E-commerce Plataforma de e-commerce gratuita vale a pena?

Plataforma de e-commerce gratuita vale a pena?

Por Jaqueline Piva em 16 de outubro de 2018

Quem deseja criar uma loja virtual realiza diversas pesquisas antes de fazer a sua escolha, desde os primeiros passos básicos a serem dados, até pequenos detalhes.

Mediante a essas pesquisas, a questão crucial e uma das mais importantes é: qual plataforma irei utilizar?

Muitos dos que começam não possuem altos valores para investir e acabam caindo no dilema de contratar plataformas gratuitas. De primeira, até parece ser uma boa escolha, mas ao começar um negócio é preciso pensar a curto e longo prazo.

 

Plataformas gratuitas valem a pena?

Não se pode generalizar e nem dizer por todas as pessoas, mas nem sempre essa é a melhor saída. Já deve ter dado certo para alguém, mas isso vai de pessoa para pessoa, e claro, do produto ou serviço em questão. Vamos destacar algumas vantagens e desvantagens de usar esse tipo de plataforma

 

Vantagens das plataformas gratuitas:

– Custo benefício: maiores vantagens de todas é o custo que é zero. Dificilmente um negócio começa com alto investimento e ter a possibilidade de comercializar um produto sem pagar ‘nada’ é o sonho de muitos empreendedores.

– Agilidade: muitos dos sites que disponibilizam plataformas gratuitas fazem isso rapidamente, você contrata e em seguida já pode começar a mexer nela. Para os iniciantes, a pressa está sempre a todo vapor. Esse processo não tem etapas burocráticas, por isso começam a funcionar logo em seguida.

– Layout pronto: a favor da agilidade os templates de layout já são prontos e customizados, você precisa apenas cadastrar seus produtos e fazer as outras configurações. O painel de gerenciamento caso a plataforma tenha, também é bastante simples, bom pra quem não possui tanta experiência.

 

Desvantagens das plataformas gratuitas:

– Layout pronto: vou começar com a vantagem anterior. O layout pronto também pode ser uma desvantagem. Primeiro que esse layout gratuito não te garante exclusividade, então você pode encontrar muitas lojas por com a mesma interface que a sua.

O fato de você não possuir um site exclusivo te coloca a muitos pontos abaixo de lojas que possuem layout personalizado, isso implica na experiência do cliente e no posicionamento da loja nos rankings do Google. A personalização limitada te trava quanto ao deixar a loja com a sua cara, com a cara da sua marca.

– Estatísticas: muitas das plataformas gratuitas, não possuem relatórios que você pode consultar para avaliar o desempenho da sua loja, o que é essencial para poder fazer crescer o negócio. Conversões, vendas, visitantes, abandono de carrinho são dados indispensáveis para análise.

– Segurança: para ter credibilidade com os seus clientes, transmitir e garantir segurança a eles quanto as transações feitas na loja é primordial. É comum que nas plataformas gratuitas não se tenha essa garantia de segurança.

Citei apenas algumas das desvantagens, mas elas acabam sendo muito maiores do que as vantagens. Outro ponto que quem procura imediatismo acaba errando é que as vezes as plataformas disponibilizam apenas 60/90 dias gratuitos e depois passam a cobrar mensalidades, algumas cobram comissão em cima das vendas, ou então possuem limites de visitas e produtos.

De um modo geral, você não tem liberdade para fazer o que quiser na sua loja. E se você for inexperiente na web, essa opção ainda te traz mais desvantagem, no caso, o suporte para futuras dúvidas ou dificuldades que aparecerem são ineficientes ou nem existem.

 

Conclusão

No fim das contas, você possui algo ‘gratuito’, mas sem muitos benefícios, o barato sai caro, por que além de tudo isso, você dificilmente irá conquistar muitos clientes e ser bem posicionado no Google.

A dica é que antes de começar a vender na internet, você se planeje financeiramente, comece a fazer vendas e conquistar público por meio de redes sociais. Existem soluções por baixos preços que compensam mais do que as gratuitas. Como os temas prontos que possuem alterações e personalização. Os temas da Tray são uma ótima indicação para quem quer dar esse ponta pé inicial com mais profissionalismo e qualidade, que é o que os clientes procuram. Os temas da Loja Integrada também são uma opção bastante escolhida por iniciantes que passam por nós.

Caso você queira se planejar e investir mais, a Netzee faz layouts do zero para diversas plataformas. E é comprovado que a sofisticação de uma loja virtual alavanca o sucesso da mesma. Veja algumas lojas desenvolvidas por nós no nosso Portfólio.

Comente, sugira e participe: