Marketing Digital Novidades anunciadas no Google I/O e no Google Live Marketing

Novidades anunciadas no Google I/O e no Google Live Marketing

Por Jaqueline Piva em 22 de maio de 2019

Os dois eventos ocorreram no mês de maio e apresentaram ao público grandes novidades relacionadas as tecnologias implantadas pelo Google. Com o intuito de alavancar negócios e empresas, a plataforma procura inovar e entregar aos usuários novidades ano após ano.

Google I / O 2019

A maior conferência anual do mundo, Google I/O 2019 aconteceu entre os dias 07 e 09 de maio e trouxe para o mercado da tecnologia novos recursos, entre eles os destaques vão para o Google Search e a prévia do Android Q.

Google Search 2019

Sendo o maior buscador utilizado no mundo, o Google apresentou resultados de pesquisa em 3D e Realidade Aumentada (AR) através do dispositivo móvel.

Em alguns resultados de busca foram implementados modelos 3D e através deles você pode ver como músculos e ligamentos funcionam ou então um tubarão branco, como apresentado no evento, podendo visualiza-lo pelo celular.

Os resultados da busca podem ser sobrepostos no mundo real por meio da câmera do smartphone.

O Google não esclareceu quantos modelos criou, nem se desenvolvedores poderão criar os seus próprios e submetê-los ao Google Search, mas esta é uma possibilidade bem grande.

Essa funcionalidade vai além da diversão e curiosidade, ela pode servir, futuramente, para os e-commerces. Pessoas poderão pesquisar e realizar compras, verificando se o produto comprado combina com o cliente e com os seus pertences, por exemplo.

Google Lens

O Google Lens é usado para reconhecimento de imagens para fornecer informações com base no que a câmera está visualizando.

No Google I/O 2019, uma demonstração mostrou como uma combinação de dados de mapeamento e reconhecimento de imagem que permitirá que o Google Lens faça recomendação em um menu de restaurantes, apenas apontando sua câmera para ele. Ele poderá te apresentar o prato mais popular e os comentários de quem já passou por ali. O Lens pode também dividir sua conta na hora de pagar. Em conjunto com o Lens, a proposta do 3D, poderá ser utilizada também através de suas lentes.

Outro recurso interessante apresentado, é a leitura de textos, placas e conteúdos que vemos na rua para qualquer outro idioma que você escolher. Mais de 100 idiomas já são suportados pela ferramenta.

Android Q

A versão Q, cuja é a número 10, traz como inovação o suporte de múltiplos tipos de telas, inclusive as dobráveis e ao 5g, próxima geração da internet. O Google está se preparando para em torno de 20 operadoras, que lançarão suporte ao 5G em 2019, ele será o primeiro a oferecer suporte nativo ao 5G.

Ele também será capaz de oferecer recursos como o Live Caption, voltados para pessoas surdas ou com algum nível de deficiência. Com ele, o usuário poderá assistir vídeos contando com legendas em tempo real, geradas automaticamente, com um toque na tela. O recurso funciona também com podcasts e mensagens de áudio, em qualquer aplicativo instalado. A novidade também é interessante para quem quer ver algum vídeo, mas não quer ligar o som.

A resposta inteligente agora funciona em todos os aplicativos de mensagens do Android Q, com sistema operacional prevendo de maneira inteligente suas próximas necessidades.

Novidades no Duplex

O Duplex no ano passado, apresentou aquela IA (Inteligência Artificial) que é capaz de marcar compromissos por você pelo telefone sem alguém desconfiar que seja um ‘robô’. Nesse ano, o Google está se preparando para lançar o Duplex Web, que poderá ser também usado na web, além dos dispositivos móveis.

Novidades da Assistente

Já muito utilizada por usuários do Android, são 30 idiomas em 80 países, o Google está aprimorando ainda mais sua seu Assistente para novas funções. O novo Assistente consegue responder a comando sequenciais sem ter a necessidade de uma nova interação de interrupção o famoso “Ok, Google”.

Assim, você pode dar os comandos diretos para que o Assistente realize sozinho e sequencialmente. Daqui alguns meses, ele vai ser capaz de identificar dados mais pessoais para oferecer respostas mais personalizadas. Essas informações pessoais podem ser adicionadas, editadas e removidas.

