Marketing Digital Por que fazer Copywriting? Entenda mais sobre essa técnica

Por que fazer Copywriting? Entenda mais sobre essa técnica

Por Jaqueline Piva em 27 de novembro de 2018

A forma como conversamos com o nosso público, a linguagem usada é um fator decisivo para estabelecer uma boa comunicação e pode-se dizer que fator decisivo também entre uma conversão ou não.

Escrever para a web e para os leitores da web é diferente do que escrever em qualquer outro meio, a prática exige conhecimento sobre diversos assuntos e de gramática e linguagem aplicada de acordo com o meio e o público.

O diferencial de produzir um copywriting é o direcionamento que cada palavra possui. Escrever para um público, uma persona definida requer conhecimento sobre hábitos, preferências, sobre estrutura e saber utilizar o tom necessário para se adaptar a cada persona.

Em outro post falei mais sobre as definições sobre copy, mas é sempre importante ressaltar sua importância.

Qualquer visitante que chega ao seu site, seja ele um lead já preparado ou não para a compra, precisa de um incentivo para realizar ações. Ele precisa ser convencido antes de tomar uma decisão e ser levado a realizar uma compra, objetivo final de um copywriter.

Títulos, anúncios, assuntos de e-mail, vocabulário, narrativa, publicidade, botões call-to-action, tudo isso faz parte da comunicação que se utiliza do copy. Mas o copywriting vai além disso ainda. Ele está presente em todo momento da comunicação, e principalmente se você estiver querendo que alguém te escute.

Uma simples frase em um post para o Facebook é espaço para um copy. Através dessa técnica é que o usuário vai parar e ler o que você escreveu e o que ele espera é que você fale com ele, e mais, ele quer que você dê a ele a solução ou a explicação para as suas dores.

Mas como assim? Em uma simples frase de post de rede social? Sim, nessa simples frase através do copywriting você irá mostrar ao usuário que ele deve clicar, saber mais, seja qual for a finalidade. Quando há a necessidade de chamar a atenção, atrair os olhares, não tem outra forma de alcançar sem usar copy.

Vamos exemplificar, você possui uma escola de música onde estão disponíveis aulas de canto e de instrumentos. Quem tem o desejo de fazer essas aulas possui sonhos e talentos, empregando o copywriting o objetivo é falar com essas pessoas para que elas te notem e sintam a necessidade de fazer as aulas.

O texto para um post no Facebook, por exemplo, poderia ser “Você guarda aquele sonho em fazer aulas de música? Não deixe esse sonho guardado, nós podemos te ajudar a realiza-lo”

Dessa forma você falou diretamente com o público e despertou nele gatilhos mentais que fazem o interesse ser maior. Isso é copywriting, é falar com o público de forma natural e com técnicas que o levem a realizar ações.

 

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