E-commerce O que é a jornada do cliente dentro de um E-commerce

O que é a jornada do cliente dentro de um E-commerce

Por Jaqueline Piva em 10 de julho de 2018

O comportamento do consumidor mudou, consequentemente as estratégias de Maketing também mudaram, isso já vem sendo pauta de todos os assuntos que rodeiam o marketing em si. Mas é sempre importante entender o caminho que os clientes percorrem para otimizar o máximo possível as possibilidades.

A Jornada do Cliente é formada por três etapas que tem como objetivo representar o passo a passo que o cliente percorre até realizar definitivamente a compra do produto.

Entender como funciona esse processo faz com que você crie uma estratégia que seja mais eficaz e direcione o cliente a realizar a compra, de maneira simples e sútil.

 

As fases da Jornada do Cliente

 

Aprendizado ou descoberta

Essa é a primeira fase da jornada do cliente na qual as empresas devem começar a se posicionar. Aqui a pessoa começa a perceber que tem um problema ou uma necessidade e começa a buscar soluções.

Vai à procura de entender qual é o seu problema fazendo pesquisas e começa a identifica-lo. Esse é o momento onde a sua empresa entra com as explicações quanto as necessidades do cliente.

Nada de propaganda, ofertas ou uma tentativa de oferecer seus produtos ou serviços. Para essas pessoas devem ser produzidos conteúdos educativos para que a pessoa entenda e reconheça o problema.

Textos em blogs, e-books, posts em redes sociais são ótimas opções para o momento em que o seu possível cliente está. A partir disso o cliente irá buscar possíveis soluções.

Exemplo, se você vende produtos de beleza, você pode produzir conteúdo falando sobre como utilizar os produtos de beleza, pra que servem.

 

Consideração da solução

Essa etapa é um pouco mais profunda, pois aqui o consumidor já descobriu o seu problema, entendeu qual é e agora vai atrás de soluções.

Os conteúdos nessa etapa agora são mais específicos, você ainda não vai vender seus produtos, mas já pode apresenta-los de maneira sútil.

Seguindo o nosso exemplo, poderia ser gerado conteúdo sobre os benefícios de usar o produto, como é o resultado após o uso, como é o processo dependendo de qual for o contexto.

 

Decisão da compra

Na última etapa da jornada do cliente, ele compara as opções disponíveis e estuda qual é melhor.

Depois de percorrer um longo caminho e reconhecer a necessidade que ele sente do produto, entender o problema e buscar uma solução, o cliente está pronto para comprar e você para vender.

Mostre agora para o seu novo lead, o que a sua empresa tem a oferecer de melhor, e como ela pode atender as necessidades do cliente, mostre o seu diferencial e os seus benefícios. Aqui vale utilizar de todas as estratégias de vendas que sua empresa possui.

Mas não acaba por aí. O Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, e o Funil de Vendas estão diretamente ligados a Jornada do Cliente. E como no inbound marketing, após a fecha de uma compra você precisa encantar o seu cliente para mantê-lo fiel à sua empresa e para fazer com que ele se torne um promotor da sua marca.

 

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