Dicas Qual linguagem de programação aprender?

Qual linguagem de programação aprender?

Por Jaqueline Piva em 17 de julho de 2018

Iniciar na área de TI é um grande desafio para quem não tem conhecimento sobre. Nascem as dúvidas sobre quais são os primeiros passos, por onde começar, qual linguagem aprender. São muitas as possibilidades mas existem opções que se adequam melhor a cada necessidade.

E mesmo para quem já sabe ou já programa é importante se manter atualizado com as novas linguagens e novos setores da tecnologia.

A linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções ao computador. É através desses comandos que o computador irá executar a ação.

Para começar a aprender sobre as linguagens é importante seguir alguns passos iniciais.

Compreender a lógica é o primeiro passo no qual muitos não dão o devido valor, esse é o primeiro conhecimento que o programador precisa ter. A lógica é passada para o computador para que ele entenda.

Outro conhecimento que todo desenvolvedor deve saber é o HTML e CSS. Ambos são utilizados para criar páginas web e atuam de forma complementar. O HTML é uma linguagem muito fácil de aprender e em pouco tempo o desenvolvedor consegue programar um website. Com um pouco mais de aprendizado o CSS pode ser utilizado para um resultado mais profissional.

 

As linguagens mais usadas

Existem muitas linguagens em uso e todas são importantes para o mercado. Algumas são mais populares e usadas por diversos websites e lojas virtuais.

 

Java

O Java é uma das mais importantes linguagens apesar de ter reduzido o número de serviços. Aplicativos para smartphones e tablets Android são baseados nessa linguagem.

Essa linguagem possui características que a tornam uma linguagem popular. Ao escrever uma aplicação em Java ela pode ser executada independente do sistema operacional. É conhecida pela frase “escreva uma vez, execute em qualquer lugar”. Tem aplicação em desenvolvimentos de médio e grande porte

 

JavaScript

É usado por 80% dos desenvolvedores e 95% dos sites, o que o torna extremamente popular. Vem ganhado ainda mais relevância por ser usado em dispositivos criados para internet das coisas (IoT).

Apesar de ter o nome parecido, Java e JavaScript não tem nada a ver um com o outro. Sua função é cuidar do comportamento dos objetos na página. Como por exemplo, ao passar o mouse no menu, aparece o submenu, essa função é executada por JavaScript. É responsável na implantação de itens complexos na página.

Caso você não tenha experiência com programação e queira aprender para entender melhor a internet, ou realizar um projeto pessoal, seja um site ou blog, em Andriod, uma aplicação que roda na internet e de maneria mais rápida e fácil, a linguagem Java Script é a mais recomendada.

 

PHP

O PHP é muito utilizado em desenvolvimento web, normalmente para adicionar funções HTML e também para interagir com banco de dados.

É usada para a construção de uma série de aplicações, com Web Sites dinâmicos, pois permite a interação do usuário por meio de links e formulários. Suporta um grande número de servidores e protocolos e roda em diversos sistemas operacionais.

É possível realizar diversas aplicações com a utilização da linguagem PHP, como por exemplo, construção de plataformas e-commerce, desenvolvimento de aplicações em Facebook, criação de galeria de imagens, criação em WordPress e desenvolvimento de interface gráfica do usuário.

Se você quer desenvolver algo para redes sociais, numa plataforma mais interativa, a mais recomendada é a linguagem PHP.

 

 C e C++

A linguagem C é usada mundialmente, é flexível e executada nos principais sistemas operacionais.

O C++ é uma linguagem de nível médio, baseado na linguagem C., sua influenciadora. Classificada como de nível médio, ela não é tão simples quanto as outras, porém é uma das mais utilizadas no mundo.

É utilizada no desenvolvimento de games, drivers e outros diversos dispositivos. Essa linguagem apresenta uma flexibilidade na programação, porém exige muita atenção.

É usada para programar banco de dados, no desenvolvimento das áreas que estão em ascensão sobre Inteligência Artificial.

 

Python

Considerada uma linguagem de alto nível, ela serve tanto para projetos simples e até para os sistemas sofisticados. É de simples e fácil entendimento.

Tem muito destaque na área da tecnologia, sendo aplicada em web, na inteligência artificial e computação científica. Também está entre as mais usadas no mundo e escolhida por grandes nomes de empresas.

 

LInguagem de programação

 

Outras opções de linguagens que estão crescendo

TypeScript

É uma linguagem de código aberto criado pela Microsoft e definida como orientada a objetos. É uma linguagem conhecida por se parecer com o JavaScript, só que mais robusta.

 

Kotlin

É usado para desenvolver programas e aplicativos em Android, seus principais objetivos são a simplicidade e praticidade. É uma linguagem orientada a objetos como o Java, porém melhorado.

 

Rust

É usado para criar sistemas online com características marcantes: roda rápido, consegue prevenir falhas de segmentação e tem foco em segurança.

É uma linguagem não tão fácil de aprendizado, mas para quem aprende, as vantagens de usa-la são grandes. Seu principal foco é em aplicações para PCs Linux, depois para Windows e Mac, seu uso para dispositivos móveis também aumentou nos últimos anos.

Não é simples aprender nenhuma dessas linguagens, mas não é impossível. Escolha o seu objetivo e veja em qual você se encaixa melhor.

 

 

Comente, sugira e participe: