E-commerce O que significa ERP e como escolher o melhor sistema para o meu e-commerce?

O que significa ERP e como escolher o melhor sistema para o meu e-commerce?

Por Jaqueline Piva em 30 de outubro de 2018

Investir em uma plataforma para gestão empresarial permite que uma empresa alcance melhores resultados na competição que hoje agrega milhares de lojas virtuais.

O termo em inglês Enterprise Resource Planning (ERP), significa planejamento de recursos empresariais. A plataforma resumidamente tem como função integrar departamentos de uma empresa em um só lugar, para melhor gerenciamento e para aumento de produtividade.

Esse tipo de sistema interliga áreas da empresa de modo que cada função desempenhe suas atividades em um único lugar de armazenamento de informações. Uma solução ERP permite melhoria na comunicação, ajuda os colaboradores tomarem melhores decisões e planejarem estratégias através dos dados e da visão geral dos resultados por meio dos relatórios que o sistema gera.

Um sistema ERP possui módulos diferentes que interagem entre si. Esses módulos oferecem recursos para gestão financeira, contábil, cadastro de clientes, controle de estoque, gestão de vendas e muitos outros recursos que vão depender da necessidade de cada empresa.

 

Como escolher o ERP certo para a sua empresa?

A escolha do ERP certo para a sua empresa não é uma tarefa fácil, além de ainda ser visto como um gasto para ao invés de ser um investimento.

Para escolher um bom sistema é necessário avaliar as necessidades e prioridades da empresa, juntamente com os processos que precisam da gestão de um software. Para cada necessidade e segmento sempre haverá uma solução mais adequada.

Escolher uma boa solução depende das avaliações de questões internas e da avaliação de alguns pontos que devem ser comparados entre uma solução e outra.

 

Funcionalidades

Um sistema ERP funcional é aquele que se adequa as necessidades da empresa e permite a configuração de diversos serviços de gestão. Deve também ter a facilidade de reduzir ou expandir as funcionalidades ao passar dos anos. Um bom software deve oferece serviços capazes de se adequar à demanda e as especificidades de cada negócio.

 

Suporte e atendimento

O suporte e atendimento deve oferecer a empresa qualidade em atendimento para poder compreender a necessidade da empresa e entregar resultado otimizado. Verifique se sabem utilizar as melhores tecnologias disponíveis no mercado. Um bom suporte é aquele que entende o real problema e apresenta a melhor solução para o cliente. Profissionais não capacitados podem oferecer soluções genéricas e acabar atrasando o desenvolvimento do sistema dentro da empresa.

 

Capacidade de fluxo contínuo

Dados são repassados entro de um sistema de um módulo para outro, isso em tempo real, por exemplo, ao ser efetivada uma venda, os dados são passados as vendas para o faturamento, que após a geração de nota fiscal passa ao financeiro, ao estoque, contábil, fiscal, sem que haja necessidade de digitar esses dados repetidamente a cada processo.  Saiba como funciona esse fluxo contínuo de dados e sua eficiência.

 

Segurança

As informações em um ERP ficam armazenadas em um banco de dados, tenha a garantia de que os dados poderão ser de acesso que seja autorizado apenas para os responsáveis por aquele módulo, podendo definir quem pode atualizar, excluir, visualizar, alterar os dados. Garantindo a confidencialidade, confiabilidade e integridade das informações.

 

Escolha um sistema que te dê todos esses benefícios e entregue resultado. É vantajoso escolher um sistema que te dê toda integração, do que se perder em planilhas.

 

Comente, sugira e participe: