Design Importância e vantagens dos banners para a loja virtual

Importância e vantagens dos banners para a loja virtual

Por Jaqueline Piva em 14 de agosto de 2018

As lojas virtuais, apesar de serem virtuais, também possuem seus banners. O que gera as vezes confusões para quem não está inserido no meio, visto que quando falamos de banners, as pessoas pensam em algo físico.

O banner na loja virtual não é algo físico, mas as suas finalidades por sua vez, podem ser as mesmas. Assim como as lojas físicas tem suas vitrines, anúncios de promoções em banners, outdoor, as virtuais também.

Como diz o ditado, a primeira impressão é a fica. E nisso já é possível identificar a sua importância. Quando abrimos um site, a primeira aba é o que chama a atenção. E seu banner precisa estar lá, muito bem feito e elaborado, de preferência.

Muitas vezes ele é o responsável por atrair os clientes e segura-lo ali por mais tempo, gerar cliques e até mesmo vender. Ele é a principal forma de chamar atenção e ocupa um espaço grande no layout da loja.

 

Tipos de banners e suas finalidades

Os banners têm muitas finalidades, e para cada um existe um tipo diferente, seja no tamanho, posição em que ocupa e elementos que o compõe.

Os banners podem ter as seguintes finalidades:

Comunicar: são feitos apenas com a finalidade de comunicar o público sobre algo, algum evento, datas, ideias, ou uma ação da loja. Pode servir para preparar o público para algo que está por vir, alguma comemoração, mudanças. Esses também podem ser chamados de banner temáticos.

Promocional: esse modelo serve para promover algo, uma oferta, cupons de descontos, pode também vender algo. Nele o que precisa conter é o produto ou o ganho que a pessoa terá ao adquirir.

É o mais importante banner que uma loja virtual pode ter, por apresentar produtos, impactar fortemente o público e gerar ações direcionadas como cliques e vendas, tudo isso mais rapidamente, sem que o cliente precise navegar na página. Isso também impulsiona de forma a realizar mais vendas.

 

 

 

 

Os banners podem ser:

Estático: como diz o nome, ele não se movimenta. Fica fixo em lugar determinado da página e contém um conteúdo que deverá ter sua finalidade apenas ali.

Slide: muitas lojas estão apostando nesse formato e ele vem crescendo bastante. Consiste em trazer vários banners em slide, onde eles vão passando para o lado. Você pode passar várias mensagens visualmente, o que gera maior impacto, e isso sem estender o seu site com muito conteúdo e perder o cliente.

Eles podem ter a transição pro lado automaticamente com um tempo estipulado, ou pode ficar a critério do usuário passar, aí haverá a necessidade de botões e, ou setas para indicar a ação. Se os banners forem criados com qualidade, esse formato de carrossel pode agregar muito para a loja, visto que podem ser usados muitas técnicas e estratégias pra vender mais.

 

Formatos do banner:

Banner home: ele geralmente fica posicionado abaixo do menu principal, localizado na primeira aba. É o mais usado por chamar mais atenção. É o melhor lugar para aplicar toda as outras técnicas para atrair os primeiros olhares.

Banner lateral: ele fica situado no canto direito ou esquerdo do site, chama menos a atenção, e pode ser usado para anúncios mais específicos. Vem sendo menos utilizado, mas ainda assim é usado. Fica exposto na maioria das vezes nas páginas de categorias.

Banner régua/informativo: esse é menor e fica acima ou abaixo do banner home. Geralmente traz informações, como valor de frete, formato de pagamento e é complementar ao banner principal, trazendo essas informações de forma mais limpa e organizada.

Banner de categoria: fica posicionado separadamente e mais especificamente dentro das categorias de um site e tem objetivos direcionados relativo as categorias em que está integrado.

Mini banner: fica junto da vitrine dos produtos, fica associado às vezes apenas a algum produto, fica em blocos ou colunas e tem poder da venda rápida.

Banner mobile: não dá pra pensar em criar banner sem pensar em fazer ele para os dispositivos móveis. Ele se adequa a qualquer tipo de tela e é menor, configurado para funcionar com as mesmas funcionalidades e atingir o público concentrado no digital mobile.

Banner animado: os banners em movimento ou animados, são um tipo de gif. Você deixa seu site mais interativo, atrai os olhares e causa mais impacto. Eles comprovadamente mais clicados que os estáticos.

Por que devo atualizar meus banners regularmente?

Personalizar banners já um avanço para uma loja virtual atingir seus objetivos. Mas não só o fará conseguir os melhores resultados. Altera-los conforme as necessidades do momento, das épocas, com as promoções, datas especiais, fazem com que você interaja mais com o seu público.

Por ser a porta de entrada do seu site, o banner principal precisa de constante atualizações e testes. O perfil do atual usuário de internet gosta de movimento e interações, então imagine alguém entrando no site, esperando uma novidade e está tudo lá a mesma coisa de sempre? Uma hora o usuário deixa de ir até você.

Se você tem uma loja, provavelmente deve fazer promoções para os clientes, e onde isso está vinculado? As promoções anunciadas em banners ganham mais olhares e vira até hábito do consumidor ir visitar pra ver a promoção da vez, o olhar já fica direcionado para o banner.

Mantenha-se atualizado sempre e ganhe a credibilidade dos clientes. A constante atualização permite você colocar diferentes produtos em destaque, colocar botões de call-to-action para cada finalidade.

Aqui na Netzee os banners são de primeira qualidade e feitos com um design pensado e executado por profissionais excelentes. Veja alguns trabalho no nosso portifólio.

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