Dicas Tendências do Marketing Digital em 2017: O poder nas mãos do usuário!

Tendências do Marketing Digital em 2017: O poder nas mãos do usuário!

Por Bruno Ananias em 17 de fevereiro de 2017

Em síntese, Marketing Digital são as ações de comunicação que as empresas podem se utilizar nos meios digitais como: Internet, Computadores, Smartphones, Tablets, SmartTVs e outros, com a finalidade de se divulgar ou comercializar algum produto ou serviço, além de ampliar o relacionamento com o cliente.

Vamos compreender juntos quais estratégias guiarão nossos negócios digitais no ano de 2017.

 

O “Fator X”, pessoas são mais importantes que negócios.

Uma das principais chaves para este ano sem dúvidas é o relacionamento. Já faz algum tempo que as pessoas tem buscado nos produtos e em suas marcas um algo a mais, uma entrega, um benefícios maior do que o produto ou serviço em si é para elas.

Esse acontecimento é algo que chamamos de Diferencial Humano, sem aspas, diretamente isso. As pessoas querem ser ouvidas e querem se relacionar e isso é algo que vem na contramão das mudanças que muitas vezes esfriam as relações e tornam distantes as pessoas, vivemos em Tempos Modernos.

O Diferencial Humano não é você ter pessoas 24 horas por dia conversando com seus clientes, mas sim aplicar novas estratégias e mudar a comunicação de forma que seu público alvo tenha uma percepção diferenciada a ponto de ser atraído e desejar sua marca, seus produtos ou serviços.

Não é mais somente sair bombardeado com preços, promoções e benefícios que sua empresa ou produto oferece. As pessoas não querem mais só saber “o que?” e sim “o por quê?” de comprar ou contratar algo.

A venda é uma consequência da mensagem que você passa ao universo, se inspire com o vídeo abaixo.

 

Gestão de Crises, você precisa saber disso!

A comunicação trás muitos benefícios, mas também gera situações desconfortantes que precisamos saber lidar e tratar sim, se quisermos garantir ainda mais sucesso em nossos negócios.

Hoje em dia existes muitos sites que o usuário pode se expressar tanto positivamente, quanto NEGATIVAMENTE e isso tem feito com que muitos negócios anônimos sejam evidenciados e grandes players ou nomes mais conhecidos tenham lá suas dores de cabeça.

Seria cômico se não fosse trágico! Mas calma, não é nada para se desesperar e desespero é algo que não combina com esse tipo de situação, não permita-se responder esse tipo de acontecimento com a cabeça quente, oriente sua equipe para ser cordial, indicando a pessoa para a melhor solução sempre na base da cordialidade.

A gestão de crise nas mídias sociais e nos sites de reclamações podem se tornar uma boa oportunidade que pode transformar a maneira que o usuário enxerga ou enxergou sua empresa. Saiba lidar com esse novo desafio e conquiste ainda mais seus clientes!

 

Redes Sociais: um resumo de como atuar em cada canal.

 

“Bom dia” galera do WhatsApp!

Cuidado com a criação de GRUPOS! Afinal, quem aí não tem um grupo de amigos, família ou até mesmo seu grupo de negócios/vendas repleto de bom dias, mensagem, correntes fantásticas e outras variações que as pessoas não resistem de compartilhar, pois é!

Grupos são bons para agregar várias pessoas e falar com elas ao mesmo tempo, mas você não tem controle sobre o que estas pessoas postam ou mesmo uma grande quantidade de mensagem e comentários sobre seu comunicado pode fazer com que outras pessoas não vejam e gere a necessidade de ser reenviado.

Nada é perfeito! Mas existe soluções melhores, como por exemplo a LISTA DE TRANSMISSÃO. Conhece?

O aplicativo permite que você monte listas com vários contatos e consiga compartilhar com todos sem a necessidade de criar um grupo ou enviar um por um, neste caso o seu contato recebe uma mensagem diretamente de você como uma conversa individual e pode interagir num canal somente entre vocês dois.

Um exemplo interessante de usa para lista seria uma loja de roupas com pelo menos 2 departamentos: Feminino, Masculino. Neste caso o mínimo seriam 2 listas diferentes onde você poderia interagir com cada público enviando o conteúdo que interessa a cada um. As opções são muitas, cada empresa usará como entende ser melhor.

Para que sua Lista de Transmissão funcione corretamente, não se esqueça de comunicar seus contatos e pedirem para eles terem seu número salvo na agenda!

Telefone, Fax, E-mails e porque não WhatsApp? A aplicativo tem sido usado habitualmente por todos que tem um smartphone e conexão de dados, devido a sua praticidade e o recursos que oferece. Então porque não constar como meio contato em seu site? Se fizer isso lembre-se apenas de poder atender a demanda e não deixar ninguém sem resposta.

Em nossa agência já é assim, você pode entrar em contato com nosso departamento comercial para montar seu site, loja virtual ou sistema web diretamente em nosso WhatsApp:  18.99642-8454

Gostou da Dica? Já conhecia? Se tiver alguma dúvida deixe nos comentários para que possamos lhe auxiliar. No futuro falaremos mais a respeito de WhatsApp. Até lá não deixe de seguir nosso blog para saber das novidades e tendências para este e outros canais.

 

Eaí, curtiu? Facebook!

Facebook para empresas, primeiro de tudo fuja do amadorismo e crie agora mesmo sua fanpage, se você usa um perfil para comunicação de sua empresa, converta esse perfil em página para garantir uma comunicação profissional e adequada com seu público.

A rede de Mark Zuckerberg é uma das mais utilizadas e as pessoas adoram interagir com suas marcas favoritas, ou que se tornaram de acordo com seu comportamento estratégico nas redes sociais ou de relacionamento.

A princípio as pessoas estão no Facebook para se conectar a pessoas, por isso é essencial uma comunicação diferenciada e humanizada na rede. Lembra do “Fator X”?

Fale a linguagem da rede, entenda o que as pessoas compartilham e o que elas gostam de ver. Não peça por curtidas, crie conteúdos que seus usuários desejem curtir. Perguntar é uma boa maneira de gerar interação com suas postagens. Porém, se perguntar, esteja preparado para responder.

O Facebook é uma rede que também permite anúncios que podem entregar seu conteúdo e mostrar sua empresa para pessoas que se interessem pelo que você oferece. Conheça melhor a rede e tire o máximo proveito de todos os recursos que ela oferece.

Conecte-se com nossa agência no Facebook para acompanhar nossos projetos e novidades.

 

Instagram: Uma imagem fala mais que mil palavras!

O Instagram é sem dúvidas uma das grandes tendências deste ano. Se atente as novidades que estão para serem lançadas ou já em funcionamento e garanta o sucesso de seus negócios na rede.

Principalmente para quem tem uma loja virtual o “Insta” é um grande aliado, e-commerces de roupas, plantas, semijoias, joias e tantos outros podem atrair seus usuários com as imagens de seus produtos ou produções completas, modelos usando, aplicações, sugestões de look, dicas de cuidados, são muitas as opções.

Instagram Stories, já ouviu falar? A última novidade lançada pelo rede inclui postagens que duram 24h e notificam seus seguidores que você acabou de publicar algo. O Stories suporta fotos, vídeos de até 1 minuto e também aparições ao vivo, uau!

Imagine sua audiência vendo em tempo real aquele seu lançamento, com alguma pessoa usando ou modelando seu produto. Os vídeos ao vivo do Stories não ficam gravados, porém podem ser muito bem aproveitados. Use sua criatividade.

Por último e não menos importante, NÃO queira produzir um “TEXTÃO”, em uma rede que as pessoas estão principalmente para consumir imagens. A imagem é seu principal recurso para prender a atenção e atrair os usuários.

Estamos também no Instagram, segue a gente por lá, queremos inspirar você com aquilo que nos inspira.