Como todos os anos, o Google I/O traz novidades e melhorias em suas plataforma. Esse ano não foi diferente, e o mais interessante foi a integração da acessibilidade com as tecnologias.

Google Marketing Live 2019

O Marketing Live é um evento do Google no qual ele utiliza o espaço para falar sobre as novidades e lançamentos relacionados aos anúncios do Google Ads. Esse ano, o evento reuniu mais de 5.000 pessoas para receberem em primeira mão os produtos e recursos que podem ser lançados no futuro próximo.

Para essa temporada, alguns princípios foram retomados e frisados e mensagem principal foi: ser responsável, estar presente e ser útil. De maneira mais específica, o foco é acompanhar a nova jornada de compra dos usuários e entregar a eles uma experiência de anúncios relevantes, tudo isso respeitando suas escolhas de privacidade.

Entre as principais mudanças anunciadas, essas são os maiores destaques

1 – Os anúncios Discovery

Os anúncios Discovery, ou de Descoberta, são como um feed de produtos. Ele não é um anúncio de rede de display, ele apresenta vários anúncios em um feed, organizando o conteúdo em intervalos usando cabeçalhos de conteúdo. O Discovery te dá a oportunidade de visitar conteúdo publicados a meses, mas que são úteis para você. Saiba mais sobre os anúncios Discovery.

Em 2019, os anunciantes do Discovery agora poderão fazer um anúncio com imagens em carrossel para aumentar o engajamento. Você pode vinculá-los no feed do YouTube, na barra de promoções do Gmail ou no Google Discovery. Ele trabalha bem para entregar o melhor anúncio para seus clientes em potencial.

2 – Gallery Ads

Este ano o Google resolveu combinar a intenção de pesquisa com um formato de anúncio mais interativo e visual. Os anúncios de galeria permitem que os anunciantes combinem imagens atraentes e copiem para ofertar em potencial na rede de pesquisa.

Assim como no Discovery, os anúncios do Gallery permitem o engajamento e a interação com o criativo visual. Diferente do Discovery, o Gallery fica posicionado no topo dos resultados de pesquisa.

Isso significa que os anunciantes agora têm a capacidade de exibir anúncios apenas para clientes em potencial no exato momento em que pesquisam palavras-chave relacionadas a seus produtos ou serviços. mas mostre a essas mesmas perspectivas o tipo de criativo de imagem legitimamente imersivo que vai induzir cliques. Esse modelo será lançado ainda para os anunciantes no final deste ano.

3 – Bumber do YouTube

A grande plataforma de vídeos é uma parceira e tanto dos anunciantes, são bilhões de vídeos assistidos diariamente.

Os anúncios bumber são pequenos anúncios de 6 segundos que passam antes do vídeo começar. De acordo com coleta de dados feita pelo Google no ano passado, uma série de três anúncios publicitários deixa uma impressão muito mais memorável nos consumidores do que anúncios de 30 segundos.

Residindo confortavelmente na interface do Google Ads, o bumper machine é uma nova ferramenta útil que pode transformar qualquer vídeo com menos de 90 segundos em uma coleção de anúncios bumper prontos para o YouTube. Está programado para ser lançado ainda este ano sem custo adicional para os anunciantes. 

Além disso, ele vem com um conjunto de ferramentas básicas de edição que lhe dão controle total sobre os produtos finais.

4 – Google Shopping com checkout

O Google agora está permitindo que clientes façam compras diretamente na Interface do Google Shopping. Essa melhoria sem dúvidas nasce da necessidade de estar na concorrência com os anúncios da Amazon que vem crescendo fortemente.

Essa é uma experiência imersiva que fará com que os usuários comprem com mais facilidades nas lojas através do Google Shopping. Os produtos dos comerciantes das Ações do Shopping serão automaticamente adicionados à nova página inicial do Google Shopping, bem como a nova experiência de compra na Pesquisa do Google e no Assistente do Google.

5 – Campanhas locais disponíveis

É um comportamento do consumidor atual, eles pesquisam muito antes de irem as compras em lojas físicas. Dessa forma, as campanhas locais podem ajudar a influenciar as compras em lojas físicas.

Usando a inteligência artificial para antecipar a intenção, o Google está procurando melhorar a visibilidade para audiências relevantes com automação, em vez de depender exclusivamente da segmentação manual.

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