E-commerce O “Retirar na Loja” é vantajoso para o e-commerce?

O “Retirar na Loja” é vantajoso para o e-commerce?

Por Jaqueline Piva em 26 de março de 2019

Em um processo de checkout no e-commerce, um dos principais motivos de abandono de carrinho, é o valor do frete. Por isso, novas práticas são criadas para solucionar o problema de carrinhos abandonados em lojas virtuais.

Uma delas, é a retirada na loja, criada já há um tempo, mas que vem crescendo e se tornando uma das opções mais usadas pelos clientes.

Comprar online e retirar na loja, é uma estratégia que busca oferecer mais facilidade ao cliente, permitindo que ele faça a escolha de como prefere ter o seu produto, dando a ele autoridade sobre as suas escolhas, além de entregar mais valor no tempo de espera e no preço final do produto.

Essa também é uma estratégia omnichannel, onde os clientes têm contato com ambos espaços da empresa, físico e virtual. Por muito tempo, a loja física e a online de uma empresa eram competidoras, um cenário que totalmente desfavorece uma marca.

Ao entender que ambas caminhando juntas agregam valor, novas práticas foram nascendo e validando o bom resultado de empresas que unem seus canais.

O comportamento do consumidor é a principal influencia nessas questões. O costume de pesquisar um produto online, comparar preços e ir ao estabelecimento físico consultar, é o fator que evidencia a necessidade da prática omnichannel.

São muitas as vantagens ao utilizar esse processo de logística. Vamos entender como a retirada do produto em uma loja física, que foi comprado online, muda a concepção da loja e a satisfação do cliente.

Vantagens em utilizar a retirada de produtos na loja

Experiência Omnichannel

Nenhum outro formato de integração deixa tão claro o entrosamento que as lojas online e físicas devem ter. O omnichannel pode ser definido como uma experiência completa do usuário em diferentes canais de uma empresa.

O consumidor tem muito mais autonomia ao escolher o caminho que ele quer seguir ao realizar uma compra na sua loja, quais métodos quer utilizar, sendo o consumidor o centro de todo o processo.

Ele não quer saber se é a loja física ou a virtual, ele só quer em ambas ter o mesmo atendimento, e isso caracteriza o omnichannel.

Nesse sentido, permitir que os canais conversem entre si é essencial para atender a nova demanda e o comportamento do consumidor. A visão omnichannel está presente em todos os aspectos que beneficiam a retirada na loja.

Satisfação do cliente

É possível promover a satisfação do cliente através de estratégias que podem ser rentáveis para os dois lados, e é isso que acontece nesse caso.

Para mantê-lo satisfeito, o segredo principal é entregar a ele o que ele quer. É comprovado que os clientes pesquisam antes de ir até a loja física. Isso por que na internet, você encontra muito mais informações a respeito do produto, faz comparações, pesquisa sobre termos técnicos e funcionalidades.

Levando isso em consideração, por que não disponibilizar tablets, ou celulares para que os clientes pesquisem dentro das lojas físicas? Assim, eles podem ter as duas experiências em um só lugar, já realiza o pedido e retira na mesma hora, ou espera por alguns dias, após produto encomendado.

O cliente fica satisfeito quando finaliza uma compra sem dificuldade e obstáculos. Ele fica ainda mais satisfeito quando para ele, a compra que está sendo feita apresenta economia para o seu bolso. A retirada na loja representa economia para muitos clientes, já que não é pago o valor do frete.

Retirada de produtos na loja física, é vantajoso?

Redução de custos

Entregar satisfação aos clientes, já pode-se considerar redução de custos. Quando se tem um cliente satisfeito, a sua propaganda e divulgação, já está feita. Nada melhor para avaliar bem sua marca para outra pessoa, do que um cliente satisfeito.

Outro ponto importante, é a redução de custos logísticos. A entrega de um produto sempre custa muito caro, todo o processo de logística, desde contratos com transportadoras, taxas do Correios, são um dos maiores gastos da empresa.

Além disso, o cliente sempre espera por preços baixos ou até frete grátis, e quando a loja não atende a esses anseios, ela ainda fica com má imagem diante os clientes.

A retirada na loja é vista pelos clientes como o maior benefício que ele poderia ganhar, principalmente se ele morar perto do ponto de entrega. Isso que a retirada na loja também mexe com o fator tempo, os produtos chegam mais rápido nas mãos dos clientes. O tempo também é sinônimo de satisfação, quando supera as expectativas.

Aumento nas vendas

Reduz os custos e pode aumentar as vendas da loja. Parte também da estratégia omnichannel, a retirada na loja, incentiva os clientes a adquirirem novos produtos na loja física.

Vamos supor que seu cliente comprou alguma peça de roupa e irá retirar na loja, chegando lá, pelo caminho você encontra acessórios ou calçados, ou até mesmo é abordado por vendedores, como a pessoa já cliente, ela tem potencial de compra. Nada impede que ele faça novas compras ao visitar o espaço físico. A estratégia é oferecer produtos complementares ao comprado online

Dano ao produto e logística reversa

Em processos de logística sempre há a possiblidade de danificação de um produto, por mais que ele seja bem embalado e transportado. Esse cenário deixa o consumidor insatisfeito e aumenta os gastos da empresa, visto que é o lojista que arca com esse tipo de prejuízo.

Prejuízo que pode vir dessa variável ou de qualquer outra que deixa ambos em prejuízo: a logística reversa. Ninguém gosta de arcar com esse tipo de gasto, e na maioria das vezes sai do bolso do cliente.

A solução para esse problema é a retirada na loja! Esse tipo de dor de cabeça diminui para quem aplica a estratégia. A vantagem é mútua.

Conclusão

Caso você esteja achando que só pode trabalhar dessa forma quem possui loja física, não fique enganado. Existem espaços que funcionam como “ponto de retirada”, são locais ondem os pedidos chegam e as pessoas retiram, não tem todas as vantagens que na loja tem, mas também pode ser implantada.

Essa é uma opção também para quem não fica em casa e tem problema em disponibilidade para horário de entrega. Dessa forma a mercadoria não vai e volta várias vezes.

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