E-commerce O que é Inbound Marketing? Entenda porque você deve ter um Blog

O que é Inbound Marketing? Entenda porque você deve ter um Blog

Por Jaqueline Piva em 5 de junho de 2018

Inbound Marketing ou também chamado Marketing de Atração é um método usado para criar um relacionamento com o cliente. Você deve imaginar que esse sempre foi o princípio do marketing, e realmente é verdade, porém a maneira de como criar e nutrir esse relacionamento mudaram.

As mudanças no comportamento do consumidor são ponta pé inicial para criar-se novas formas de chegar até ele, e é isso que o Inbound Marketing usa de inspiração.

O marketing tradicional tinha um caminho a seguir: impactar os seus clientes com uma comunicação unilateral, através de telefonemas, anúncios de publicidade para uma grande audiência e aqueles clichês comerciais gravados, o que não gera tanto engajamento, até porque não existia a interatividade. E hoje a interatividade deve ser a base para qualquer contato com as pessoas. Não que esse formato não seja correto, ele até surtia efeito, mas as mudanças no comportamento do consumidor mudaram e esse formato de “relacionamento” ficou para atrás, apesar de ainda ser bastante usado.

O Inbound Marketing por sua vez acompanha a evolução das mídias digitais, redes sociais e dos avanços da tecnologia, que consequentemente fizeram as pessoas criarem outras concepções.

Por essa globalização das mídias sociais e do ambiente virtual, todos podem ter espaço; vez e voz, e por isso não adianta mais você jogar na rede um conteúdo que atinja a massa e não se preocupar com o retorno que elas te darão.

As pessoas querem conteúdo personalizado, querem ser exclusivas, querem interagir, e tudo isso do jeito delas. E essa é a grande sacada do Inbound marketing, as estratégias criadas são para conquistar o consumidor da forma que ele deseja.

Conteúdo de relevância ou o marketing de conteúdo, é a principal característica e estratégia que o Inbound usa. Um conteúdo altamente segmentado tem o poder de alcançar o público certo, levando em consideração fatores como a jornada do comprador. Através disso você pode apresentar soluções e transformá-los em clientes e até promoters da sua marca.

Interação entre ambas as partes; empresa e cliente, permite uma comunicação aberta onde eles geram discussões – daí podem surgir inciativas. O conteúdo chega até o consumidor de forma contínua e nas horas mais convenientes. A partir desses caminhos é criado um relacionamento duradouro e que gera confiança para o cliente, com um maior engajamento.

Essa aproximação com o cliente gera uma relação de confiança pelo fato de que o conteúdo não é mais empurrado ao cliente, e assim o público fica mais propenso a ouvir o que você tem a dizer. Esse processo automaticamente é um trabalho de persuasão, e quando chegar o momento da compra, você tem a confiança e um relacionamento com o seu cliente que te conhece já à algum tempo.

 

Processo de operação do Inbound

Atrair e fidelizar os clientes necessita de um caminho a ser seguido, e o Inbound Marketing passa por 4 etapas de operação até chegar ao objetivo final, são elas:

Atrair – para conquistar o consumidor online e tornar isso importante para o Marketing é necessário capturar tráfego qualificado para o seu site, sua loja, blog e torna-los visitantes regulares através do conteúdo relevante. Blog, artigos, SEO e redes sociais, esses canais que ajudam atrair possíveis leads.

Converter – o objetivo de criar tráfego online é fazer do visitante um lead qualificado e um possível comprador. Aqui é o momento de dar a ele um conteúdo rico, fazer-se presente como empresa através das estratégias de marketing; nutrir o seu lead. Pode-se oferecer ofertas como e-books, as landing pages com call-to-action.

Vender – depois dessa etapa de construir um relacionamento, é hora de avaliar o estágio que o consumidor se encontra e fechar a venda. Podem ser usados e-mails personalizados, ligações.

Encantar – e como princípio do Inbound Marketing, esse relacionamento com o cliente não acaba na hora em que ele realiza uma compra. Após isso você precisa encanta-lo para que ele promova a sua marca a outras pessoas. Canais de comunicação aberta, conteúdo relevante, newsletter são meios de fidelizar seu cliente.

 

 

Inbound Marketing para atrair visitas e conversões

 

Por que devo criar um blog

A estratégia estabelecida pelo Inbound Marketing tem como objetivo atrair o cliente e dar a ele conteúdo que irá gerar um relacionamento.

Mas qual canal eu utilizo para isso? A resposta é o Blog!

O blog é uma ferramenta que possibilita a criação de relacionamentos que levarão os visitantes ao seu site, podendo torna-los leads qualificados. Isso pode direcionar o seu tráfego.

A confiança entre cliente e empresa também pode ser estabelecida pelo blog, porque ali você é autoridade no que ele fala, esse fator de credibilidade e confiança é fator decisivo para o processo e fechamento de uma compra. O usuário te segue, te acompanha e procura por você para saber mais.

Além disso ter um blog mostra o seu lado humano e você dessa forma humaniza a sua marca. As pessoas se conectam com pessoas reais e não por apenas serviços oferecidos. O blog te dá a oportunidade de criar histórias, compartilhar informações pessoais sobre a sua marca.

O Blog, no entanto, demora para ser visto e tem um retorno a longo prazo. As suas postagens ficarão ali por semanas, meses e anos podendo gerar leads. Seu conteúdo continuará a educar possíveis clientes.

Ou seja, criar um blog é fundamental para quem quer seguir as estratégias de Inbound Marketing. Lá você também terá espaço para oferecer e encaminhar formulários, capturar e-mails para newsletter.

O SEO pode ser também aplicado no seu blog ajudando indexar ou rankear suas postagens, seguindo as técnicas para otimizar toda a página, além de outros blogs também citar o seu.

Unindo todos esses aspectos você pode alcançar os objetivos, aumentar seu tráfego e gerar clientes. O compartilhamento do blog nas redes sociais impulsiona a marca e gera mais visualizações, e é fácil de fazer.

As vantagens são muitas; tanto de usar o Inbound Marketing como de usar o blog como meio de aumentar tráfego. Analise o seu negócio e pense em como isso te ajudaria.

 

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