Dicas Natal 2018: Como preparar o meu e-commerce

Natal 2018: Como preparar o meu e-commerce

Por Jaqueline Piva em 30 de outubro de 2018

A data mais esperada do ano está a menos de dois meses para chegar e este é o momento para você investir na sua loja virtual. Talvez esse seja o último momento em que você possa criar uma estratégia para ser seguida com um planejamento mais elaborado.

A gente piscou e já é natal e se você piscar de novo vai perder a oportunidade de poder vender muito mais nessa data do ano.

Tudo começa com antecedência, pelo menos no e-commerce sim, isso se você quiser que sua estratégia seja assertiva. A pressa não é amiga das estratégias de marketing, por isso a antecipação é necessária.

Quando se trata de comércio eletrônico a escolha dos produtos também são feitas antecipadamente por conta de toda a logística para a entrega. O consumidor mudou o seu comportamento, mas o costume de comprar tudo em cima da hora, nunca deixa de existir. Mas para quem tomou consciência e escolhe o presente antes, conta com o tempo de entrega dos presentes.

Tendo isso em vista, você precisa se preparar antes, para que o seu público te note, compre e os produtos cheguem na data esperada, caso contrário muitos clientes ficarão insatisfeitos e você não terá boas vendas.

 

Como se preparar para o Natal

Público

Para cada segmento, existe um público, o consumidor do produto, já desenhado desde a abertura da loja. Mas em datas comemorativas, principalmente aquelas que as pessoas presenteiam umas às outras, o público merece um pouco mais de atenção.

Nem sempre quem compra é quem vai consumir, categorizados como e-shopp, a sua loja também deve atender e desenvolver estratégias para esse público.

Aumente a sua visão e atenda a outros públicos que nesse momento são tão importantes quanto os habituais. Se você vende roupa masculina, nessa época o público feminino busca por presentes para o irmão, amigo, parceiro, por que não ir atrás desses clientes?

As empresas carecem desse olhar por conta de que muitas lojas não pensam abertamente e não enxergam fora da ‘casinha’. Então faça diferente, pense em estratégias para quem irá comprar o presente e entregue ao presenteado as qualidades nos produtos.

 

Natal 2018: Como preparar o e-commerce

 

Divulgação

Definido o público, pode-se pensar nos canais de divulgação. Onde estão as pessoas que irão comprar? Onde estão concentrados o maior público online? As estratégias de marketing digital são a alma para chegar aos resultados positivos esperados.

Pensando em redes sociais, o Facebook e o Instagram não podem ficar fora das estratégias, são eles os maiores canais com mais pessoas concentradas.

Você pode optar tanto por fazer posts sem patrocínio, como também utilizar o Facebook Ads caso caiba no seu orçamento. Os anúncios pagos te permitirão segmentar o público-alvo.

Se você costuma promover descontos e ofertas, o público que já sejam seus clientes estão mais aptos a se interessar. Eles já conhecem a marca e talvez esse seja o gatilho necessário para realizarem a compra.

Seguindo a linha de impactar público que já conheça a marca, criar campanhas no Google Ads com segmentação para a Rede de Display, direcionando anúncio para quem já visitou o seu site, com as promoções para produtos também focados para a data, tem bons resultados. É interessante também fazer os anúncios para da Rede de Pesquisa.

Configure para esses anúncios palavras-chaves relacionadas aos seus produtos para quem já está procurando pela sua loja. Evidencie nesses anúncios valores de promoções, os descontos.

Caso não esteja no seu orçamento investir em mídia paga, outros formatos também são válidos, e devem ser utilizados.

A produção de conteúdo próprio para o Natal, é uma das estratégias que mais podem te ajudar. Ouse nas criações, muitos clientes pesquisam antes de comprar, procuram por dicas, por algum direcionamento, ajude-os a não errar no presente, a não estourarem o orçamento, a saber avaliar boas promoções, seja esse norte para os consumidores. Inspire-se e inspire-os.

Esse conteúdo é o material que você irá divulgar e principalmente para criar tráfego orgânico. Se você ainda não possui um blog e não aplica estratégias de inbound marketing, não perca tempo, entenda nesse post a importância do blog.

A geração de conteúdo te permite muitas oportunidades de divulgação. Se você já usa o e-mail marketing, ele pode ser uma boa sacada nesse momento. Segmente o público e envie os conteúdos ricos. Mas não deixe para fazer isso de última hora, já comece a educá-los para a compra desde agora.

 

Natal 2018: Como preparar o e-commerce

 

Personalização

Como de costume, chega até mesmo ser um hábito cultural, as pessoas enchem os olhos de alegria com as decorações natalinas, tanto que as casas ficam enfeitadas, cheias de luzes, as praças.

Pegando o embalo, porque não fazer da sua loja virtual também um ambiente aconchegante, agradável e incorporar o espírito natalino?

Personalize o seu layout, faça banners temáticos que evidenciem os descontos, as promoções, produtos em foco. Se você possui também loja física crie mais unidade deixando-as com a mesma cara.

Dar foco em produtos que vão se encarregar das vendas no Natal, dar destaques aos kits de produtos (estratégia de venda que atrai muitos olhares nessa época) merecem receber destaque. Pode-se até criar categorias separadas para seções com produtos especiais que serão vendidos.

Pegue o papel e caneta, ou a planilha no Excel e faça esse planejamento. Desenhe seu público-alvo, decida as promoções, modos de pagamento, processo de logística e encontre seu canal de divulgação. Seus clientes merecem esse tratamento especial. Deixe que o clima natalino faça parte do seu e-commerce.

Comente, sugira e participe: