Marketing Digital Importância do marketing digital para pequenas empresas

Importância do marketing digital para pequenas empresas

Por Jaqueline Piva em 7 de março de 2019

O Marketing Digital parece ser algo difícil de se atingir e colocar em prática, por isso pequenas empresas acreditam que não podem fazer marketing digital.

Mas a verdade é que todos podem, inclusive os menores, e talvez para as empresas menores seja até necessário para o crescimento e aumento de vendas.

Estar presente nas mídias online, hoje, é essencial. E é incontestável que essa presença traz maior prestígio as lojas, até mesmo para as pequenas empresas.

A internet mudou o comportamento do consumidor. Mesmo que não seja para clicar e comprar efetivamente, as visitas são recorrentes e podem ou não terminar em compra. A sacada é que o usuário que entra para consultar preços, comparar, ver modelos, venha um dia a comprar.

O marketing digital é um corpo com vários membros, e por isso é possível aplicar suas estratégias em qualquer tamanho e segmento de loja.

 

Benefícios de aplicar o marketing digital

A segmentação de público

Segmentar o público garante que você esteja no lugar certo, na hora certa, para a pessoa certa. A estratégia pode atingir pessoas também que não estão na sua meta de alcance, mas isso é natural.

A segmentação do público é uma das características principais e que se destaca como vantagem em utilizar o marketing digital como estratégia.

Isso é possível por que a estruturação dos dados na internet, permite segmentar o público que você deseja atingir.

A coleta de informações dos usuários é que permite que isso ocorra. Através de uma interação, é possível traçar um perfil do mesmo e assim segmentá-lo de acordo com o seu interesse.

Dentro do marketing digital, a segmentação funciona para a nutrição dos leads para que convertam. Conforme materiais, conteúdo, são enviados aos leads a segmentação vai tomando rumos. A personalização do conteúdo também segue uma segmentação.

 

Presença online nas Redes Sociais

As redes sociais são o maior artifício do marketing digital, sendo o meio no qual muitas outras estratégias criam vida. Para as pequenas empresas, as redes sociais são uma ajuda e tanto, com custo baixo ou zero, é possível ter grande alcance.

Facebook e Instagram são disparadas as redes mais usadas pelos usuários e onde provavelmente estarão seu público.

Além de atrair clientes, você também cria uma identidade visual e fortalecimento da marca diante os usuários. Marcar presença online, é fazer com que não esqueçam da sua loja. Divulgue produtos, promoções, conteúdo.

Produção de conteúdo

Qualquer loja virtual, website, tem algum tipo de conteúdo para oferecer ao público. E isso pode ser feito pelos próprios donos, por alguém que domine a escrita, que tenha experiência para contar ou alguém especializado.

A produção de conteúdo, trabalha com a autoridade e credibilidade, tornando a marca referência no mercado e fica a frente da concorrência. Dicas, tutoriais, relatos reais, conteúdos educativos, são muitos os tipos de conteúdo que podem ser criados para atrair o público.

 

Atração gratuita

Através de ações do marketing de conteúdo e das estratégias colocadas em prática, você pode alcançar seu público sem investir em anúncios pagos. A busca orgânica no Google faz com que você ganhe notoriedade, e aumente suas vendas.

Você pode fazer com que as pessoas te encontrem por um custo muito baixo. O investimento feito é uma estratégia muito bem elaborada, o tempo e a dedicação para que ela seja estudada e analisada.

 

Conclusão

A união desses benefícios para pequenas empresas faz com que seja vantajoso aplicar o marketing digital, levando a aplicação das redes sociais, marketing de conteúdo, e-mail marketing, inbound marketing e mensuração de resultados. Tudo com valor mínimo de investimento, dependendo muito da dedicação de quem irá aplicar as técnicas.

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