Desenvolvimento Magento 1.9 ou Magento 2 qual a melhor opção para minha loja virtual?

Magento 1.9 ou Magento 2 qual a melhor opção para minha loja virtual?

Por Evandro em 10 de outubro de 2017

Magento 1.9 ou Magento 2 qual a melhor opção para minha loja virtual?

Apesar de lançado há a quase dois anos, muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto a utilização do Magento 2 e se vale a pena migrar das versões antigas para a atual. Se a proposta for facilidade de uso, velocidade, fácil acessibilidade e versatilidade, a sugestão mais apropriada é apostar na versão mais recente.

Principais Diferenças

Painel Admin

Logo de cara, uma das maiores diferenças entre a versão 1 e 2 é a mudança no layout do dashboard do painel admin.

O painel de administrador do Magento 2 teve o menu orientado à esquerda, além de organizar de uma forma diferente os itens, otimizando a navegação de forma rápida e intuitiva.

Segurança

Uma alteração importante para a segurança da plataforma foi a remoção do diretório /downloader no Magento 2.

Na versão anterior, esse diretório ainda está presente e pode significar grande falha na segurança, visto que pode ser utilizado como porta de acesso a invasores. Portanto, é importante saber como alterar esse diretório e torna-lo seguro.

Atualizações de Linguagens

Uma das melhorias mais significativas para nós devs é a possibilidade de utilizar as versões mais recentes do PHP (5.6 e 7.0), HTML 5, CSS 3.3 e também do jQuery.

Desempenho

Um site lento obviamente diminuirá a taxa de conversões da loja. Pensando nisso, os desenvolvedores do Magento melhoraram – e muito – o desempenho da plataforma. De acordo com os relatórios do Kissmetrics a versão 2.0 da plataforma está até 20% mais rápida.

Lembrando que para diminuir o tempo de abertura e carregamento é importante otimizar sua loja tanto a nível de desenvolvimento quanto a nível de hospedagem.

Visualizações de Página por Hora

O Magento 2 pode suportar até 10 milhões de visualizações de página por hora, muito superior à sua antiga versão, que poderia suportar até 500 mil de visualizações no mesmo período.

Processamento de Pagamento Otimizado

Já sabemos que quanto menos tempo o visitante passar na página de checkout mais fácil será para ele finalizar a compra. Pensando nesse fator, foi levado em consideração no desenvolvimento do Magento 2 a elaboração de um checkout altamente otimizado e simplificado.

Melhoria na criação de produtos

A criação de produtos no painel de administração do Magento ficou mais simples do que antes e agora conta com recursos de importação até 4 vezes mais rápidos.

Mobile melhor e mais amigável

Como a maior parcela das pesquisas realizadas no Google são feitas através de dispositivos mobile, o Magento 2 melhorou a adaptação ao mobile, ajudando no desenvolvimento de temas responsivos e com SEO amigável.

Cache

O gerenciamento de cache teve alteração entre as duas versões. Agora no Magento 2 você conta com suporte à limpeza embutida, sem falar na integração com o Varnish Cache.

O Varnish é a principal tecnologia de aceleração HTTP e responsável pelas solicitações comuns de cache. Com ele você reduz a carga do servidor e aumenta a velocidade de carregamento das páginas.

A plataforma conta também com um sistema de salvamento completo de páginas estáticas. Assim, todo o conteúdo estático da página é salvo em cache e entregue muito mais rápido.

Área de Testes

Uma exclusividade da versão 2 do Magento é a plataforma nativa de testes. Isso facilita muito a sua vida quando precisar fazer qualquer tipo de alteração na loja. Esse ambiente permite que qualquer loja possa executar testes automatizados e não importa o tamanho do site. Esse recurso é muito bom porque as alterações só aparecem para os visitantes assim que estiverem funcionando 100%.

Conclusão

Podemos concluir que, certamente, com todas as mudanças e melhorias o Magento 2 é hoje a melhor opção entre as duas versões para criar uma loja na plataforma.

 

 

Comente, sugira e participe:

  1. jully 23 de agosto de 2018

    Olá, Alguma função foi retirada do magento 1 para 2 ?
    usava a função de tempo de produção no magento 1. é possível utilizar no magento 2 ?