Dicas Segmento financeiro no e-commerce: como ter sucesso

Segmento financeiro no e-commerce: como ter sucesso

Por Jaqueline Piva em 12 de março de 2019

O segmento financeiro do e-commerce agrega diversos serviços e nichos, entre eles os mais oferecidos são: instituições financeiras, os bancos, operadoras de cartões, banco digital, financiamento e empréstimos, recebimento de pagamento de contas, meios de pagamentos virtuais e fintechs.

Esse segmento vem crescendo e oferecendo serviços cada vez melhores, isso porque, o que impulsiona esse crescimento é a confiança nos sistemas de segurança e proteção de dados que a rede oferece.

A automação de processos burocráticos e a facilidade na solução de problemas, é um ponto importante que faz lojistas e consumidores apostarem nos serviços financeiros digitais.

Entre as áreas que se desenvolvem dentro do segmento de finanças, um dos destaques nos serviços financeiros, são as fintechs. Essas são empresas que vendem soluções financeiras que cobrem deficiências ou limitações dos serviços já oferecidos ou que apresentam soluções inovadoras.

Elas funcionam cada um com modelo próprio de negócio, mas como regra, usam o ambiente digital, da tecnologia, para oferecer serviços que podem já existir, mas que são deficientes e tem limitações, e melhora-los, ou podem apresentar inovações ao modo de trabalhar com sistemas financeiros, essas são as startups fintechs.

Os serviços financeiros passaram por transformações nos últimos anos, junto com as mudanças da internet, que deixou para trás serviços financeiros tradicionais, os atendentes bancários pendurados no telefone e as filas nos caixas.

Essas mudanças podem ser tanto baseadas nas inovações tecnológicas, como também na mudança de comportamento do consumidor que adotou hábitos que prezam pela agilidade e facilidade. Consultar a conta bancária no cartão, sem precisar ir para o banco, ou contratar uma empresa que cuide das suas finanças e de forma automatizada, sem necessitar de uma grande equipe, é de deixar adorares de tecnologias felizes. Esse comportamento faz com que novas empresas sejam criadas todos os dias.

O que levar em conta para oferecer serviços financeiros de qualidade

serviços financeiros ecommerce

Principal ponto para levar em consideração é que para vender um serviço financeiro, ele deve atender uma necessidade do público.

Já que ele supre um serviço físico, suas principais vantagens devem ser em cima dos problemas dos serviços físicos. Dessa forma, ele deve ser ágil, simples, fácil e seguro.

Seja qual for o nicho, ele terá sua especificidade, e uma persona bem definida é essencial para que o produto, que é de grande valor, seja oferecido a um real potencial cliente.

O setor financeiro no e-commerce exige uma enorme proximidade entre os usuários e a empresa, é preciso manter e estabelecer uma relação de confiabilidade.

Mexer com dinheiro sempre envolve a confiança do outro, por isso ter credibilidade e buscar impor seus valores no e-commerce faz com que um negócio tenha sucesso.

Os serviços financeiros podem servir tanto para pessoas, quanto para empresas. O que se destaca bastante no setor de serviços para outras empresas (B2B), é o serviço de pagamento e recebimento de contas, que em empresas grandes podem tomar muito tempo dos responsáveis no qual a automação pode solucionar esse problema. Um sistema faz esse gerenciamento de contas, faturas e você controla todo o sistema financeiro em uma plataforma que te dá relatórios, análises e números claros.

Se a dificuldade de uma grande empresa é administrar todos esses processos, as financeiras oferecem a solução. É importante dentro dessa modalidade do e-commerce, a produção e geração de conteúdo e valor.

Um dos pontos principais e que interferem muito no sucesso, é o desenvolvimento quanto a questões técnicas. A plataforma do e-commerce, o design, as funcionalidades, todos esses pontos fazem a diferença.

Tenha um design limpo e claro, para tratar de questões financeiras não é necessário florear o site. Tenha todas as seções fáceis de serem encontradas e principalmente, de fácil uso. De nada adianta não ir para as filas do banco, mas não conseguir finalizar uma ação dentro do site. A usabilidade dessa solução pode ser definitiva.

Conclusão

Para concluir, não pode existir traços de amadorismo dentro desses segmentos, então construa autoridade e credibilidade diante os leads.  É um alto investimento abrir algo relacionado as finanças, e precisa de muito planejamento.

Comente, sugira e participe: