E-commerce Natal + Black Friday: A maior sazonalidade do e-commerce!

Natal + Black Friday: A maior sazonalidade do e-commerce!

Por Bruno Ananias em 24 de outubro de 2017

Natal e Black Friday uma receita de quase 10 bilhões de reais em um intervalo de aproximadamente 40 dias, sem dúvidas as duas datas juntas representam a maior sazonalidade no e-commerce brasileiro, os número são bastante atrativos e as expectativas para estes ano são muito boas.

Na semana anterior falamos da Black Friday adiantando a dica aos clientes e lojistas que chegaram em nosso blog, a necessidade de se preparar para uma das datas que mais movimentadas do e-commerce no país. E agora vamos falar do “Combo Natal + Black Friday”, especialmente do Natal que segunda a Ebit considera o período de compras realizadas nas lojas virtuais entre os dias 15 de novembro até o dia 24 de dezembro, o motivo do combo é considerar que a Black Friday pode ser uma estratégia aproveitada para aquecer ainda mais estas vendas.

Natal, campeão de vendas absoluto!

Não é simplesmente o melhor, mas sem dúvidas e comprovadamente o período natalino é disparado a melhor sazonalidade para o e-commerce. Com um faturamento de 7,7 bilhões em 2016, bem acima da Black Friday, segunda colocado com quase 2 bilhões e com crescimento de 4% em relação a 2015.

Confira abaixo a tabela da Ebit que mostra todas as sazonalidades em 2016.

 

O Natal de todos!

Algo interessante deste período é que até mesmo quem não faz campanha consegue vender, não significa que você vai vender tanto quanto seus concorrentes que estão fazendo excelentes campanhas, mas mostra a força expressiva da procura por produtos e serviços no período natalino.

Em 2016 o volume total de pedidos online foi de 16,6 milhões de encomendas, para se ter uma idéia do tamanho da movimentação da data.

Um dos fatores que tornam a data tão próspera é o recebimento do 13º salário que dá as pessoas um pouco mais de condições para presentear e se presentear com esse dinheiro extra e tão aguardado. Sem dúvidas é um incentivo a mais ter este dinheiro em mãos.

 

Você sabe quais a categorias que mais vendem?

Segundo a Ebit, considerando o volume de pedido em 2016 as categorias que mais venderam no período do Natal foram:

  • Eletrodomésticos;
  • Moda e acessórios;
  • Telefonia e celulares;
  • Cosméticos e perfumaria;
  • Casa e decoração.

O que não significa que outras categorias não vendam ou não sejam representativas, o Natal é um período onde diferentes gostos e comportamentos são levados em consideração. Se você conhece bem seu público certamente sabe o que pode e vai vender mais.

Então, independente da sua loja e da sua atuação, foque nas campanhas e atinja ainda melhores resultados explorando o potencial da data. Feche o ano no verde!

 

Combo: Natal + Black Friday

O período do Natal como falamos acima começa já no dia 15 de Novembro, isso acaba englobando a Black Friday que acontece este ano por volta do dia 24 do mesmo mês.

Então eis a questão, porque não aproveitar a data para uma ação conjunta? Chamadas do tipo “Antecipe suas compras de Natal!”, “Aproveite para comprar um presente especial pagando menos.”, ações do tipo podem melhorar tanto a sua sacola de Natal, como dar um UP em sua Black Friday.

Tenha a visão de que as datas podem ser ótimas aliadas na sua estratégia de vendas e resultar em bons lucros para o seu final de ano.

 

Mas o Natal é só daqui dois meses!

Pode parecer cedo para alguns, mas é o momento ideal para quem quer estar preparado para aproveitar as melhores datas do ano e garantir uma boa lucratividade.

Segundo dados que podem ser observado no Google Trends, a partir do final de outubro a procura pelo termo “presentes de Natal” começam a subir acentuando até as véspera da data natalina. Isso quer dizer que não é cedo demais para pensar nas suas estratégias para seu e-commerce.

 

O que devo fazer?

Combine o melhor das duas datas, esteja atento no poder de compra do seu público, em suas preferências, prepare as melhores estratégias, invista nas campanhas de mala direta e de buscas para potencializar seus negócios para uma das sazonalidades mais prósperas do comércio eletrônico em nosso País.

Se você começar agora a criar conteúdo sobre dicas de presente de Natal voltadas para o seu segmento, poderá colher muitos bons frutos em breve!

Feliz Planejamento de Natal, nos vemos em breve! Hohoho!

 

 

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