E-commerce Frete: Como ter um valor de frete competitivo para e-commerce

Frete: Como ter um valor de frete competitivo para e-commerce

Por Jaqueline Piva em 22 de janeiro de 2019

Diversos fatores interferem no que se diz respeito a ter um diferencial competitivo no e-commerce. Dentre eles o frete é um ponto que pode se tornar um dos diferenciais da sua loja, mas caso não seja bem trabalhado pode ser um vilão.

Quando se inicia uma loja, ou necessita-se de uma reformulação em suas políticas, o frete vem após a decisão da logística de envio de produtos e ambos caminham juntos para gerar resultados.

Uma das grandes dificuldades das lojas é enfrentar o abandono de carrinho, e muitas vezes isso ocorre pelo alto valor do frete. 55% dos carrinhos abandonados levam esse motivo. Sendo o frete o terceiro fator decisivo para o fechamento de uma compra em um e-commerce.

O frete caro faz com que o cliente desista da compra e procure concorrentes com um valor menor ou então ele muda de ideia e vai até uma loja física e faz a compra, por entender que é mais vantajoso. Essa dificuldade gera mais pessoas desacreditada no e-commerce, e não é isso que nenhum lojista quer.

Na maioria das vezes quando é escolhido os meios de entrega do e-commerce são definidos consequentemente valores do frete. Quem domina as escolhas e tem o nome mais presente são os Correios. E por serem os mais conhecidos deixam de pesquisar outras que podem se encaixar melhor no tamanho do e-commerce do lojista.

 

Como ter um valor de frente competitivo

 

Como ter um preço de frete mais barato?

Se você é um microempreendedor com certeza sofre muito mais com isso, a política de mercado de algumas transportadoras não permitem ou dificultam a participação de pequenas empresas por não atingirem o número de produtos mínimos vendidos por dia ou por mês.

Mas é possível que qualquer empresa tenha maneiras de oferecer um frete mais barato. Como dito acima, tradicionalmente a maioria das lojas fazem envio pelo Correios. Embalam os produtos dos clientes, e vão até o balcão para envia-los.

Porém, existem outras maneiras de fazer os envios através do Sedex e diminuir o preço pago pelo seu cliente para que você esteja na competição com vantagem em cima dos concorrentes pelo preço do frete.

Para isso existe um contrato que pode ser feito entre lojista e o Correios que possibilita maiores descontos nos envios, e melhores formas de pagamento para o lojista. Com um contrato, você paga os valores de envios que ficam a dispor da loja, através de boleto.

Para contratar é simples, basta ir até uma agência, solicitar os documentos necessários, e ver a melhor opção para você e ser aprovados por eles. Mas, como tudo não tem todos os lados positivos, o custo desse contrato, desse pacote, convém para empresas que tenham bastante vendas por mês, para que atinja os valores. Caso seja uma loja que tenha 20 vendas no mês, por exemplo, sairia em prejuízo, pois os pacotes determinam valores e quantidades de vendas.

Fechar esse contrato permite que os descontos dados pelos Correios sejam aplicados aos clientes no frete e você tenha os melhores preços do mercado.

Outra maneira de também ter um valor de frente mais barato é contratar transportadoras que fazem essa ligação e integração com os Correios barateando os preços. Existem transportadoras que beneficiam empreendedores menores, e pode valer muito a pena por possuírem descontos aos contratantes.

Além disso, dependendo do tamanho da sua loja, ofereça ao seu cliente mais de uma forma de envio. As vezes as pessoas preferem pagar menos e não tem pressa no prazo de entrega ou preferem pagar mais caro e receber rapidamente. Essas questões estão ligadas também com sua persona.

 

Conclusão

Cabe a cada lojista avaliar as suas necessidades e valores de investimento para optar pela melhor entrega. Pesquisando bem é possível encontrar diversas soluções que se encaixam para cada tamanho de empresas.

Mas avalie bem antes cada opção para não entrar em prejuízos maiores. Avalie critérios como a tabela de valores, os pesos, modo de envio.

 

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