Desenvolvimento Flat Design: 5 razões para aplicar em meu site

Flat Design: 5 razões para aplicar em meu site

Por Bruno Ananias em 6 de junho de 2017

Antes de falar sobre o flat design é necessário antes falar sobre o conceito que o antecedeu. O design, anteriormente, tentava imitar aspectos dos objetos encontrados na vida real, ou seja, um design que tenta, através da utilização de diversos recursos visuais, imitar a realidade, este tem por nome: Skeumorfismo.

Flat Design x Skeumorfismo

 

O Skeumorfismo surgiu no espaço virtual em 1984 quando a Apple introduziu o conceito de “Área de Trabalho”, naquela época a interface dos computadores causava uma certa estranheza no usuário e o Skeumorfismo tornou-se uma ferramenta útil, ensinando o usuário a como usar a interface gráfica.
Com o decorrer do tempo e o avanço dos modelos de interfaces, juntamente com a adaptação do usuário às mesmas, o skeumorfismo passou a ser “algo com detalhes demais”, um design mais limpo tornou-se algo desejável, o conceito de design flat começa, então, a ser introduzido nos meios gráficos.

 

Flat Design, menos é mais

O Flat Design, com sua ideia de “Menos é Mais”, chegou para acabar com a poluição visual presente nas interfaces gráficas, tornando-a mais fácil e assim mais rápido de compreender; e é claro, mais atraente.

 

Mas, por que usar o Flat Design em seu site?

O que não falta, é motivo:

1. Valorização do conteúdo

Quando você dá aquela passada de rodo no seu layout e deixa o excencial, você VALORIZA O CONTEÚDO do seu site, chamando a atenção de seu público-alvo para o que realmente importa.

Flat Design valoriza seu conteúdo

 

2. Aspectos minimalistas

Aqui, elementos ornamentais servem somente pra tirar a atenção do usuário do que realmente importa, e você não quer isso certo? Pois então, se um aspecto (chanfro, sombra, entalhe, etc) não apresenta qualquer funcionalidade, então tire-o de lá. Isso não quer dizer que seu site vai se tornar menos interessante. Cores contrastantes podem facilmente chamar a atenção para botões ou ilustrações que devem receber a devida atenção.

Flat Design, aspectos minimalistas

 

3. Rápido de compreender

Sabe quando você bate o olho e já entende? Pois é, uma imagem sem inúmeros detalhes se torna mais objetiva e assim, mais funcional.

Mais objetividade por meio do Flat Design

 

4. Um mix de diversão e originalidade

Sites que apresentam um design flat estão aparecendo com cada vez mais frequência nas redes. Sabe por quê? Por que é fácil de navegar! Sem mais aquele monte de efeitos, o usuário agora consegue bater o olho e já encontrar o que buscava. Isso sem mencionar que as cores contrastantes e bem empregadas tornam seu layout muito mais bonito e atrativo.

 

5. Sua página carrega bem mais rápido

A sua internet pode ser a melhor que há, mas é preciso pensar nas condições do usuário. Um site mais clean sem tantos efeitos torna-se mais leve e consequentemente, de carregamento bem mais rápido.

Flat Design: Sites que carregam mais rápido

 

Conclusão

Um design minimalista que facilita o acesso do usuário a tudo o que ele precisa, mais leve já que por ter menos “efeitos” carrega bem mais rápido com qualquer internet, com cores pensadas e estudadas para que seu público seja atingido pela usabilidade do seu site, rápido e fácil de entender e que valoriza bem mais o conteúdo disposto no seu site. Isso tudo é o que você ganha quando o Flat Design é aplicado em seu site.

 

Fonte/Autoria:  Pandartt | OxigenWeb | Texto por Amanda Marques

Comente, sugira e participe: