada desde os primeiros contatos de negociação, tempo de espera para resposta, dedicação para resolução e resposta para dúvidas. É legal quando a empresa oferece tutoriais, manuais, materiais de apoio, faq.

 

Alguns outros pontos a ser levados em consideração:

  • – Tempo de atividade;
  • – Serviço de backups;
  • – Certificação SSL;
  • – Domínios;
  • – Custo da hospedagem.

 

Conclusão

Não tem como fugir dessa decisão. Se você for ter uma loja, precisa dela online, e, para isso, precisa hospedá-la.

Procure um serviço de hospedagem que seja respeitável e tenha boa reputação. Procure avaliações de quem já usa, resenhas. Vale tudo na escolha de um recurso tão importante da sua loja.

 

Comente, sugira e participe: