Dicas 7 Livros de marketing digital para aumentar o seu conhecimento

7 Livros de marketing digital para aumentar o seu conhecimento

Por Jaqueline Piva em 13 de novembro de 2018

Para quem não abre a mão de um bom livro, se aprofundar no assunto por meio das palavras de quem são mestres, é um grande privilégio. O marketing digital é uma área explorada há bastante tempo, mas ainda não possui uma bibliografia extensa.

Nos últimos anos a produção de conteúdo a respeito do assunto vem aumentando e além da especialização, é possível se aprofundar também em assuntos correlacionados como empreendedorismo, liderança e tecnologia.

Separamos livros para quem deseja se aprofundar em Marketing Digital e em temas relacionados.

 

Planejamento estratégico Digital (Felipe Morais)

O sucesso para qualquer ação de marketing é o planejamento, e nada melhor que começar a lista pensando no planejamento das estratégias. O livro escrito pelo brasileiro é uma referência para quem quer entender o planejamento por trás do marketing digital. Com um conteúdo muito rico, ele explica como analisar o mercado, novos consumidores, a concorrência e tendências.

 

 

Nocaute (Gary Nayrnechuk)

Para começar e introduzir o assunto e para quem quer entender a transição dos meios em que o marketing se utiliza para comunicar, o livro da base para essa compreensão.

O título se justifica por conta da comunicação unilateral dos meios de comunicação de massa que não tinham o retorno do cliente. Mas com a internet as lutas foram para outros ringues, nos quais os usuários desafiam as empresas expressando suas opiniões.

O livro explica como fazer essa comunicação através das mídias sociais nesse novo contexto, trazendo análises do que deu certo e cases sem sucesso, e ainda análises separadas de cada rede social.

 

Marketing 4.0 do Tradicional ao Digital (Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan)

Conhecido como o Pai do Marketing, depois de explicar todas as transições do marketing por meio dos seus livros, marketing orientado ao produto 1.0, marketing focado no consumidor 2.0, marketing centrado no ser humano 3.0, ele se juntou com mais dois autores e trouxe conceitos da nova era do marketing explicando a passagem do tradicional para o digital, mostrando caminhos de como entender o consumidor nessa nova era.

 

Posicionamento: a batalha por sua mente (Al Ries e Jack Trout)

O clássico mostra como ser visto e ouvido em um mercado competitivo por meio de posicionamento. A leitura é indicada para qualquer profissional que esteja na área da comunicação da internet, para empreendedores e para quem quer se posicionar e ser notado.

O livro conta casos de sucesso e fracassos das duas últimas décadas, e explica que não basta ter o melhor produto e serviço para ter sucesso, mas sim saber falar com o cliente da forma certa e na hora certa.

 

Cultura da conexão (Henry Jenkins, Joshua Green e Sam Ford)

O novo comportamento do consumidor norteia novas proposições a respeito do relacionamento entre empresas e usuários. De apenas ouvintes, eles passaram a ter espaço e voz, discutem, reagem, comentam, espalham as suas visões e críticas. O livro mostra como saber lidar com os desejos de um público ativo a participar e opinar.

 

Não me faça pensar: uma abordagem de bom senso a usabilidade e na web (Steve Krug) atualizado

O livro trata da usabilidade na web e traz conselhos e exemplos práticos para quem quer mudar a estratégia e parar de enxergar as coisas de forma errada, além de ensinar de forma prática como trabalhar com internet e marketing digital.

 

Global Content Marketing (Pam Didner)

O livro ensina como criar conteúdo excelente para alcançar potenciais clientes e como traçar uma estratégia de marketing que realmente funciona. A internet quebrou as fronteiras e uniu um mundo globalizado através da internet, por isso, o livro fala de uma forma global, com diz o nome, e explica como um conteúdo que engaje independente do país em que estiver.

 

Se você tem alguma sugestão de livros, indique para nós também. Boa leitura e muito aprendizado!

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