Dicas O que é taxa de rejeição e como melhorar a minha?

O que é taxa de rejeição e como melhorar a minha?

Por Jaqueline Piva em 6 de novembro de 2018

A taxa de rejeição de um site é a porcentagem de visitantes da sua loja que saíram sem realizar nenhuma ação na página. O termo assusta algumas pessoas que não conhecem todas as métricas do Google Analytics por conta da palavra ‘rejeição’.

Apesar de não influenciar diretamente no ranqueamento dos sites nos motores de busca, é muito importante avaliar a taxa de rejeição e levar em conta os números.

Essa taxa é calculada em cima da quantidade de pessoas que visitaram seu site e fecharam ele sem continuar a navegação para a próxima página, ou não clicaram em links disponíveis.

Essa fórmula pode variar dependendo a ferramenta, mas levando em considerando que o Google Analytics é a mais usada no mundo, é dessa forma que eles enxergam esses números.

Se você possui uma alta taxa de rejeição, significa que as pessoas não estão interagindo com o seu site, sua página.

 

As taxas de rejeição aceitáveis variam de acordo com o tipo de negócio, elas podem variar entre:

  • Sites de conteúdo: 40 a 60%
  • Site de vendas (geração de leads): 30 a 50%
  • Blogs: 70 a 98%
  • Varejo: 20 a 40%
  • Sites de serviços: 10 a 30%
  • Landing Page: 70 a 90%

 

O que pode causar uma taxa de rejeição alta?

Uma taxa de rejeição alta pode significar que o seu site não está sendo útil, ou não tem um objetivo final, o que não é algo bom. Mas, alguns motivos que acarretam a alta na taxa de rejeição não estão sob controle. Em blogs por exemplo, existem os usuários que entram apenas para ver o último post, e isso não significa que sua página está ruim ou não é interessante.

 

Alguns motivos de que contribuem para uma taxa de rejeição alta:

  • Ter um site com apenas uma página;
  • Falta de palavra-chave segmentada ao longo da página;
  • Conteúdo que não atende às necessidades do visitante;
  • Tempo de carregamento longo;
  • Layout e navegação do site ruim;
  • Falta de usabilidade e design UX.

 

Dicas para baixas taxas de rejeição

É impossível chegar a uma taxa de rejeição 0%, mas algumas práticas ajudam a melhorar esses números.

  • Evite qualquer coisa que interrompa a navegação do usuário;

 

  • Planejar melhorar o design do site e aplicar as técnicas de UX para melhorar a experiência do usuário;

 

  • Tempo de carregamento da página mais rápido;

 

  • Conteúdo valioso e relevante;

 

  • Razões para o visitante continuar na página e navegar no site: links relevantes, interação, links internos e externos (em casos de blogs), promoções, botões de redes sociais;

 

  • Avalie e estude o que pode ser aplicado no seu site para melhorar as suas métricas e dar ao usuário uma melhor experiência.

 

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