E-commerce Miopia do Marketing: o que é e como evitar nas empresas

Miopia do Marketing: o que é e como evitar nas empresas

Por Jaqueline Piva em 5 de fevereiro de 2019

Com certeza você deve conhecer alguém que usa óculos de grau por conta de miopia. Mas você sabe o que é esse problema na visão? Míope são as pessoas que enxergam nitidamente objetos próximos a elas, mas não enxergam tão bem objetos longes, veem tudo embaçado, sem definição de formatos.

 

Mas como isso pode ser aplicado no contexto do marketing?

Bom, vamos explicar. Dentro dos negócios, mais especificamente, no marketing, esse diagnóstico se dá aquelas pessoas que não enxergam, não planejam além do que está na sua frente, não se atentam a demais fatores além do que os que pode ver.

Esse diagnóstico se assimila ao problema de visão, e por isso leva esse nome.

O míope só vê aquilo que está bem perto dele, e não analisa o contexto ao redor da empresa, do produto ou serviço em questão.

 

Como isso afeta o crescimento da minha empresa? Quais são os sintomas?

A miopia dentro das empresas pode ser vista de várias formas, por exemplo, quando o planejamento de ações se concentram em apenas um dos lados da empresa, interna ou externa.

Se você olha só para um, e não vê o outro, alguma das partes não funciona bem.

Isso pode ser visto também, quando uma empresa é de um certo nicho, mas investe em um público qual não é realmente seu consumidor. Isso é gastar tempo e dinheiro.

Parece algo bobo, mas é um erro grave de quem não enxerga mais a fundo, não busca ver além.

Outro fator que evidencia essa questão da miopia é a visão limitada do marketing. Uma visão limitada apenas aos produtos e serviços, sem olhar para quem realmente importa, o consumidor.

O erro cometido nesse caso é esquecer de analisar e levar em consideração a satisfação do cliente, a experiência que ele tem, e os fatores externos aos seus desejos que levam ao motivo da compra. E olham apenas para o produto em si.

De forma geral, há uma fixação tão grande pelo produto, que se esquece que ele é criado para solucionar um problema do cliente.

 

 

Como evitar esse problema?

Como no problema de visão ocular, temos os óculos para tratamento, no marketing também tem como tratar e achar saídas que sirvam como um óculo para a sua empresa. Confira alguns métodos:

 

1 – Fique atento ao feedback dos clientes

Como um dos maiores causadores da miopia do marketing, não deixe de saber o que seu cliente quer e precisa, o que ele pensa sobre sua empresa e seu produto.

Isso deve ser feito constantemente para que suas estratégias estejam sempre adequadas as necessidades dos clientes. Essas informações podem ser colhidas através de pesquisas de satisfação, feedback sobre produtos, reclamações, e qualquer método em que os clientes possam participar e dar sua opinião.

Dessa forma, é possível aproveitar algo desse feedback para oferecer a eles o que exatamente precisam.

Isso é olhar além do produto e suas funcionalidades, é como colocar os óculos e ver mais do que está próximo, fora da empresa.

 

2 – Realize um bom pós-venda

Seu relacionamento com o cliente não acaba na hora que ele finaliza uma compra. Essa relação vai além, e é muito importante praticar o pós-venda para a fidelização do cliente.

Olhando mais para a frente, você pode tomar algumas ações para que ele se torne cliente fiel, e ainda divulgue a sua marca, o famoso marketing boca-boca, como conhecido tradicionalmente.

É até importante que tenha alguém que cuide somente dessa parte e que possa se dedicar nessa etapa, para medir o sucesso do cliente. Se você vê isso como desnecessário, precisa urgente dos óculos!

Nessa parte pode ser também colhido o feedback sobre a compra, o produto, a empresa.

 

3 – Fique de olho nos canais de comunicação

Não olha somente para o canal entre sua empresa e seu cliente em que você tem controle. Os usuários buscam outros lugares para se manifestar que não estão diante seus olhos, por isso, não ignore nenhum canal de comunicação.

Existe maneiras de monitorar as redes sociais para saber quem está falando de você. É importante olhar fora da empresa.

 

4 – Corrija a visão da sua equipe

Se o dono de uma empresa pratica a miopia do marketing, muito provavelmente sua equipe também terá essa visão turva ao olhar além. Mude a política da empresa, dê também a possibilidade do tratamento a eles, deixe-os sabendo da doença que podem estar enfrentando.

Uma equipe que enxerga além de apenas um produto ou serviço, pode caminhar junto para aumentar suas vendas e melhorar a satisfação dos clientes.

 

5 – Fique de olho na concorrência

É fundamental que sua equipe esteja alinhada e faça análises da concorrência.

Será que as outras empresas está se dando melhor com o público dela, do que você com o seu? Se a reposta for sim, tente extrair que eles fazem que melhora essa relação.

Se espelhe no concorrente para poder medir onde você está e como pode melhorar olhando para eles. Isso pode parecer antiético, mas nada mais é do que comparação com quem tem algo a ensinar. Não quer dizer que você vai fazer as mesmas coisas que a empresa concorrente está fazendo, mas te ajuda a olhar de modo mais crítico para o seu próprio negócio, sem necessariamente estar fazendo cópia do concorrente.

 

Conclusão

Crie uma cultura dentro da sua empresa para que não fiquem cegos, ou procure seguir algumas dessas dicas, caso você perceba que está olhando muito só para o seu produto.

A miopia do marketing é bem mais fácil de ser tratada, então se ligue para que a saúde do seu e-commerce não fique comprometida.

 

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