E-commerce O que é CRO e como aumentar as minhas conversões utilizando essa técnica?

O que é CRO e como aumentar as minhas conversões utilizando essa técnica?

Por Jaqueline Piva em 28 de agosto de 2018

O CRO (Conversion Rate Optimization) em português Otimização das Taxas de Conversão, é um conjunto de ações realizadas em um site, página ou formulários que tem por finalidade aumentar as taxas de conversão.

Uma conversão dentro de um site é o momento em que o usuário segue o caminho lógico do seu site por você estabelecido e chega até o objetivo final que é a conversão.

Por exemplo, se dentro do seu blog tem um formulário para ser preenchido que leve o visitante a baixar um e-book, ele converte de visitante para lead. Isso significa a conversão.

A taxa de conversão é um cálculo feito que leva em consideração, o número de visitantes, os acessos e o número de conversões; desses números é tirado uma média que será a taxa de conversão.

O CRO são ações e estretégias que fazem essa taxa aumentar. Não é apenas aumentar o número de visitas de um site que importa, como os clientes se comportam e quais ações tomam também precisam ser levados em consideração.

Vamos supor que você dispare um e-mail marketing para uma base de leads de 2 mil pessoas, mas apenas mil clicaram, então a sua taxa de conversão é de 50%.

É essa taxa que a otimização de conversão visa aumentar.

 

Como funciona o CRO na prática?

Para melhorar a taxa de otimização, é necessário primeiro achar o erro para poder mudar os formatos e melhorar a performance.

Hoje com o aumento da concorrência, a disputa para gerar tráfego é maior, para aumentar o número de leads muitas estratégias são utilizadas, como o SEO e todas as outras técnicas de marketing digital.

O CRO também pode ser considerada uma estratégia de marketing digital, e tornou-se bastante popular por ajudar no aumento das conversões sem necessitar de investimento alto.

Na prática, o CRO conta em fazer mudanças nos sites, e para isso o teste A/B é essencial.

O teste A/B é usado para distribuir o tráfego do site para duas versões diferentes de uma mesma página. O teste é feito para saber o que atrapalha e o que ajuda na hora do usuário fazer uma conversão. A versão que der mais certo é escolhida para ser usada.

Os testes A/B servem para diminuir as taxas de rejeição de um site ou do abandono de carrinho, podem ser feitos visando facilitar os processos de compra e melhorar a experiência do cliente, objetivo maior do CRO.

Design e layout também são importantes. O visual interfere muito na performance de um site, muito importante e bem mais que o visual, é a usabilidade.

O layout precisa ser limpo, hierarquizado e objetivo. O desenvolvimento do mesmo deve prezar pela funcionalidade.

Os call-to-action são distribuídos estrategicamente por todo o site, afim de estar sempre presente hora que o consumidor decidir que é o momento de compra dele.

A otimização da taxa de conversão é a melhor maneira de aproveitar ao máximo o tráfego gerado pelo seu site para conseguir resultados melhores. O segredo está em observar o comportamento dos usuários e oferecer sempre a versão que melhor atenda às suas expectativas.

 

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