E-commerce ROI: o que é e como aplicar essa métrica no marketing digital

ROI: o que é e como aplicar essa métrica no marketing digital

Por Jaqueline Piva em 4 de setembro de 2018

Para conseguir medir os resultados das estratégias de marketing digital são necessárias aplicar métricas para análises. O ROI é uma dessas métricas.

ROI que inglês é Return over Investment, em português Retorno sobre Investimento, tem por finalidade avaliar o retorno dos investimentos aplicados em estratégias específicas. Já que o marketing digital permite que os resultados sejam analisados com mais precisão.

Por meio dessa métrica é possível saber quanto de dinheiro uma empresa perde ou ganha com cada aplicação realizada. Dessa forma fica mais fácil saber quais estratégias valem a pena.

É importante saber desses números para poder aplicar corretamente os investimentos e poder otimizar o que vem sendo feito para melhorar os resultados.

O marketing digital é muito amplo e oferece muitas ferramentas e métodos que ajudam na disseminação de conteúdo, e por existir tantas ferramentas assim, as vezes não sabemos o que, e de onde vem o resultado.

A métrica pode ajudar a responder algumas perguntas, como por exemplo: quais os canais de comunicação são mais eficazes? Como estão as campanhas de marketing? O processo de vendas tem sido eficiente? E por aí vão os questionamentos.

 

Vamos aos cálculos

A conta que é feita para calcular o valor do retorno obtido é assim:

 

Como calcular o ROI

 

 

O que é receita?

A receita é o valor que uma empresa arrecada através das vendas. No marketing digital, deve-se avaliar o valor de cada estratégia aplicada para poder ter um resultado mais certo. Receita é o valor que entra no caixa da empresa.

 

O que são custos?

O custo é o valor que você gastou para poder obter o valor da receita. Também deve-se considerar o valor investido em cada campanha. Leve em conta o que você gastou para realizar cada ação.

Vamos a um exemplo de ROI

Receita:  20.000

Custo: 10.000

ROI = (20.000 – 10.000) / 10.000

ROI = 1

ROI = 1 x 100

ROI = 100%

 

Como avaliar os resultados?

Para entender o roi de cada empresa não existe fórmula. A fórmula só existe para dar o número, agora como avaliá-lo, vai de cada estratégia em questão.

Um número alto, por exemplo, não quer dizer que o resultado foi consideravelmente bom. Um fator de extrema importância a ser levado em questão é o tempo.

Parece contraditório não existir determinados parâmetros para uma conta, mas a subjetividade, se dá por conta das características únicas de cada segmento em análise.

Apesar disso, um dia você terá mais facilidade para avaliar. Com o passar das análises, metas podem ser estabelecidas.

 

Vantagens em calcular o ROI

Redução nos gastos

Com o valor em mãos, sejam eles para identificar uma perda ou um ganho nos investimentos, pode-se reduzir gastos desnecessários.

Assim, todos os investimentos que não geram lucros podem ser cortados.

 

Aumento dos lucros

Claro que se você já elimina os gastos desnecessários, os lucros vão aumentar. Mas não é só isso.

Por usar o dinheiro da melhor forma possível, o resultado só pode ser aumento nos lucros. Elas podem ser otimizadas e você ganhar mais com isso, partindo de todos os processos.

 

Analise contínua

Não adianta também, calcular o ROI esse mês e depois abrir mão e voltar a ter gastos desnecessários.

 

Qualifica as estratégias

Assim que você otimiza as estratégias, consequentemente você tem uma fórmula que pode ser replicada. O ROI permite encontrar um modelo escalável.

 

 

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