E-commerce Meios de pagamento mais usados no e-commerce

Meios de pagamento mais usados no e-commerce

Por Jaqueline Piva em 4 de dezembro de 2018

Um dos fatores mais importantes que norteiam o sucesso das vendas de um e-commerce, são os formatos de pagamento oferecidos aos clientes.

Se um cliente não encontra o meio que gostaria de realizar o pagamento da compra, ele provavelmente desistirá e irá buscar na concorrência o formato que mais lhe agrada.

As alternativas disponíveis para o pagamento de uma compra devem ser escolhidas estrategicamente para aumentar as vendas. O indicado é que se tenha o maior número de opções possíveis, isso garante a satisfação e a preferência do cliente.

 

Opções de pagamento

Boleto bancário

Os boletos bancários são muito utilizados como meio de pagamento dentro do e-commerce. A maior vantagem em utilizar esse meio é que não há necessidade da pessoa ter algum acesso, como cartão de crédito ou débito, ou conta bancária, é possível escolher esse formato e realizar esse pagamento em qualquer caixa eletrônico, em lotéricas, postos de Correios ou através da internet.

Uma das desvantagens é a demora na confirmação de pagamento que pode demorar até 5 dias úteis, tornando a finalização de operação um pouco mais longa.

Para uma empresa emitir pagamento por boleto é necessário abrir uma conta corrente em qualquer banco, sendo que a emissão pode ser feita pela própria loja por meio de software de gestão como ERP’s, ou sites terceirizados.

 

Cartão de crédito

O pagamento com os cartões de créditos são os mais comuns, eles oferecem tanto ao lojista quanto aos clientes, mais rapidez e facilidade no momento da compra. Além de possuir a possibilidade de parcelamento e ser aprovada em segundos.

Para realizar essas operações, os gateways de pagamento fazem a integração entre a loja e as operadoras do cartão para que a venda ocorra com sucesso.

As taxas são mais acessíveis, porém para lojas menores os custos podem pesar caso queiram fechar contrato com muitas operadoras de cartão.

 

Transação bancária

Nesse caso a transferência é feita diretamente entre o cliente e a instituição bancária, e o loja recebe parte integral das compras. A responsabilidade de efetuar o pagamento é todo do cliente dentro do prazo estipulado pela loja.

O modelo possui uma desvantagem pelo alto cancelamento de compra, por conta da margem que tem para desistir. A efetuação da compra demora ocorrer, pois só é aceita depois da transferência, antes disso o pedido não é processado e nem enviado ao cliente.

 

Intermediadores de pagamento

Os intermediadores são empresas que ficam responsáveis por todo o processo de pagamento online da loja. Recebem os dados dos clientes, analisam as informações para evitar fraudes, recebem o pagamento, recolhem os pagamentos junto aos bancos e operadores de cartão e repassam ao empresário.

Possui vantagens por disponibilizar diversas bandeiras de cartões, muitas opções de pagamentos, cuidam da análise de fraudes assumindo qualquer caso de contestação de compras.

 

Comente, sugira e participe: