Dicas Instagram Shopping: como aumentar suas vendas utilizando a ferramenta

Instagram Shopping: como aumentar suas vendas utilizando a ferramenta

Por Jaqueline Piva em 12 de março de 2019

Atualizando os números: hoje são mais de 1 bilhão de usuários ativos no Instagram segundo uma pesquisa feita pela Goobec. Esse número foi alcançado em 2018, quando saiu da marca dos 700 milhões de conta ativas.

Esse número salta os olhos de anunciantes e lojistas que veem nas redes sociais oportunidades de vender mais. Isso fica ainda mais interessante quando as plataformas disponibilizam recursos para ajudar nas vendas, como no caso do Instagram.

Esse crescimento no número de contas ativas, é explicado pelo aumento na quantidade de pessoas adquirindo smartphones, o que também impulsiona as lojas se planejarem para atender esse público mobile.

O Instagram aos poucos veio cedendo aos lojistas, e dando mais autoridade e oportunidade para que vendam. A mais nova ferramenta que auxilia os anúncios do Instagram a terem mais visibilidade é o Instagram Shopping.

O que é e como funciona o Instagram Shopping?

O Instagram Shopping pode ser definido como uma vitrine. Dessa forma fica claro e explicativo o ‘shopping’.

Agora o usuário pode navegar como se estivesse em uma loja virtual, mas dentro do Instagram. É um feed, onde pode-se ver preços dos produtos nas próprias imagens, por meio de um balão onde aparecem as informações.

Para ter acesso a essa ferramenta, a loja precisa ter uma conta comercial, e como a maioria dos processos do Instagram, o gerenciador é o Facebook.

Através da marcação de um produto e da aba chamada ‘comprar’ no perfil, é possível direcionar os usuários com um link para a loja. Assim, fica mais fácil que o cliente encontre a loja e faça uma compra. Um clique e os valores estão na tela, é só acessar a loja e comprar.

Para configurar o Instagram shopping é preciso ter um catálogo de produtos cadastrados no Facebook. Para acessar essas configurações só através do Gerenciador de Negócios.          

Caso ainda não tenha o catálogo cadastrado, você pode criar um e esperar que ele seja aprovado.

As configurações de postagem são bem simples, com os produtos cadastrados, é só fazer o processo de postar a foto, e no lugar de marcar um amigo, o nome a ser colocado deve ser o nome do produto.

Instagram Shopping como vender mais

Dicas de como ter sucesso com o Instagram Shopping  

Fotos atrativas

Não é simplesmente postar a foto de uma roupa. A foto precisa ser contextualizada, estar dentro de um contexto para que chame a atenção e seja compreendida.

A produção da foto também é essencial, e encantar os olhos dos clientes é o primeiro passo para que ele te note.

Mas não exagere na quantidade de produtos por foto. O recomendável é três, no máximo 4, mas é possível adicionar até 5 produtos.

Diversifique tipos e formatos

O próprio Instagram possui diversos formatos de publicação, então utilize-os para que as fotos não caiam na mesmice.

Poste nos stories, faça carrossel de imagens, mude os cenários das fotos. Não fique focado só em fotos dentro de estúdios, busque também equilibrar com a espontaneidade.  Além disso, os vídeos são uma ótima sacada para divulgar. Pode ser um boomerang, vídeos pequenos, não necessariamente grandes produções, levando em conta também o tempo de vídeo que a plataforma permite.

Use a linguagem do público

Use a linguagem do seu público em todos os contextos, em legendas, descrições, nas fotos. Se você possui uma loja de vestidos de noivas, por exemplo, as suas fotos serão tiradas ao ar livre, na rua? Ou seria viável fazer uma produção em que o vestido converse melhor com o ambiente? Isso é usar a linguagem do público, conversar com ele. Não é apenas vender e divulgar.

O Instagram é uma boa forma de vender mais, alcançar novas pessoas, e divulgar seu produtos em uma das maiores redes sociais do mundo.

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