Desenvolvimento Por que ter um site? Indo além do cartão de visita!

Por que ter um site? Indo além do cartão de visita!

Por Bruno Ananias em 19 de junho de 2017

Se apenas dissemos a você agora que o site não é apenas um cartão de visitas digital, o propósito deste artigo estaria concluído, expandir os horizontes de sua mente em relação ao assunto; pois um website pode ser qualquer coisas que você desejar, servir a vários propósito, possuí vários tipos e formatos e as opções relacionadas ao seu desenvolvimento estão em constante evolução.

Expandindo a mente para compreender o porque ter um web site!

 

Vamos esclarecer alguns porquês e aprender como tirar um maior proveito de nossos sites, e caso você ainda não tenha, que você possa se inspirar e criar o seu site agora mesmo.

Ter um site não é mais um diferencial estratégico e sim uma necessidade para o desenvolvimento e sobrevivência na era digital.

 

Entendendo a necessidade de se ter um Web Site

Pare um pouco para refletir em quantas vezes já não vimos negócios tradicionais, sendo atropelados pela chegada de algumas inovações digitais? Você pode até pensar que está seguro, estabilizado, que as pessoas confiam na sua marca ou na tradição de sua empresa, e de fato isso pode até ser uma realidade, mas o que você deixa passar é que em plena a era digital, as pessoas anseiam pela agilidade, as pessoas estão conectadas, mais de 100 milhões delas somente no brasil e mais de 80% dessa população possuí algum aparelho do tipo smartphone com acesso a internet. Só por este fato, sem dizer mais nada, você deveria considerar para de ler agora mesmo e revisar seu site caso tenha ou solicitar a criação de um para sua empresa.

Não se trata apenas de fazer bonito, mas sim de enxergar as mudanças no mercado e no comportamento das pessoas, perceber o potencial de alcance que a internet pode oferecer para seu negócio independe da área de atuação ou do tamanho que ele é hoje. A não ser, claro, que você queira deixar alguém que enxergue a lacuna deixada pela sua falta de atenção com o digital, lançar uma solução online no seu segmento de atuação e conquistar a atenção do seu público.

 

Leia também: Site Responsivo: 6 razões para Atualizar meu site agora!

 

Site é coisa séria! 

Você consegue perceber a seriedade do assunto? A pouco tempo atrás, a gigante Google enviou para suas agências parceiras distribuírem para seu clientes um material bastante interessante com os seguintes dizeres: Milhares de pessoas procuram todos os dias na internet pelo serviço ou produto que você oferece.”, MILHARES, não é uma, não são duas, nem dezenas ou centenas, são milhares e milhares de buscas realizadas todos os dias procurando por informações, produtos ou serviços que muitas vezes você dispõe e até é referência no assunto. Mas gostaria dar uma boa ou má notícia para você: Estas pessoas irão encontrar apenas quem está na internet! Seu negócio está preparado para ser encontrado?

Mesmo se você atenda apenas localmente, saiba que o tempo todas as pessoas procuram na web por: telefones, endereços, empresas ou lugares até mesmo em suas próprias cidades, a internet é o mais completo e ágil serviço de informações que dispomos e por este motivo é tão comum “darmos um Google” naquilo que precisamos: seja um produto, local, serviço ou uma informação.

 

Leia também: [Dicas] Criando um site de sucesso em 9 passos

 

Para que servem os sites?

Indo além do cartão famoso cartão de visita digital, um site pode servir para multipropósitos, de forma geral trata-se de uma página ou várias páginas na internet, dentro desta definição temos vários tipos de sites, veja alguns deles:

  • Site Institucional: Site geralmente usado por empresas e instituições para contar sua história e trazer as informações importantes referente a sua atuação e os dados para contato.
  • Blog: Conteúdo de diversas áreas disseminados em forma de artigos, existem vários tipos de blogs, os temáticos, pessoais e profissionais.
  • E-commerce: Sites usados para comercialização de produtos.
  • Hotsite: Sites temporários usados na divulgação de eventos, lançamentos, entre outros…
  • Portais: Grandes sites de notícias e conteúdos mistos para acesso do público, os mais conhecidos de nosso país são: G1, Terra, R7 e UOL.

 

Leia também: Por que reformular seu web site

 

Quais as vantagens de criar um site?

Vamos listar algumas das vantagens da criação de um site para sua empresa, algumas delas já até comentamos no decorrer de nosso artigo:

  • Divulgação 24/7 – Online o tempo todo
  • Ampliação de Mercados
  • Vendas Online
  • Fortalecimento da Marca
  • Geração de Leads / Contatos
  • Imagem mais profissional da empresa
  •  Ser encontrado
  • Depoimentos sobre os serviços prestados
  • Depoimentos sobre a credibilidade
  • Aumente os seguidores das redes sociais
  • Relacionamento com cliente

 

Leia também: Qual a importância do design responsivo?

 

Para que criar um site se tenho muitos seguidores em minhas redes sociais?

É muito comum encontrarmos empresa que investiram em mídias sociais, e nós não somos contra isso, porém acreditam que apenas as redes sociais bastem para seu negócio, como dissemos acima, as pessoas pesquisam sobre o que querem encontrar o tempo todo, e com certeza o campo de busca das redes sociais não é o local que elas utilizam para isso.

Além do mais, o site pode trazer ainda mais fãs e seguidores para suas redes, através de integrações que destaquem as redes que a empresa usa.

As redes sociais jamais substituirão o site da sua empresa, invista sempre em seu site e mantenha-o atualizado, ele é SEU, não é uma ferramenta de terceiros onde você precisa se limitar as regras de convivência e padrões da rede.

 

Conclusão

Esperamos que este artigo tenha ajudo à você entender um pouco mais a importância da criação de um website para sua empresa e a ter uma nova visão de como isso pode impactar sua atuação no mercado. O sites não são somente uma novidade do futuro, mas uma realidade eminente para as empresas se manterem competitivas e se tornarem ainda mais encontráveis e conhecidas por todos.

 

Se você ainda não possui um site, fale com nossos especialistas, se você já possuí, solicite uma avaliação para atualização, melhorias ou uma nova versão para aquele seu site antigo.

 

 

 

Comente, sugira e participe: