E-commerce M-commerce, o futuro do comércio eletrônico

M-commerce, o futuro do comércio eletrônico

Por Jaqueline Piva em 29 de maio de 2018

Você já ouviu falar do termo ‘M-commerce’?

 

O e-commerce conhecido pela maioria, é o comércio eletrônico. O M-commerce ou mobile commerce é o consumo de produtos ou serviços feitos de smartphones ou tablets.

Agora você já sabe o que é, e certamente também já usou seu celular para buscar produtos ou serviços. Esse mercado tem mostrado crescimento significativo nos números de compras on-line.

Segundo o relatório Webshoppers, no ano de 2017 o e-commerce contou com 27,3% das compras realizadas na internet feitas através de dispositivos móveis. Um número alto, no qual empreendedores devem ficar espertos e apostar fortemente na alternativa!

 

Mas porque o M-commerce cresceu tanto?

 

O crescimento de vendas feitas por dispositivos móveis é consequência de fatores como o aumento de pessoas usando o celular e acessando a internet e do aumento e investimento das empresas no mercado eletrônico.

A venda de eletrônicos é o que mais aumenta todos os anos, hoje dificilmente você encontrará alguém que não tenha celular. O acesso à internet também se tornou algo que faz parte da vida das pessoas, seja pelo WI-FI ou 4G sempre estamos conectados.

E assim consequentemente maioria das tarefas feitas nos desktops, passam a ser feitas através dos smartphones, pela praticidade, por conta da rotina e por hábitos que adquirimos. E a busca e compra online estão incluídas nessas tarefas.

 

O consumidor

 

O comportamento do consumidor também mudou com as mudanças de hábitos em relação ao acesso da internet e dispositivos móveis. Tudo é muito imediato!

O acesso rápido e prático que o celular permite, faz das pessoas espelho disso. A instantaneidade se torna presente. Pesquisas, consumo de conhecimento e informação, conversas; tudo é feito ali, até as compras.

A rotina e a falta de tempo influenciam diretamente nesses fatores, é tudo feito e decidido em segundos, chamado de micro-momentos.

 

 

M-commerce o futuro do negócio eletrônico

 

 

O comportamento do M-commerce

 

E como fazer para atender essas pessoas?

As opções para essa adaptação são de lojas responsivas e o M-commerce.

A Loja responsiva é aquela que adapta seu e-commerce para todos os tamanhos te tela. O mesmo site que é desenvolvido para o desktop, é disposto de forma que se adapte ao tamanho de tela de quem acessa.

A administração do conteúdo é um só, o que não pode ser contado como vantagem apesar de ser responsivo.

As expectativas e ações realizadas por quem acessa por dispositivos móveis não são as mesmas de quem acessa do computador, ou seja, não é apropriado que o conteúdo e layout seja o mesmo para atender públicos diferentes.

E aí entra o M-Commerce, o desenvolvimento de uma plataforma exclusiva para o ambiente mobile. Assim você terá um site que funciona no desktop e um que funciona em smartphones e tablets.

A criação de uma estratégia para o mobile é diferente para as estratégias de outras telas. Com o imediatismo por parte dos usuários, a loja m-commerce deve ter a praticidade e conforto que uma pessoa que acessa do celular quer.

As compras devem ser ágeis e intuitivas, ninguém quer perder tempo, é um clique e pronto. A plataforma também permite a criação de um ambiente 100% personalizado. O consumidor deve ser ouvido, sendo que nesse ambiente é onde se sentem à vontade para serem ouvidos.

Os aplicativos também são uma forma de atender essa demanda do mobile. Como são desenvolvidos especialmente para esses clientes, a conversão tem aumentado.

O principal objetivo dos appps de venda mobile é criar uma conexão com os usuários. E facilita também entender a jornada de compra dos consumidores, além de otimizar a experiência do usuário de forma mais específica.

 

O futuro do M-commerce

 

Sabemos que tudo muda muito rápido, o que ontem era novidade ou um hábito cotidiano amanhã pode não ser mais. Mas acredito que o uso dos dispositivos móveis só tem a crescer e consequentemente as compras mobile também.

Quem ainda não está adaptado a esse formato, está perdendo tempo! Então não  demore! Aderir o que os consumidores querem e precisam devem sempre ser ponto crucial nas estratégias da empresa.

O mundo mobile é inovador, promissor e impressionante, com certeza você só irá ganhar se investir. O M-commerce é o futuro dos negócios!

Você já possui uma loja virtual e quer se adaptar? Quer começar uma do zero? Nós temos a solução para você! Vem conversar com a gente e saber mais www.netzee.com.br

 

 

Comente, sugira e participe: