Dicas Porque usar o WordPress? Vantagens e Plugins

Porque usar o WordPress? Vantagens e Plugins

Por Jaqueline Piva em 24 de julho de 2018

O WordPress é um software gratuito desenvolvido que permite a criação e gerenciamento de blogs e sites.

É muito utilizado hoje em dia por blogs, sites, para e-commerce e jornais. Sua popularidade vem crescendo a cada ano e se tornando uma das plataformas mais usadas no mundo.

Seu sucesso é explicado por sua versatilidade e praticidade para modificação, migração de site, personalização. Você só precisa de um domínio ativo, uma hospedagem web e entender o básico sobre a plataforma.

 

Vantagens em usar o WordPress

 

Instalação fácil

As configurações iniciais, de alteração e de personalização são de fácil aprendizado, é um site bem funcional, pronto para ser utilizado. Por conta dessa simplicidade, você tem autonomia para fazer alterações necessário.

 

Otimização de busca

As técnicas de SEO são conjuntos de estratégias que fazem com que um site seja bem ranqueado nos sites de buscas. Existem plugins usados no WordPress que fazem esse trabalho de SEO.

Além disso ele possui códigos e estruturas que estão de acordo com o ranqueamento do Google, o que faz com que, seu site ou blog seja, bem posicionado nas pesquisas, e torna mais fácil aparecer nas pesquisas orgânicas.

 

Temas WordPress

São muitas as opções de temas que a plataforma possui gratuitamente, além dos pagos. Eles dão cara ao site e um site predefinido com páginas já criadas. O editor depois só deve configuras textos e imagens se for o caso de um blog.

 

Integração com várias plataformas

Por fim, o WordPress é capaz de se integrar e comunicar com várias outras plataformas, tais como portais de pagamento online, redes sociais e de gestão de clientes.

Isso permite, não só uma maior facilidade na gestão e criatividade de construção de conteúdo, mas uma melhor comunicação e integração com o restante universo digital.

 

Alguns plugins mais usados no WordPress

Os plugins são uma das vantagens em utilizar o WordPress como plataforma para o seu blog ou e-commerce.  Alguns são essenciais para o bom desempenho do site.

 

Jetpack

Ele é um plugin multiuso que é composto por um conjunto de ferramentas, como botões de compartilhamentos em redes sociais, estatísticas e publicações relacionadas.

O plugin, que já foi instalado em mais de 4 milhões de sites, conta também com interessantes recursos de mídia. Os principais são slideshow; incorporação de vídeo do YouTube, Google Docs, Spotify; widgets para calendário, blog e autor; além de um Content Delivery Network (CDN) para aumentar a velocidade de carregamento das imagens.

 

Yoast SEO

Para se destacar e aparecer nas buscas do Google, o SEO é a técnica mais importante para ser adquirida. Esse plugin facilita a edição dos textos para blog, e dispõe de diversas ferramentas que ajudam deixar ele pronto para ser bem posicionado de acordo com as boas práticas.

 

Google Analytics Dashboard

Este é um plugin que vai instalar os códigos do Google Analytics para rastrear o tráfego do seu site.

O diferencial do plugin é que você pode de dentro do WordPress ter acesso a informações como dado do tráfego, canais e origem.

 

A necessidade de cada pessoa que vai criar um blog, web site ou e-commerce varia, mas caso você queira algo prático onde você consegue facilmente dominar, o WordPress é uma ótima escolha.

 

 

Comente, sugira e participe: