E-commerce Funil de vendas: Entenda o caminho que o consumidor percorre

Funil de vendas: Entenda o caminho que o consumidor percorre

Por Jaqueline Piva em 17 de julho de 2018

O funil de vendas é um processo antigo já conhecido pelos profissionais de marketing, mas ainda é pouco usado no e-commerce. Ter conhecimento de como funciona as etapas do funil podem ajudar a melhorar os números da empresa.

Esse processo é representado por um funil por conta de que a quantidade de pessoas que entram na sua loja, mas não chega ao final, vai diminuindo, por isso possui um formato de funil.

 

Como funciona o funil de vendas no e-commerce

O funil de vendas representa o caminho que o consumidor percorre dentro de uma loja virtual, desde que ele entra até o momento que finaliza a compra.

As etapas são:

Funil de vendas

 

 

Cada etapa do funil está diretamente ligada com a jornada do cliente, as duas caminham lado a lado e uma interfere no andamento da outra, por isso é necessário entender também sobre a jornada do cliente.

 

Topo do Funil

No topo do funil estão os visitantes, estes são aqueles que por algum motivo clicaram no seu site.

O usuário pode ter chego ao seu site por meio de diversos canais, como mídias pagas, pesquisa no Google, redes sociais. E também por diversos motivos, pode ser uma pessoa decidida a comprar, alguém curioso, alguém está apenas pesquisando ou mesmo por engano.

Geralmente neste momento as páginas mais acessadas por esses visitantes são a página inicial, categorias, menu e as páginas de produto.

Entender esse caminho e o primeiro contato do consumidor com a sua loja pode te ajudar a melhorar alguns pontos específicos, para que ele siga seu caminho natural e se torne um lead.

O topo do funil está relacionado com a descoberta, onde o usuário percebe que tem um problema e procura saber mais sobre.

 

Meio do Funil

No meio do funil estão os leads. Eles deixam de ser apenas visitantes, agora passam a ter nome e ser reconhecidos, já demonstram intenção de compra. São capturados seja por meio de formulários, landing pages. Promoções e ofertas, fretes grátis, algo é oferecido em troca do cadastro do cliente. Isso aumenta também a sua base de lead.

As vantagens de conhecer os leads, é que você pode segmentar campanhas de marketing, fazer uma vitrine da sua loja virtual muito mais direcionada.

Em relação com a jornada do cliente aqui ele passa pelo estágio de reconhecimento do problema e ele está reconhecendo qual a melhor solução.

No meio do Funil também estão aqueles leads classificados como oportunidade. Eles já passaram por todas as fases iniciais, e já se tem a certeza que há interesse na compra.

Nessas duas oportunidades as páginas mais acessadas estão o carrinho de compras e as páginas de checkout, como login e senha, dados para entrega, pagamento.

 

Fundo do Funil

Esse é o momento em que o consumidor toma a decisão da compra e se torna um cliente. Ele compara os seus produtos e seus serviços com os da concorrência e escolhe qual a melhor solução.

Essa etapa não acaba por aqui, o consumidor se torna cliente e você precisa fidelizar. Depois de passar por todas as etapas, você não pode perder o visitante que virou cliente.

O pós-venda faz parte do processo do último estágio. Ele pode servir como um canal da sua empresa e ser um divulgador, o famoso marketing boca a boca. Ele só ocorre se houver um bom atendimento. Use também o remarketing para continuar impressionando o seu cliente.

 

A partir do momento em que se toma conhecimento sobre esses estágios juntamente com a jornada do cliente, as estratégias a serem traçadas são mais assertivas. Com as análises desses dados, é possível saber onde agir.

A intenção em utilizar o funil de vendas é de fazer com que a empresa cresça e que você toma as rédeas dos seus negócios de forma previsível e escalável.

 

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