Design Qual o melhor momento para reformular minha loja virtual?

Qual o melhor momento para reformular minha loja virtual?

Por Jaqueline Piva em 11 de dezembro de 2018

Assim como as lojas físicas precisam e passam por mudanças, as lojas virtuais também precisam passar por reformulações. Essas devem ser feitas visando melhorar a navegação de compra, acesso a informação e comunicação entre empresa e cliente, sempre para que ele seja cada vez mais fiel.

Mas qual o momento certo para reformular a minha loja? Quais detalhes devo reformular? Para responder essas perguntas, surgirão outras perguntas.

 

Qual foi a última vez que você alterou ou revisou os textos já cadastrados?

Reveja todos os textos escritos para a loja, como política de entrega, sobre a empresa, e-mails e textos de apresentação. Revise essas informações para que não fiquem desatualizadas e que não tenham erros de ortografia e gramática, caso seja necessário reformule os textos.

E as descrições dos produtos?

Você analisa constantemente para fazer melhorias? As descrições precisam ser objetivas, compreensíveis, atrativas e simples. Reveja se as descrições para que possuam ao menos de três características.

 

E a exposição dos produtos?

Confira a qualidade das fotos que mostram o produto, as dimensões, as fotos têm zoom? Elas estão em um bom tamanho? Uma foto profissional dos produtos atrai os olhares.

 

Qual foi a última vez que a sua loja reformulou o layout?

O visual da loja é uma das partes mais importantes diante critérios de conversão. Logo da empresa, ícones, layout, menu, todos juntos compõem um conceito qual a empresa transmite.

Esses devem ser atualizados para dar melhor experiência aos usuários. Caso faça muito tempo que você não mexe no layout da sua loja, esse é o momento para refletir se ele não necessita de uma reformulação.

Seu site possui versão de design responsivo? Se não, esse é o fator mais evidente que se sua loja está 100% desatualizada. Os números de acesso via dispositivos móveis só aumentam e é necessário atender esse público. Você pode estar perdendo clientes com isso.

Outro ponto importante em relação ao layout é a otimização SEO, quanto tempo você não otimiza o seu site? As otimizações devem ser constantes, para melhorar o posicionamento no Google. Se a loja não possui uma experiência agradável para os clientes, ela também perde pontos em ranqueamento. Além disso, quando sua loja foi configurada, o layout foi pensado em questões de usabilidade? A navegação deve ser algo constantemente analisada.

 

Quando devo reformular meu site?

Já contou quantos cliques são necessários para realizar uma compra na sua loja?

Analisar o checkout pode fazer com que você pense em reformular sua loja. Quando algo mexe diretamente nas vendas, os lojistas prestam mais atenção, então analise quantos cliques são necessários para comprar um produto. Se forem mais de 3 ou quatro reveja se talvez por isso você tenha muitos carrinhos abandonados.

 

Quais os canais de comunicação estão ativos hoje em sua loja?

Apenas telefones e e-mails não são mais os únicos canais que atendem as necessidades de comunicação dentro das mudanças de comportamentos dos usuários. Por isso esteja presente e deixe visível as redes sociais que podem servir de comunicação entre sua empresa e cliente.

 

Você está contente com a sua plataforma?

A facilidade e bom relacionamento com a plataforma da sua loja deve ser de satisfação sua para que não tenha problemas e dor de cabeça. Se é você quem gerencia, saber como cada coisa funciona poupa tempo, esforço, e beneficia as mudanças que precisam ser feitas.

Se há uma hospedagem, ter um bom relacionamento com a empresa que presta serviço é importante por ter profissionais que estão ali para te ajudar. Se sua agência responsável não te proporciona isso, você pode procurar uma nova agência, e migrar de plataforma.

 

Conclusão

Uma análise completa de todos esses aspectos leva a conclusão que é o momento certo de reformular seu e-commerce. Na verdade, quem vai ditar isso são os próprios clientes e usuários, ter esse feedback é importante para avaliação dos resultados.

Métricas que avaliam visitas, cliques, leads, também servem de medidores para uma reformulação ou não.

Reformular não é mudar produtos, nome, ideais, na realidade é deixar eles ainda mais evidentes. Não existe um tempo certo para definir se um site precisa ou não de uma reformulação. Um site bem arquitetado com certeza irá permanecer mais tempo dando bons resultados, e por isso vale o investimento.

Se você precisa de um layout personalizado, de uma reformulação ou vai abrir uma loja, entre em contato com a gente. A Netzee é especialista em design para e-commerce.

 

Comente, sugira e participe:

  1. Edilson ferreira das neves 9 de janeiro de 2019

    oi sou Edilson preciso coloca minha no ar

    • Jaqueline Piva 9 de janeiro de 2019

      Oi, Edilson, poderia me explicar melhor o que você precisa?