E-commerce Qual a importância do logotipo para uma empresa?

Qual a importância do logotipo para uma empresa?

Por Jaqueline Piva em 11 de dezembro de 2018

A gestão de marca de uma empresa é todo o trabalho voltado em construir uma identidade visual da marca para que ela seja sempre lembrada, reconhecida, escolhida e tenha uma imagem positiva diante os consumidores.

A identidade visual de uma empresa, é como se fosse a nossa identidade, é quem nós somos e como os outros nos veem. Na criação dessa identidade, o logotipo é uma das partes principais.

O logotipo de uma empresa é a representação gráfica que simboliza a empresa. De forma prática é isso. Mas vai além de uma representação gráfica, envolve todo o relacionamento da empresa com seus clientes.

O logo é o que faz a empresa ser reconhecida, ela reflete a personalidade, valores e princípios da marca. O seu logotipo representa tudo o que a sua marca realmente é?

Parece ser algo sem importância, mas todo o conjunto de uma empresa tem de falar a mesma linguagem e transmitir os mesmos ideais. Além disso o logo é peça importante para todo o trabalho de marketing.

Casos como Coca-Cola e Nike são bons exemplos de como um logotipo pode consolidar uma marca. Não há necessidade de que venha escrito Nike no logo da empresa, porque só de olharmos para o desenho, já sabemos do que se trata.

Essa realidade não é tão distante assim, a sua empresa também pode ser reconhecida apenas pelo desenho do logo, isso envolve todo um bom trabalho de gestão de marca. O objetivo de uma criação bem feita é fazer com que a empresa seja reconhecida e que cada elemento construa a imagem da marca como um todo.

A criação do logotipo deve ser feita por um profissional pois envolve questões estéticas e necessitam de critérios justificados em cada traço. O desenho, as cores, fontes, conceito, todos os itens que compõe devem expressar características ligadas à da empresa.

 

Vantagens em criar um logotipo

O logo cria a sua imagem

Dentro do mundo digital, a imagem é fator importante, a internet e seus usuários são totalmente ligados a imagem. Tudo o que é visual chama mais atenção.

 

Diferencial competitivo

A competitividade dentro do comércio eletrônico é grande, muitas lojas são abertas todos os dias. O logotipo pode ser um diferencial para que diante tantas lojas, a sua possa ser reconhecida quando alguém ver algo no Facebook, quando estiver fazendo buscas e caso ela seja boa, o usuário saberá ao que ela remete. Conquiste um lugar no subconsciente do consumidor.

 

Logotipo é uma apropriação

O logotipo é uma apropriação por conta de firmar a propriedade legal da marca e fazer com que não te copiem, te dando originalidade, pois o logo é a assinatura da sua marca.

 

Como escolher quem vai criar o meu logo?

Escolher uma agência, publicitário ou fazer o próprio logo é tarefa para quem está disposto e capacitado para entender a empresa como um todo e transmitir isso de forma simbólica.

Caso vá escolher uma agência ou profissional da área, avalie de primeiro o atendimento por eles feito e o que eles levam em consideração para criar a identidade da marca.

Necessariamente precisam saber quem é o público alvo, quem a marca atende, características da empresa, caso já exista e tenha histórico, se for loja nova, precisam saber de referências e saber o que é ou não do agrado do cliente. Ao apresentarem o logotipo pronto deve vir junto com uma explicação de cada elemento usado, cada cor, letra, fundo, desenho.

No atendimento já é possível detectar se trabalham ou não com profissionalismo. Um logotipo não deve apenas ser bonito.

Caso seja você mesmo a desenvolver seu logo, aponte também todas as questões aplicada a cima. Estude sobre psicologia das cores, entenda a simbologia dos desenhos e ícones. Uma boa opção é contar com a participação de quem está por fora do projeto, e questionar ao que remete o logotipo.

Após logotipo pronto, ela deve ser registrada para que não haja falsificação ou cópia. Ele passa a ser seu patrimônio e você tem uso exclusivo da marca.

 

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