E-commerce Segmento de produtos naturais: mercado em expansão no e-commerce

Segmento de produtos naturais: mercado em expansão no e-commerce

Por Jaqueline Piva em 15 de janeiro de 2019

A busca por ter uma vida saudável vem se tornando um hábito recorrente na vida dos brasileiros. Alimentação, saúde, cosméticos fazem parte de um grande aglomerado de produtos naturais que compões os hábitos saudáveis.

Preocupados com uma boa alimentação ou com o meio ambiente a busca por esses produtos tem aumentando e impulsionado um mercado que cresceu e é hoje um nicho que vale a aposta dos lojistas.

Uma pesquisa divulgada pela Euromonitor Internacional, de 2017, indicou que nos cinco anos anteriores, o mercado de produtos naturais cresceu 12,3% ao ano, em média. Em 2017, em uma pesquisa global, também feita pela Euromonitor, mostrou que 79% buscaram por alimentos saudáveis para substituir alimentos convencionais.

Os números são bons e levam o Brasil a um melhor patamar de qualidade de vida, trazendo benefícios principalmente a quem tem os hábitos. A saúde é fator principal para essas mudanças.

Por outro lado, a onda do vegetarianismo e veganismo também contribui para expansão do mercado, visto que esses hábitos implicam também na utilização de produtos, além dos alimentícios.

Roupas, sapatos, acessórios, produtos de higiene, e diversos outros também ganharam mais espaço.

E como no mundo do comércio, quando há procura, há demanda, para a economia esse nicho cresceu de forma geral.

 

Segmento de produtos naturais no e-commerce

Como falamos de moda e acessórios no post passado, nesse acrescentamos também o alimentício e de cosméticos, todos esses voltados para a venda de produtos naturais.

Esses nichos citados são os mais bem colocados no ranking de consumo e faturamento pelas pesquisas de mercado. Dentro dos mesmos existem possibilidades de segmentos, e em grande ascensão podemos citar os produtos naturais.

Em 2018, avaliando os pedidos de orçamento enviados a nós, podemos perceber grande procura em lojas virtuais e blogs com essa abordagem. E por isso, um nicho promissor.

 

Produtos naturais: nicho em crescimento no e-commerce

 

Por que investir nesse nicho?

Primeiro que trabalhar com esse tipo de produto já é um diferencial em relação as outras lojas. E mesmo crescendo, ainda tem uma baixa concorrência, então é uma chance de se consolidar.

Pessoas interessadas em produtos naturais buscam por variedades e coisas diferentes que não são encontradas em qualquer ambiente, esse já é o principal critério que uma loja virtual de produtos naturais deve levar em consideração. Dentre a gama de produtos naturais, existem segmentos, como já dito, que podem destrinchar o segmento. Vou citar alguns deles.

 

Saúde

A saúde é uma preocupação constante de todas as pessoas. Trabalhar para suprir as necessidades de quem procura manter uma boa saúde é ter sempre público interessado.

Hoje a população se preocupa muito mais em ser saudável, se alimentar bem. Investir nisso é certeza de ter clientes, a dificuldade é chegar até eles, mas isso em qualquer mercado ocorre.

 

Alimentação

Dietas e estilos de vida surgem e crescem, isso consequência da preocupação com a saúde e na procura do corpo ideal. Muitos fatores influenciam em uma alimentação saudável.

Comprar comida online também vem se tornando um hábito, existe quem faça toda a compra do mês online. Novos negócios foram abertos, como as redes de supermercados que expandiram para o online permitindo compras.

 

Cosméticos

Quando falamos em produtos naturais, logo pensamos em coisas relacionadas a alimentação. Mas, produtos naturais também incluem outros segmentos, como produtos de higiene, maquiagem e perfumaria.

Esses produtos estão ganhando novas versões, no caso, veganas, sustentáveis, que buscam preservar a saúde e o meio ambiente. Lojas online que vendem esses produtos estão crescendo e possuem grande procura por boa parte desse público.

Geralmente, os responsáveis por essas lojas possuem os mesmos ideais quais os produtos são produzidos, mas isso não é critério nenhum caso você queria abrir uma loja desse segmento.

 

Conclusão

Esse ano a Netzee  desenvolveu dois sites nesse segmento, sendo eles a BioAvena e o blog With Love, Camila, e recebemos também alguns pedidos de orçamento, número acima do que já foi recebido em outros anos. Se é um segmento no qual você se identifica, faça um planejamento e aposte suas fichas, o mundo caminha para que dê certo.

Comente, sugira e participe: