Desenvolvimento O que é Sitemap? Por que usar e como criar para o meu site

O que é Sitemap? Por que usar e como criar para o meu site

Por Jaqueline Piva em 12 de fevereiro de 2019

O sitemap é um atributo muito importante para o SEO de uma loja, website, blog. Como diz o próprio nome é o mapa do site.

Palavras-chave, link building, tempo de carregamento, versão responsiva, são práticas que fazem um site ter sua reputação diante os motores de busca. Mas muitas das vezes, uma pratica recebe pouca atenção: o sitemap.

O sitemap é como um mapa desenhado que representa um processo como se fosse um organograma hierárquico. Nele estão contidas informações que mostram o caminho correto a ser percorrido pelos robôs do Google que leem os sites.

Esse robô vasculha todos os sites atrás de páginas relevantes para exibir como resultados de busca, analisando os que correspondem a todos os critérios.

O papel do sitemap quando configurado é auxiliar no trabalho do Google para indexar esses conteúdos.

Simplificando, um sitemap ou sitemap XML como também pode ser chamado, é uma lista com diferentes páginas de um mesmo site. Essa configuração pode ser feita por qualquer pessoa dentro de um site. Mas nem todos tem essa facilidade, então empresas que fazem isso por você, podem fazer com mais excelência. Configurar esse mapa faz parte do desenvolvimento do site, se uma agência desenvolve para você, ela deve oferecer o sitemap configurado.

 

Por que eu preciso ter o sitemap no meu site?

Os mecanismos de buscas como o Google exibem os resultados mais relevantes para qualquer pesquisa. Para fazer todos esses trabalhos, eles usam rastreadores de sites para ler, organizar e indexar as informações.

Os sitemaps facilitam a leitura do conteúdo do seu site pelos indexadores de mecanismos de busca. Com isso aumenta o rankeamento em relação ao SEO do seu site.

O sitemap identificará para os buscadores qual a importância do site, quando a página foi atualizada, com qual frequência ela é atualizada, qual a relação de uma página com outra. Sem esse mapa, os buscadores podem entender seu site com conteúdo duplicado, o que dificulta a melhoria do SEO.

 

Critérios de um site que necessitam de um sitemap

Qualquer site pode ter um sitemap. E mesmo que não tenha, elas serão ranqueadas pelo google se atenderem as boas práticas. Mas mesmo assim, um sitemap pode melhorar o rastreamento do site, para que seja ainda mais eficiente. É especialmente necessário configurar um sitemap quando este atende algum desses critérios:

  • Site muito grande: é provável que os rastreadores da Web do Google ignorem o rastreamento de algumas páginas novas ou atualizadas recentemente quando o site tem muitas páginas.
  • Quando o site possui grande arquivo de páginas de conteúdo que são isoladas ou que não estão bem vinculadas: se as páginas não estivem bem vinculadas naturalmente, o sitemap pode garantir que o Google reconheça as páginas.
  • Seu site é novo e possui pouco links externos: o robô do Google quando vai rastrear uma página, ele vai seguindo links de uma página para outra, se nenhum site estiver vinculado a suas páginas, o Google pode não as detectar.

 

Conclusão

O uso do Sitemap não garante que o Google rastreie todos os itens e os deixe indexados, pois os processos do Google têm como base algoritmos complexos que necessitam ser programados para ser rastreados. No entanto, o sitemap beneficia o site na maioria dos casos, e não há perdas em relação ao uso, apenas benefícios.

 

 

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