Dicas O que é Copywriting e como aumentar suas conversões usando essa técnica

O que é Copywriting e como aumentar suas conversões usando essa técnica

Por Jaqueline Piva em 7 de agosto de 2018

O Copywriting é algo que vemos todos os dias em muitos lugares, e talvez nem percebemos. As vezes é bem feito, outras mal utilizado, mas está sempre presente em momentos que decidimos por algo.

O termo em inglês não tem uma tradução literal para o português, mas significa a maneira como escrever os seus textos para se comunicar com o público-alvo, de forma que a escrita o induza a realizar as ações que você queira que ele realize.

Nada mais é do que a prática de redigir texto publicitários para promover um produto, uma marca, uma pessoa, uma ideia. É o ato de escrever tomando todos os cuidados e usando técnicas para que seja executada uma ação.

Isso vai desde um e-mail aberto por conta do assunto até um clique em que algo seja vendido.

 

A importância do Copywriting

É perceptível quando um copywriting é mal feito, ou quando é necessário o uso da técnica, mas ela não é aplicada. A importância é tanta que pode aumentar ou fazer diminuir o número de cliques, conversões e taxas de rejeição do seu site.

Fica nítido quando um botão que tem a intenção de mobilizar o público não funciona, não é envolvente. Muitas empresas ainda não dão valor as técnicas e as negligenciam.

Com as novas formas de fazer marketing digital como o inbound marketing e o marketing de conteúdo, foi necessário rever cada passo que o cliente segue. Visto isso, foi identificado que a velha “propaganda” não faz mais sentido apenas com o propósito de vender.

As formas de se comunicar mudaram e as boas práticas do copywriting fazem esse papel.

 

Dicas para fazer uma bom Copywriting

Existem alguns pontos importantes que ajudam na criação no papel do copywriter.

 

Conheça o seu público

Não é clichê, e pode ser repetitivo para quem estuda e sabe que essa dica é dada sempre. É porque se tratando de estratégias de marketing digital é essencial e primordial.

Afinal, com escrever pra alguém que você não conhece? Então conheça o seu público-alvo a fundo, trace o perfil das suas personas e saiba em qual etapa a jornada de compra ela se encontra.

Assim você irá fazer um texto que irá realmente atender as necessidades dos usuários, da forma que eles querem realmente serem compreendidos.

 

Ofereça algo a sua persona

Uma das utilidades do copywriting é resgatar leads, através das informações que os mesmos lhe dão. Mas como conseguir esses dados tão valiosos? Primeiro de tudo não chegue já pedindo de cara as informações dele, já que essa é uma das principais vantagens em oferecer algo ao cliente.

Tem de ser uma relação de troca entre ambas as partes envolvidas. Você oferece o que tem e ele em troca te dá as informações necessárias. É importante que o que você tenha a oferecer agregue valor para a persona. Essa impressão de reciprocidade gera uma empatia do cliente com você.

Esses gatilhos mentais como a reciprocidade que podem ser ativados através do copywriting, são pontos que capturam a atenção da pessoa. Crie valor para o cliente antes da compra.

 

 

Técnica de copywriting faz conversões aumentarem

Faça o cliente se sentir exclusivo

O ser humano gosta de sentir a exclusividade, de saber que ele participa de algo restrito, que é só dele ou para ele.

Por isso, a personalização e o modo em como tratar os clientes, escrever o texto deve despertar esse sentimento.

Onde você tiver a oportunidade de chamar o cliente pelo primeiro nome, como no e-mail marketing por exemplo, faça o uso. A pessoa já dá uma atenção a mais quando você a trata pelo nome.

Convide-o para participar de grupos exclusivos, dê a ele as informações relevantes. Essa técnica engloba muitos outros aspectos do marketing digital, como por exemplo a landing page onde é muito usado o copywritng, onde as pessoas preenchem formulários e deixam as suas informações, essas são necessárias para personalizar o contato. O copywritng atua no texto de forma que a pessoa seja conduzida a dar os seus dados e você utiliza-los a partir daí para aplicar o copy sem dó.

