Dicas KPIs essências de um e-commerce

KPIs essências de um e-commerce

Por Bruno Ananias em 31 de outubro de 2017

Você sabe o que são e para que servem as KPIs? No marketing digital é fundamental coletar , analisar os dados para mensurar os resultados de uma estratégia, neste ponto definir quais dados dentre tantos disponíveis são realamente importantes, é aí onde a definição de KPIs se faz necessária.

 

Afinal, o que são KPIs?

Key Performance Indicator ou simplesmente KPI, traduzido de forma livre e direta seria algo como “indicador-chave de desempenho”, que representa um conjunto de métricas essenciais para medir o retorno das ações em seu e-commerce, de acordo com os objetivos que você definiu.

Através dos KPIs, é possível saber com precisão o desempenho de uma estratégia através de dados consistentes.

 

KPIs essenciais para seu e-commerce!

 

Retorno sobre o investimento (ROI)

A KPI de ROI (do inglês Return On Investiment) é usada para saber o sucesso de suas campanhas de acordo com o retorno obtido mediante ao seus investimento em ações de marketing e melhorias em sua loja.

Em resumo este indicador mostra quanto a empresa investiu e quanto ela obteve de retorno sobre este investimento, comparando com o lucro alcançado!

 

Taxa de Crescimento Anual

Acompanhar a taxa de crescimento do seu e-commerce é importante para entender o desempenho alcançado por suas campanhas durante o ano, fazendo comparações entre dois períodos e eliminando as variações que os efeitos sazonais podem causar.

Esta análise também pode ajudar a compreender as tendências a longo prazo e desenvolver uma visão real do cenário de atuação.

 

Valor de cada cliente para empresa – Lifetime Value (LTV)

Analisando este dado é possível saber quanto um determinado cliente gasta com sua empresa e qual o ‘valor’ dele para o seu negócio, tendo com base estimar o lucro que o relacionamento empresa+cliente pode proporcionar.

Esta análise ajuda a focar não somente em lucros pontuais, mas nos lucros que podem ser obtidos a longo prazo, como consequência deste relacionamento com o seu público.

Ticket Médio

A termo já é bastante popular e expressa qual é a média de gasto por pedido realizado em sua loja. O resultado do Ticket Médio é feito dividindo o valor de faturamento pelas vendas realizadas no período analisado.

Os dados de valor médio por pedido são importantes para avaliar o desempenho de seu negócio, principalmente se ele tem vendido e qual o comportamento de compra de seus clientes. Pensando nisso você pode elaborar estratégias para aumentar este ticket médio agregando valor ao seu negócio perante o público.

 

Taxa de Conversão

Sem dúvidas para a maioria dos lojistas a taxa de conversão é uma das métrica mais observadas na análise das campanhas de marketing digital realizadas. A conversão acontece quanto uma visita em seu site atinge os objetivos estipulados, seja ele, o preenchimento de um formulário de contato, o download de alguma oferta, e no caso do seu e-commerce, uma compra finalizada com sucesso.

A taxa de conversão é obtida sobre a proporção de conversões geradas pelo número de acessos que sua loja/site recebeu. Através dessa métrica você pode identificar as estratégias que trazem usuários com maiores chances de conversão, permitindo com que você melhores o direcionamento dos investimentos e gere melhores estimativas de resultados possíveis.

 

CPA: Custo por Aquisição

Quanto você investe para conseguir novos clientes? A resposta para esta pergunta representa o valor do seu CPA. O CPA é uma estimativa de quanto de investimento será necessário para que você conquiste um novo cliente para seu e-commerce.

De todos os KPIs apresentados, este é um dos que mais se destaca, pois é um claro e importante indicador de desempenho, saber analisar e melhorar seus resultados pode fazer toda a diferença entre obter lucro ou ficar no prejuízo com os esforços de atrair novos clientes.

 

Taxa de Abandono de Carrinho

Uma das maiores preocupações dos lojistas sem dúvidas é a taxa de abandono de carrinho, pois quanto maior for esta taxa, significa que seus clientes estão enfrentando dificuldades de concluir a compra em sua loja. É um bom indicador para avaliar e executar as melhorias, mas a falta de atenção a está métrica ou a atenção tardia pode comprometer o desempenho em vendas de sua loja.

Esta métrica precisa de uma atenção mais que especial, pois uma vez que o cliente chegou até seu carrinho, significa que ele realmente tinha algum interesse em adquirir um produto de sua loja, mas o que pode ter ocorrido que o levou a desistir do processo de compra? A ocorrência de carrinhos abandonados acontece naturalmente em todos os tipos de lojas virtuais, independe do tamanho ou de quem seja a loja, porém, é preciso estar atento a um número alto dessas recorrências para avaliar as funcionalidades e outras características de seu e-commerce que podem estar levando os clientes a abandonarem seus pedidos.

 

Acompanhe sempre este KPIs essenciais do E-commerce

Ao realizar um acompanhamento preciso e constante destas métricas você passará a ter uma visão mais assertiva do desempenho de seu negócio na internet.

Entender com precisão o que seus clientes compram, o que eles não gostam, ensinar o seu público a comprar melhor, fideliza-los e o principal, dominar todos estes dados pontuais sobre retornos e investimento, se tornará muito mais fácil desenvolver novas estratégias para alcançar resultados melhores e maiores, além de minimizar os erros e contribuir ainda mais para o crescimento do seu e-commerce.

Boa análise, boas vendas e sucesso na caminhada!

 

 

 

Comente, sugira e participe: