Dicas Produtividade no trabalho: como se organizar e render mais

Produtividade no trabalho: como se organizar e render mais

Por Jaqueline Piva em 14 de agosto de 2018

Todos nós realizamos diversas tarefas ao longo do nosso dia. Mas também deixamos de cumprir muitas outras. O fato é que não importa a quantidade de tarefas que fazemos, mas sim com qual qualidade e de qual modo.

A produtividade diz respeito a como executar as tarefas propostas com qualidade e de forma organizada. Como podemos ser mais produtivos? Essa é uma pergunta que fazemos a nós mesmos.

Não tem segredo, nem mistérios. É só seguir alguns passos que fazem a diferença e são comprovados por estudos. O mistério não está no que fazer, mas como ser determinado a cumprir.

Essa é principal questão, visto que as dicas estão aí, mas é necessário foco absoluto para que surjam os efeitos e para que a prática torne-se hábito natural do dia-a-dia.

 

 

Produtividade no trabalho

 

 

Como ser mais produtivo?

Planeje o seu dia para ser mais produtivo

Planejar o dia anterior facilita as realizações das tarefas no dia seguinte, desde organizar a roupa que vai colocar quando levantar até listar as tarefas do dia seguinte. Você não desperdiça tempo do seu dia se preocupando com coisas banais.

 

Liste as suas tarefas

Organize suas tarefas por prioridades, posicione as mais difíceis no topo da lista para que sejam executadas primeiro. Conforme a realização das tarefas, as mais difíceis são eliminadas e a agenda fica mais tranquila e o dia mais leve.

 

Horário mais produtivo do dia

Sempre tem um horário do dia em que somos mais produtivos, rendemos mais, conseguimos realizar as tarefas com mais criatividade e eficiência. Aposte nesse horário para fazer tarefas que necessitem do teu melhor desempenho.

 

Delegue tarefas

Ser produtivo é muito diferente de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, tem muito mais a ver com qualidade e organização do que com números. Por isso, não aceite tudo que pedirem para você fazer, saiba dizer não em prol da sua produtividade. Nós meros humanos achamos que temos o dom de realizar muitas tarefas ao mesmo tempo, pode ser que aparentemente sim, mas isso é uma grande enganação, mentira que nós contamos a nós mesmos. O fato é que nunca vamos conseguir ser eficientes 100% fazendo mais de uma coisa ao mesmo tempo.

 

Faça uma coisa de cada vez

Aproveitando o gancho da dica acima, fazer duas coisas ao mesmo é possível, mas você o risco de não conseguir fazer nenhuma das duas corretamente e nem com qualidade.

Fazendo uma coisa de cada vez você pode se empenhar melhor e dar o máximo de si, seu foco é maior, além disso você realiza a tarefa em um menor tempo.

 

Prioridade nas tarefas

Não fique acumulando tarefas pequenas e colocando para serem feitas porque te agradam. Não coloque no topo da lista coisas que desperdiçam seu tempo e não te levam a lugar nenhum. Assim você não sai do lugar e não é nada produtivo. Dê foco ao que realmente importa.

 

 

Como ser mais produtivo e organizado

 

 

Tenha boas noites de sono e acorde mais cedo

O essencial para uma boa noite de sono é de 8h por noite, mas há quem precise de mais ou de menos. Dormir bem também não significa dormir muito, significa ter um sono tranquilo, sem preocupações. Uma dica liga a outra, porque se você se organiza para o outro dia, você já dorme mais tranquilo.

Acordar mais cedo também te coloca a frente de quem ainda dorme, acordar antes do horário normal permite que você já adiante algumas coisas e o dia fica mais longo.

 

Use ferramentas para te ajudar

Existem muitas ferramentas que ajudam na questão de organizar tarefas, de agenda-las, criar lembretes. Ninguém consegue lembrar tudo, e não tem nenhum problema em ter aplicativos para te ajudar, a tecnologia está aí pra isso.

Existem softwares que ajudam nisso, como o Google Now ou o Evertone, que são duas ferramentas que gerenciam as suas tarefas para você.

 

Cuidado com as distrações

Já somos distraídos por natureza, manter o foco parece ser fácil, mas simples coisas podem distrair facilmente alguém. O celular é uma distração pra maioria das pessoas, as redes sociais são os grandes vilões em alguns casos. Conversas paralelas, rádio, televisão, podem tirar foco. Corte o acesso a isso e perceba que depois se torna algo natural conviver sem.

 

Divirta-se no trabalho

Pra tudo tem o seu tempo e durante o trabalho também é necessário se distrair alguns minutos que seja para que as coisas fluam melhores. No momento das tarefas nada de redes sociais, mas é saudável tirar uns minutinhos e se concentrar. Tire um tempo para o café, se alimente corretamente e ria com os colegas. Ser produtivo também não quer dizer para ficar 24hrs por dia focado, se divertir faz parte de todo o processo.

Como dito antes, todas essas dicas são muito válidas, mas não fazem sentido sozinhas. Elas precisam estar acompanhadas de determinação e foco. Comece uma de cada vez, até que se tornem atividades simples do cotidiano e você seja mais produtivo.

 

 

Comente, sugira e participe: