E-commerce Machine Learning: como pode ajudar o seu negócio

Machine Learning: como pode ajudar o seu negócio

Por Jaqueline Piva em 21 de maio de 2018

Machine Learning é um avanço tecnológico que promete facilitar a vida de quem trabalha com dados e que está sendo usado por alguns ramos do mundo digital.

O “Aprendizado das Máquinas” significado do termo vem ganhando destaque e cresce gradativamente. Machine Learning pode ser resumido na capacidade das máquinas de aprenderem com grande volume de dados.

É algo bem futurista mas que já está em pauta por trazer vantagens às empresas, vantagens essas que todos procuram: a otimização de tempo e consequentemente o aumento da produtividade.

Isso se dá por conta de que as máquinas podem substituir o trabalho de humanos, que aí poderão ter outros focos.

 

Vantagens

  • Dados preditivos

No aprendizado da máquina os algoritmos analisam os dados recebidos e geram respostas e previsões. A tecnologia se destaca por ser muito preditiva e conseguir dar respostas do que ainda poderá acontecer somente analisando dados e histórico,  à medida que a máquina dará soluções que permitem desenvolver estratégias de marketing estruturadas e assertivas.

A forma como as plataformas de Machine Learning interpretam os dados preditivos ainda é limitada, mas serão feitas soluções para que seja o mais preciso possível. Com resultados melhores, as empresas verão a técnica com uma grandiosa vantagem.

No marketing essa é uma inovação que agrega muitos valores, já que é uma área que depende da análise de dados e que objetiva alcançar o público no momento mais adequado. As campanhas poderão ser mais efetivas já que se sabe diretamente com quem está falando.

 

  • Automatização e Aumento da produtividade

A automatização de processos repetitivos pode ser uma das grandes vantagens com benefícios internos para a empresa. Resulta na redução de custos de produção, porque dispensa o número de pessoas que se dedicam a uma determinada função.

Além disso, o aprendizado da máquina permite registrar o tempo e a participação de cada colaborador, avaliando o desempenho dele em cada tarefa. Assim o software aprende como e qual funcionário trabalha melhor em cada tarefa. Com esses dados em mãos fica fácil designar as funções, colocando-os nas áreas em que rendem mais.

Outro benefício é o tempo livre que os funcionários têm para se dedicar a outros projetos de seu interesse, mas que podem gerar resultados para as empresas. Tudo isso aumenta a produtividade de um empresa.

O aumento da produtividade ainda se dá por conta de que as máquinas trabalham com a identificação rápida de problemas, nas análises de relatórios e nas tomadas de decisões. Processos esses que não seriam possíveis sem a ajuda da inteligência artificial.

 

  • Experiência do consumidor

Quanto a experiência do usuário, o Machine Learning pode ajudar nos aspectos que dizem respeito ao relacionamento do cliente e a empresa. O suporte que uma empresa oferece ao seu cliente é a chave para que ele se sinta importante.

O atendimento ao consumidor é alvo de muitas reclamações. Com o aprendizado das máquinas esse canal pode ser automatizado com ferramentas que forneçam respostas rápidas e precisas. A inteligência artificial torna esse contato humano, usando uma linguagem natural diferente dos chatbots comuns.

Outro ponto importante que vale ressaltar é a coleta de dados do comportamento dos clientes, incluindo passos e decisões, o que os clientes mais apreciam em relação aos produtos e também ao visual. Pode-se também entender qual o tipo de promoção os clientes mais gostam e qual tipo de promoção é mais relevante para cada um.

Dessa forma, a coleta desses dados podem influenciar de maneira a melhorar a experiência que uma loja virtual tem com os seus clientes, por exemplo. O Machine Learning consegue entender o cliente e suas necessidades, reduzindo o tempo de respostas, melhorando o suporte e aumentando a capacidade da equipe de vendas. Trazendo ao usuário um processo agradável e personalizado.

 

Como o Machine Learning pode ajudar o seu negócio

 

Conclusão

A presença das máquinas e da inteligência virtual será cada vez maior, e trabalharão juntos: as máquinas e humanos, porque mesmo que as máquinas façam esse trabalho, os humanos nunca deixarão de ser matéria prima na realização de trabalhos que envolvam outros humanos como alvo.

O potencial do Machine Learning traz a eficiência que toda empresa procura. E isso não está em um futuro tão distante, as máquinas já estão começando a dominar o mundo! Mas é bom lembrar que o aprendizado das máquinas não serve para substituir o trabalho das pessoas, mas sim para somar e apoiar.

Essas são só algumas das vantagens que a tecnologia oferece. Veja a inteligência artificial fazendo parte da sua loja virtual.

 

 

Comente, sugira e participe: