E-commerce Meios de pagamento no e-commerce

Meios de pagamento no e-commerce

Por Evandro em 11 de junho de 2012

Depois de escolher a plataforma de e-commerce, layout da loja, é preciso decidir quais as formas de pagamento que serão oferecidas aos consumidores. Esse é um processo trabalhoso, pois infelizmente ainda não existe uma empresa que ofereça soluções completas em pagamento no e-commerce, logo é preciso escolher corretamente quais as alternativas seguras que serão oferecidas aos clientes e que seja também viável ao negócio.

Para escolher os meios de pagamentos, deve ser levado em conta como os consumidores pagam suas compras no comércio eletrônico, para que a loja possa oferecer diversas opções para todo o tipo de comprador. Os meios de pagamento mais utilizados no e-commerce, são o boleto bancário, cartão de crédito e transferência eletrônica.

O boleto bancário representa 20% das compras online, porque ainda há os internautas que não possuem cartão de crédito e muitos que possuem têm receio de utilizar o cartão para pagar compras via internet. Já 67% das compras são realizadas com cartão de crédito, logo é imprescindível contratar um operadora de cartão de crédito, como a REDECARD e/ou a CIELO, por exemplo, que trabalham com várias bandeiras e com isso oferecer aos clientes opção de pagamento no crédito e no débito.

A transferência eletrônica também vem sendo muito utilizada e já representa 2% das compras. Isso porque o processo é bem simples, basta realizar uma conexão com o sistema do banco, informar senha e transferir o dinheiro da sua conta para a conta da loja. Rápido e simples.

Existem também, instituições financeiras que possuem plataformas de pagamento, que dispõe de várias opções, tais como a impressão de boleto e pagamento em qualquer banco, pagamento à vista por transferência eletrônica e muito mais. São o caso, por exemplo, do Banco Itaú que possui a plataforma Shopline, o Bradesco que oferece o Shopfácil e o Banco do Brasil que oferece o sistema de pagamento por meio do BB Office Bank.

Há também no mercado os facilitadores de pagamentos, como o PagSeguro, PayPal e Pagamento Digital. Essas ferramentas são muito vantajosas, pois a própria empresa assume os riscos sobre a transação, o lojista fica despreocupado quanto as fraudes, por exemplo. Essas ferramentas permitem que os lojistas ofereçam aos seus clientes formas de pagamentos por cartão de crédito de várias bandeiras, transferência eletrônica por vários bancos e boleto bancário também.

Essas ferramentas são muito indicadas para quem está iniciando no comércio eletrônico. Isso porque, trata-se de ferramentas fáceis de serem implementadas, que permitem vender também no mercado internacional, e oferece opções para configurar frete das compras, conceder descontos em pagamentos no boleto. Enfim, utilizando estes sistemas de pagamento o lojista fica despreocupado quanto a veracidade ou não das informações informadas na compra dos produtos, pois estas serão de responsabilidade dos facilitadores de pagamentos.

E você, qual meio de pagamento utiliza em sua loja virtual? Conte para nós!

Comente, sugira e participe:

  1. excorte girl 18 de novembro de 2012

    Olá! Você usa o Twitter? Eu gostaria de segui-lo se isso seria ok. Eu definitivamente estou apreciando seu blog e estamos ansiosos para novas postagens. melhores desejos !

    • Luciana Alves 19 de novembro de 2012

      Olá excorte girl,

      Tenho perfil no twitter, sim! Segue: http://twitter.com/lucialvesdedeus
      Fico muito feliz que você esteja gostando do blog! =)

      Abraços!

  2. canon 5d mark III 23 de novembro de 2012

    Eu realmente aprecio este post. Eu estive procurando em todos os lugares por isso! Graças a Deus eu encontrei no Bing. Você fez o meu dia! Obrigado mais uma vez que diz respeito !

    • Luciana Alves 23 de novembro de 2012

      Olá Canon,

      Estou muito feliz por saber que pude ajudá-lo com o post.
      Continue acompanhando o blog e comentando também! 🙂

      Abraços