Utilize comparações

O critério de usar comparações causa proximidade da sua empresa para com o cliente e do cliente com o produto. Analogias e metáforas são elementos de um copywritng bem feito.

Criar semelhança com algo que o cliente já conhece deixa-o afeiçoado com o produto e ou serviço. Faça comparações de semelhança de algo ou de valor, deixando claro que o cliente só ganha com aquilo.

 

Use as emoções

Emoção vende. Muitas empresas usam em suas campanhas os aspectos de emoções para chegar e tocar o cliente. Existe um pensamento que diz o seguinte “As pessoas esquecerão o que você disse, as pessoas esquecerão o que você fez, mas as pessoas nunca esquecerão o que você as fez sentir.”

Nesse contexto, causar emoções apenas utilizando do texto, não é uma tarefa fácil, mas é possível. Transmita para os usuários sempre as melhores sensações, preferencialmente o que causar bem-estar. Reafirme para ele no que ele será beneficiado, no que lhe ajudará.

 

Frases curtas e objetivas

Menos é mais. Ninguém para pra ler textos grandes, com muitos parágrafos, frases longa e ainda mais com uma letra ruim. A leitura de frases menores, com uma letra maior, é muito mais agradável para o leitor. Texto de fácil entendimento vende mais, isso é fato.

Veja exemplos de páginas que usam copywriting, analise o tamanho da frase, as palavras usadas, e a fonte. Lhe agrada? Então é nesse caminho que você deve seguir, caso seja ruim, use como exemplo para não fazer igual.

 

Uso da linguagem cotidiana

Seu objetivo é atingir o máximo de pessoas possíveis. Após estudar e conhecer o seu público, sua persona, você saberá a linguagem que deve utilizar.

Na escrita do copywriting, o objetivo é que as pessoas realizem uma ação, para isso, como dito, ela deve sentir que você está falando exclusivamente com ela.

Na hora da escrita, escolha palavras normais, usadas na comunicação do cotidiano, para você ser compreendido sem erro. Seja simples e direto.

A pontuação também é fator importante para a melhor compreensão do texto. Ela determina o ritmo e sentido das frases.

 

Fale sobre os benefícios

Se você vende algo, é importante falar dos recursos que o produto ou o serviço tem. Mas se for algo muito técnico, como aquele cliente leigo vai entender o que você quer dizer?

Parece que falar dos recursos é a mesma coisa que falar dos benefícios, mas não é. Termos técnicos devem ser substituídos por termos que todos entendam.

 

Invista no storytelling

A técnica o storytelling consiste em produzir conteúdo que conte uma história para transmitir uma ideia, e no caso do copywriting, fazer com que o usuário tome uma ação.

Para criar uma conexão, proximidade com quem está do outro lado da tela, essa é uma das melhores formas. Muitas das vezes a sua persona, que no caso está já definida, irá se identificar com a história contada. Pelo fato dela ser ilustrada e envolvente, os textos são essenciais para passar a mensagem.

 

 

Prática de copywritng no e-commerce

 

 

Call to Action

Os botões de CTA fazem muito uso do copywriting, porque a intenção é fisgar o clique do cliente, e isso com apenas pouco espaço, de forma simples e objetiva e o mais humana possível. Todas as dicas aplicadas apenas em um botão.

As call to action são o portão para a conversão. Você convence o seu leitor durante toda a narrativa, e leva ele a converter através do botão.

 

Conclusão

Você deve ter entendido a importância dessa prática para fazer com que seu cliente interaja de acordo com as finalidades propostas e estabelece uma relação com o leitor.

Deve ser tratado com muito carinho as questões dos textos dentro de uma loja, em anúncios, nas práticas de marketing digital e em tudo que for necessário.

Com um texto ruim e pobre, seu negócio não vai pra frente mesmo que tenha potencial, então vale investir para ter conhecimento e ser um copywriter de sucesso.

 

 

 

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