Dicas Omnichannel: Entenda o que é e como aplicar à sua loja virtual!

Omnichannel: Entenda o que é e como aplicar à sua loja virtual!

Por Bruno Ananias em 5 de junho de 2017

Cada dia mais surgem ferramentas e técnicas que permitem melhorarmos a experiência de compra com nossos usuários; pensando nisso gostaríamos de falar sobre o conceito de Omnichannel, com certeza você já deve ter se deparado com o termo, mas você sabe o que de fato ele isso significa?

Definindo o termo Omnichannel

Segundo o site do Sebrae, Omni-Channel é uma tendência do varejo que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa. Trata-se da possibilidade de fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o offline.

O Omni-Channel integra lojas físicas, virtuais, e o comprador. Dessa maneira, pode explorar todas as possibilidades de interação.

Diferença entre as estruturas de negócio, Single Channel, Multi Channel, Cross Channel e Omni Channel

Essa tendência é uma evolução do conceito de multicanal, pois é completamente focada na experiência do consumidor nos canais existentes de uma determinada marca.

Omnichannel está diretamente relacionado com a experiência do cliente, vai além da padronização de aplicativos, sites e lojas. O conceito tem a ver com a jornada do cliente e como todos esses canais de vendas facilitam a decisão da compra, e simplificam o processo de venda para o lojista.

 

O cliente é a estrela do Omnichannel

Sim, isso já ficou claro sobre quem é a peça que faz a engrenagem do Omnichannel girar, e permitir a esses consumidores uma experiência que dê a liberdade de transitarem entre os canais sem que haja interrupções ou dificuldades é fundamental para o sucesso desta estratégia.

Um exemplo disso retirado do site do Sebrae é que se alguém quiser comprar um relógio, pode pesquisar na internet as melhores ofertas e pedir dicas aos amigos nas redes sociais. Em vez de ir diretamente a uma loja física, o cliente avalia as possibilidades de compra no ambiente digital e pode fazer a aquisição por meio de uma loja virtual, com a vantagem de receber o produto em casa. Caso não goste do relógio, ele pode ir até a loja, experimentar outros modelos e trocar o produto.

Ao fazer isso estamos permitindo com que o usuário conecte-se e interaja com o universo do nosso negócio e conclua sua compra de forma natural, onde ele entender ser melhor para ele.

 

Quais são as vantagens do Omni-Channel?

Além de atender a uma necessidade específica do mercado, o uso dessa abordagem traz vantagens como:

  • Captação de clientes facilitada
    No geral, isso leva a uma redução de uma métrica importante: o custo de aquisição de cliente (CAC). Ou seja, fica mais barato atrair mais oportunidades para o negócio, gerando mais leads.
  • Aumento da taxa de conversão
    Como o cliente pode tirar mais dúvidas e experimentar as diferentes possibilidades oferecidas pelo seu negócio, ele cria um relacionamento mais forte com o produto e com a empresa, aumentando a taxa de conversão
  • Maior ROI
    A experiência Omni-Channel também aumenta o retorno sobre investimento.
  • Possibilidade de Coleta de Dados
    É possível traçar um perfil que identifique o público e que apresente desafios e oportunidades para que ocorra a conversão como o esperado.
  • Aumento da satisfação do cliente
    Quando o cliente segue sua jornada de compra ou de atendimento de uma forma mais conveniente para ele, é natural que se sinta mais satisfeito. Clientes mais satisfeitos têm tendência a comprar mais vezes e em valores mais elevados.

 

Como aplicar a ideia do Omnichannel ao meu e-commerce?

Se você possui uma loja física, tenha em mente que não importa de onde sairá a venda. O importante é o cliente sentir confiança em você. Então, se uma pessoa entrar em sua loja, olhar um produto e não comprar naquele momento, apresente o seu e-commerce e explique que ela também terá mais essa opção.

Agora, se você está apenas na internet, utilize os chats onlines e fique atento aos demais canais de comunicação como e-mail e redes sociais. Não demore, jamais, nos retornos. Essa falha pode levar esse cliente potencial para o concorrente.

Tanto para quem tem ponto físico + e-commerce, ou quem tem apenas loja virtual, é importante oferecer uma navegação responsiva, que é quando um site funciona perfeitamente no desktop e dispositivos mobile. Lembre-se de que os acessos via smartphones só crescem e a tendência é que tudo seja feito por eles.

 

Conclusão

O Omnichannel é uma tendência de mercado, não somente para o e-commerce, ou para A ou para B, mas para todos! E com certeza, focando nesses detalhes essenciais, você irá fidelizar o seu público e oferecer uma satisfatória experiência omnichannel.

Os consumidores de hoje em dia já são omnichannel, e estar preparado para eles é fundamental para o sucesso e desenvolvimento do seu negócio, entenda o que eles querem, atenda-os em todos os canais, esteja presente, garanta uma maior eficiência durante todo ciclo de pré-venda, venda e pós venda.

 

Fonte: Sebrae | Brazil | ProfissionaldoEcommerce

 

 

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