Marketing Digital 8 tendências de Marketing Digital que irão dominar 2019

8 tendências de Marketing Digital que irão dominar 2019

Por Jaqueline Piva em 18 de dezembro de 2018

Se tem algo que está em constante mudança é o comportamento do consumidor, e isso está diretamente ligado as tendências de marketing.

São eles, os consumidores que ditam como serão os próximos passos. As mudanças vão ocorrendo aos poucos e de acordo com as tecnologias e inovações das mídias sociais, internet.

Algumas coisas são novidades, outras são um aprimoramento de tendências de 2018 que tem grandes chances de aumentar e ainda podem aparecer outras ao decorrer do ano que não estavam previstas.

 

As principais tendências para ser observadas em 2019

1 – Chatbots

Essa tendência foi pauta em 2018 e evoluiu ao decorrer do ano, porém, é prevista que cresça ainda mais no ano de 2019.

Você já conversou com algum robô em bate-papo em alguma página? Se sim deve ter visto como são inteligentes e inovadores. A gente percebe que é um robô, mas isso não implica o fato de que mesmo assim somos atendidos. Alguns atendimentos são todos feitos completos pelas máquinas, alguns servem para encaminhar a algum atendente ou apenas para fazer o primeiro contato sem deixar de perder os clientes quando o atendimento estiver off.

Eles facilitam tanto a vida de quem é o dono da loja como para os clientes que as vezes precisam do atendimento naquele momento.

Com os avanços da inteligência artificial eles são projetados para atenderem e até venderem produtos e chegam a realizar vendas, aumentando o número de conversões.

A inteligência artificial faz com que sejam desenhados para eles os processos de vendas e atendimentos variando com cada supostas respostas dos clientes. Em 2019 com o aprimoramento dessas tecnologias mais lojas adotaram o atendimento por chatbots. Com todas as demais tarefas de uma empresa, os robôs facilitam a vida de uma equipe.

 

2 – Inteligência artificial

A inteligência virtual está inserida em diversos processos dentro de empresas. No marketing digital desde o atendimento a automação a inteligência artificial se faz presente.

Em 2018 os passos dados usando IA foram grandes e muitas empresas adotaram métodos mesmo que pequenos, mas que foram programados por máquinas.

São muitas as aplicações e vantagens devido ao uso dessa tecnologia. Os chatbots como dito acima, são uma delas. Outra grande vantagem para o marketing digital é a possibilidade de traçar o perfil do consumidor e seus comportamentos e assim consequentemente as estratégias se tornam mais assertivas.

A redução de custos e tempo para determinadas tarefas também traz vantagens para os processos. Tarefas que são manuais e demandavam tempo, hoje podem ser feitas a partir de automação. O aumento da produtividade é comprovado por empresas que utilizam a inteligência artificial e por isso é muito bem vista.

Em 2019 o marketing digital tende a se expandir mais e estar presente nas estratégias das empresas, com isso cresce também as empresas que já estão caminhando para uma maturidade digital e irão integrar a sua empresa o uso da inteligência artificial.

O número do aumento de conversões é o que mais agrada quem utiliza AI e o que mais faz as empresas optarem. Não é só em vendas que se aplica, é o processo todo bem feito e organizado que faz com que as vendas aumentem.

 

Tendência de marketing digital 2019: inteligência artificial

 

3 – Anúncios em Facebook Instagram

Os anúncios nas redes sociais cresceram muito em 2018, os números são altos em relação a empresas que passaram a anunciar nesses canais. Hoje as redes sociais abrangem grande parte do público de grande parte de empresas.

O Facebook Ads possui maior números de adeptos, fruto da inteligência artificial que fez com que isso aumentasse. A segmentação que é possível ser feita faz com que as empresas alcancem as pessoas certas no momento certo.

O Instagram Ads que tinha uma menor taxa de anunciantes, começou a crescer em 2018 e segue o mesmo ritmo em 2019. Com novas funcionalidades, o Instagram permite que as lojas vendam através da rede social.

Se você não exibe nenhum anúncio pago e se seus concorrentes tiverem anunciando, eles já estão roubando clientes de você. Por isso em 2019 não deixe de anunciar nessas plataformas.

 

4 – Conteúdo em vídeo

Em 2018 os vídeos dominaram as redes e tornaram-se parte do comportamento do consumidor. Segundo uma pesquisa da Tubular Insights, em 2019, 80% do consumo global da internet será de conteúdo de vídeo. As estratégias de marketing digital passaram a olhar com mais carinho para os vídeos, eles já estão incluídos em muitos dos planejamentos de conteúdo.

O formato ganhou força e tende a ser a maior fonte de consumo de conteúdo do futuro. Para quem produz os vídeos e acompanha os resultados é nítido que o alcance dos vídeos é maior do que qualquer outro tipo de formato.

Além de proporcionar maior engajamento, interatividade e conversões. Diferentes dos textos, os vídeos envolvem e atraem a atenção do consumidor, que por sua vez possuem mais interesse por conteúdos visuais.

 

Tendência de marketing digital 2019: marketing de vídeos

 

5 – IGTV

Já ouviu falar do IGTV? É um aplicativo de propriedade do Instagram semelhante ao YouTube que permite a gravação de vídeos na vertical.

Lançado em junho de 2018, até então o aplicativo teve grande sucesso e aceitação diante os usuários e é previsto que venha a crescer bem mais.

Os profissionais de marketing para 2019 terão de criar estratégias de conteúdo em cima dessa nova plataforma. O marketing deve ir até onde está usuário, e se ele está lá, o marketing também deve estar. A plataforma é nova, então a estude para chegar em 2019 com as melhores ideias.

 

6 – Comportamento humanizado

Na mesma medida em que os chatbots, a inteligência artificial, os vídeos aumentam seu alcance, o comportamento das empresas deve buscar cada vez mais a humanização.

Parece contraditório, mas o segredo é o equilíbrio entre a automatização das tarefas e a humanização das mesmas. O envio do e-mail marketing é uma tarefa bastante complexa, e pode ser automatizada, mas a escrita do mesmo não tem como. Cada palavra e o design são feitas por pessoas.

Tudo que é feito em uma empresa são para as pessoas e devem ser feito por pessoas. A humanização da comunicação entre a empresa e o cliente deve sempre ser primordial. Ninguém gosta de ser tratado como todos os outros. A personalização do contato deve prevalecer.

Por isso em 2019 e sempre essa questão deve ser abordada, pois mesmo com a presença das redes, internet e máquinas, a humanização não deve ser esquecida.

 

7 – Pesquisa por voz

Umas das tendências que com 100% de certeza irá dominar o mercado em 2019 é o aumento de pesquisa voz. Isso tudo por conta da facilidade que o recurso oferece. Utilizando esse recurso você estar cozinhando e fazer uma pesquisa, ou se estiver com pressa, dirigindo, seja como for, isso facilita a vida.

A tecnologia avançou e está mais preparada para atender as necessidades e expectativas dos usuários. Os dispositivos móveis são os responsáveis por essa adaptação das buscas por áudio.

Isso terá impacto direto nas vendas do e-commerce. O marketing digital deverá se atentar ao fazer com que os passos do caminho que o usuário percorra seja intuitivo para que ele realize as conversões com sucesso.

Pesquisas apontam que até 2020 50% das pesquisas sejam feitas por voz.

 

Tendência de marketing digital 2019: Comando de voz

 

 8 – Carreiras no marketing digital

Para os profissionais de marketing digital, o ano de 2019 promete ser de grandes oportunidades. Nesse ano já houve um grande aceleramento a respeito do crescimento desse nicho.

Dentro do marketing digital estão presentes diversas áreas que o compõe e é por meio dessas áreas que o crescimento ocorreu. As empresas diante os avanços tecnológicos e a necessidade de superar um déficit na economia, tiveram que optar pelo marketing digital para impactar seus clientes.

Para quem quis pegar um pedacinho dessa nova era do marketing precisou se especializar. Outra grande sacada também foram as empresas que ofereceram cursos na área.

Em 2019 esses cursos devem continuar em alta, tanto como o número de agências que estão sendo abertas. Se tudo ocorrer bem, o marketing digital será promissor para quem trabalha em função do crescimento de outros negócios.

 

Conclusão

Podemos esperar que venham coisas boas do marketing digital. Todas as tendências são baseadas em tecnologias que farão parte do nosso dia a dia. Mesmo assim, o segredo dessas estratégias é a sutiliza com que são feitas e aplicadas, tornando o marketing em algo natural. Se você é um profissional da área atente-se e ofereça o que há de mais novo para os seus clientes. E se você for o lojista, cobre essas ações de quem exerce o trabalho para você. Saiba como equilibrar as tecnologias robotizadas e a humanização da comunicação.

Lembrando que não existe um caminho certo para seguir, essas são apenas algumas dicas. O marketing é surpreendente.

 

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