Dicas Fotografia dos produtos dentro de um e-commerce

Fotografia dos produtos dentro de um e-commerce

Por Jaqueline Piva em 11 de setembro de 2018

As fotografias de produtos dentro de um e-commerce seguem dois fatores quanto ao nível de importância que merecem. Um é a questão estética e o outro é o aumento da taxa de conversão.

Sim, usar fotografias profissionais na sua loja virtual pode aumentar o número de vendas dos produtos. E é bem simples de entender o porquê desse acontecimento.

O nosso olhar sempre se direciona ao que é mais bonito, mais atraente e que nos chama atenção, e claro que fotos profissionais atendem muito mais a esses critérios do que fotos simples tiradas sem nenhum tratamento estético adequado.

A questão de fazer fotos profissionais de determinados produtos (que se encaixam em fotografias) não quer dizer que seja mentir ou mascarar os produtos. É o fato de torna-lo mais apresentável e bonito.

Quando tratamos de e-commerce, podemos usar aquele velho clichê “a primeira impressão é a que fica”. Os elementos que compõe o design da página são essenciais para decisão do cliente. Isso tanto no design quanto a experiência do usuário. Por isso é tão importante pensar nas cores, nos botões, em toda a arquitetura e principalmente nas fotos.

Às vezes você pode ter um bom produto, mas as fotos desvalorizam as qualidades, e não é isso que nós queremos.

 

 

 

Fotografia como fator de aumento de conversões

Você pode contratar um fotógrafo ou você mesmo tirar as fotos. Ambos precisarão de investimento para serem realizados.

Contratar um profissional pode parecer que seja caro, mas é um investimento que vale a pena, visto que as fotos profissionais podem aumentar significativamente as conversões. Quem entende do assunto pode fazer um trabalho muito bem feito e que gera lucro.

Ou você pode também tirar as suas próprias fotos. Por que isso requer investimento? Se você estiver mesmo afim de se aventurar, mas não entende das técnicas, precisará de um curso ou algo do tipo. Nem todos somos experts, mas seguindo técnicas as fotos podem ficar bem apresentáveis.

As fotos também variam muito de acordo com cada produto que é vendido, alguns precisam de mais cuidados, outros de menos. Vamos supor que seus produtos sejam roupas e acessórios, uma modelo poderia ser necessária para as fotos, e caso não sejam fotos profissionais, isso pode surtir efeito contrário nas suas vendas.

 

Aqui vão algumas dicas para você tirar as melhores fotos para o seu e-commerce:

 

  • Câmera: você pode investir em câmeras profissionais, você vai pagar caro, mas poderá fazer esse serviço sempre que quiser. Mas você também pode tirar as fotos do seu celular, caso ele tenha uma boa câmera com boa resolução.

 

  • Uso do tripé: usar um tripé é essencial para que a imagem não saia tremida, e você garante que a foto tenha estabilidade, isso se você for usar uma câmera. Caso seja no celular mesmo, tenha esse mesmo cuidado para que a imagem não perca o foco.

 

  • Fundo branco/infinito: use nos fundos cores claras, de preferência o branco é o mais indicado. Ele valoriza a imagem e direcionam o olhar do cliente focado no produto. O fundo infinito também é um truque para melhorar o ambiente. Ele não permite que você veja o horizonte e perca o olhar do cliente. Esse fundo pode ter uma leve curvatura que dá a impressão de profundidade. O resultado é bastante interessante.

 

  • Iluminação: critério muito importante no momento da fotografia que faz toda a diferença no resultado. A iluminação é responsável por valorizar o produto. Como utilizar a iluminação depende muito do que é o objeto. As luzes podem ser artificias ou pode ser usado a luz natural, muito recomendada também. Luzes e sombras por exemplo, podem passar profundidade. Os flashes são pouco recomendados.

 

 

Outros pontos importantes

O cliente dentro da loja virtual não pode tocar no produto, não pode sentir e nem analisar cuidadosamente os detalhes. Mas você pode fazer com que esse contato seja mais próximo por meio da fotografia.

Tenha bastante fotos do seu produto, em torno de 4 ou 5, pode até ser menos, se em poucas fotos você conseguir mostrar todos os ângulos ou detalhes. Esse é o segredo, mostre todos os ângulos do produto, todos os lados.

A edição da fotografia deve modificar o menos possível o produto. Ela tem que ser fiel ao produto.

Tenha cuidados básicos com os produtos, como por exemplo a limpeza do mesmo, validade, modelo.

Dê o seu melhor para a produção dessas fotografias. Você não vende apenas um produto e as pessoas também não compram apenas pelo produto. A história e os valores devem vir embutidos nessa produção, a foto deve despertar os sentimentos e desejos dos clientes.

Use da criatividade, seja cuidadoso nas produções, caso escolha um profissional, faça uma boa escolha para não se arrepender em ter jogado dinheiro fora e aumente as suas taxas de conversões.

 

 

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