Marketing Digital Podcast: O que é e como utilizar na estratégia de Marketing Digital

Podcast: O que é e como utilizar na estratégia de Marketing Digital

Por Jaqueline Piva em 21 de agosto de 2018

Os profissionais de marketing digital, marketing de conteúdo e todos os outros que tem como objetivo se comunicar com o público de forma estratégica, precisam sempre se manter atualizados.

É impossível trabalhar com o meio digital, público usuário de internet sem pensar em novas estratégias, porque esse público está sempre em constante mudança. As formas de consumir conteúdo por esse público variam e não tem como ficar na mesma, principalmente se você quiser conquista-los e mante-los fiéis.

A nova onda agora que está sendo bem aceita e se disseminando, é consumir conteúdo sejam eles de qualquer assunto, através de podcasts.

Os podcasts são conteúdos gravados em áudios. Assim como no rádio, é uma plataforma apenas auditiva, a diferença é que você pode acessar e ouvir o que quiser, na hora que quiser e de qualquer dispositivo.

Essa é a grande sacada dos podcasts. A disponibilidade do conteúdo atinge um público muito maior. Sabe aquela pessoa super ocupada, mas que quer informação e não tem tempo? É pra ela que seu podcast pode servir. Você pode ouvir enquanto faz outras tarefas, no carro, em qualquer lugar, sem você precisar sentar e consumir.

Claro que tudo depende da sua persona, se ela tem o perfil de quem consome essa plataforma.

O formato apesar de ter aumentado o seu número de adeptos, ainda está em aceitação e pode crescer muito mais. Os brasileiros ainda estão se acostumando com essa ideia.

 

Podcast no marketing digital

 

Vantagens de utilizar o podcast como estratégia

Os podcasts trazem a mobilidade e o poder da decisão para o usuário que ele tanta gosta de ter. Ficar na frente do computador para consumir conteúdo já não agrada mais tanto as pessoas.

É muito mais interessante poder agendar o conteúdo e decidir como ouvir. Quem ouve os podcasts sentem empatia por quem os produz, é um sentimento mútuo entre quem fala e quem representa a empresa por meio da voz.

Uma boa relação promove a fidelidade e faz o público permanecer conectado com a empresa. Absorver o conteúdo com podcast também se torna mais fácil, um tema relevante com uma conversa casual, agrega mais valor ao processo.

Ainda são poucos os que aderiram ao formato, então aproveite para ser referência no assunto e se destaque dos demais.

Pegue aquele assunto que se encaixa na jornada de compra da sua persona e produza o conteúdo em áudio, disponibilize-o e faça testes. Se você quiser começar de maneira mais simples, pegue os textos do seu blog e disponha dele em áudio, assim seus leitores já podem ir se adaptando.

Para gravar os podcasts, é necessário que seja alguém que domine o ato de se comunicar com facilidade de forma que mantenha o público ligado e interessado.

Como toda estratégia de marketing digital, é preciso primeiro planejar o conteúdo, pensar no público -alvo, nas formas de divulgação e depois de estar no ar, é a hora de analisar. Nem sempre é de primeira que o engajamento é grande, mas ao fazer análises e teste, pode-se chegar a melhores resultados, mesmo que demore algum tempo. Fica ao critério da empresa encontrar a melhor linguagem para se comunicar com o público.

Analise os podcasts já existentes, veja como se encontra o mercado, a concorrência e descubra a sua fórmula. Vale a pena investir.

 

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