 

Sua empresa precisa estar no Linkedin

Linkedin a maior rede profisisonal do mundo, onde assuntos relacionados a carreira e trabalho são tratados em um ambiente mais formal e organizado que as redes sociais mais populares como Twitter e Facebook.

Voltado para o network entre empresas e empresas, empresas e profissionais, esta é mais uma rede onde você pode e deve estar para aparecer e divulgar seu negócio ao mundo. O Linkedin é também um grande centro de promoção, divulgação e aperfeiçoamento profissional.

Usamos o Linkedin para se aproximar de nossos parceiros e conectar-se com nossos colaboradores. Dê uma passada pela rede e já se conecte com nossa Agência por lá. Estamos te esperando!

 

Twitter, 140 caracteres que voam!

“A rede mais rápida de todas!”

“No twitter o assunto que é novo agora, daqui a pouco não é mais Trend Topics da vez.”

“Se você emplacar e fizer sucesso vira até #HashTag ou pode pegar carona nas existentes.”

“A última que participamos foi do #fimdomundo, parece que não deu lá muito certo, ainda estamos aqui.”

“Não foi dessa vez e #JaQueNaoAcabouEu vim aqui escrever este post para vocês”

Não entendeu muito porque das frases curtas acima? Calma, não vamos terminar este tópico escrevendo tudo em formato de Twitter, mas gostaríamos de dizer que  você nunca vai ver outro lugar onde apenas 140 caracteres comunicam tanto como lá no TWITTER.

Acompanhe as tendências e assuntos da rede. Seja breve, certo que você não tem lá opções de querer mais que 140 caracteres, risos, entenda o funcionamento da rede e faça o melhor que puder para se comunicar com seu público.

O Twitter é uma rede muito dinâmica e tem muito potencial para ser explorado, vamos deixar uma dica para você seguir, principalmente se você possuir um e-commerce.

Siga o perfil do @PontoFrio e se inspire com tweets do “PIN”, uma persona muito gentil que se comunica com o público da marca e consegue atrair e encantar os usuários como potenciais clientes para compra.

Veja essa palestra marcante sobre o “PINGUIN” a persona do Ponto Frio, no Fórum E-Commerce Brasil 2013, onde estivemos pessoalmente assistindo esse grande comunicador do Twitter que vendeu em 2012 cerca de 20 milhões de reais nas redes sociais.

Já sabe né? Risos! Estamos por todas as partes na web, não só acreditamos nessas tendências, como fazemos parte de todas elas, siga também nosso perfil no TWITTER.

 

CONCLUSÃO

Quando falamos aqui de tendências, precisamos entender que não são fatos absolutos, mas são informações e sugestões baseadas em dados reais de tudo que vem acontecendo até agora no digital e que podem definir nossas estratégias neste ano de 2017.

Falamos aqui do Diferencial Humano, Gestão de Crises e algumas das principais redes sociais do momento, tome tudo isso como base para pautar sua ações e aumentar a assertividade do seu posicionamento estratégico de Marketing Digital.

E como falamos nas 9 dicas para criar um site de sucesso, nada é mais pessoal do que seu próprio site. Não deixe-o fora da programação Marketing Digital, seu site é mais que uma tendência é uma premissa do Marketing Digital ao longo dos anos.

Existem muitas integrações de site e lojas virtuais com as redes sociais que valorizam muito seu projeto e facilitam com que seus usuários conecte-se ainda mais com sua empresa. Veja aqui um grande case nosso que faz muito bom uso de suas redes sociais integradas ao site.

Bom! Isso é tudo, ou boa parte de tudo que pode ajudar sua empresa a se engajar ainda mais no Digital em 2017.

Esperamos ter colaborado para seu conhecimento e caso tenha alguma dúvida pode deixar abaixo nos comentário que teremos o prazer em responder.

Caso quiser saber mais sobre alguma rede em específico ou alguma outra que não citamos aqui, pode pedir nos comentários ou dar uma pesquisada em nosso blog para descobrir mais.

Sucesso a todos!

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