Dicas Ferramentas essenciais de análise de sites

Ferramentas essenciais de análise de sites

Por Jaqueline Piva em 21 de agosto de 2018

Se você ainda não analisa as métricas do seu site, está na hora de começar! É de extrema importância o fator de analisar os dados com frequência, só assim você terá a respostas pra muitos dos questionamentos que são feitos.

As vezes essa resposta está nos dados que você não analisa. Aplicar estratégias, ferramentas e todos os recursos para melhorias, de nada é válido se não houver acompanhamento dos resultados.

O uso dessas ferramentas geram insights e oportunidades para poder agir corretamente com as próximas ações.

Algumas métricas importantes para acompanhar e otimizar incluem visitas, visitantes únicos, visitantes recorrentes, taxa de rejeição, tempo na página, caminhos do visitante no site, desempenho do funil e taxas de conversão. Além de simplesmente ter acesso a “instantâneos” dessas métricas, é importante rastreá-las ao longo do tempo para saber quais tendências estão ocorrendo e como seus esforços de melhoria estão funcionando.

 

Google Analytics

Mais da metade de todos os sites usam o Google Analytics, e por um bom motivo: é poderoso, ele faz muito por si só, e é gratuito.

Ao instalar um pequeno código em todas as páginas do site, o Google Analytics registrará as métricas básicas de atividade. (Headsup: a captura de interações com elementos específicos em páginas, como botões e vídeos, exige configuração adicional.) Você pode fazer login na interface da Web para analisar todas as estatísticas e gerar uma ampla gama de relatórios detalhados que descrevem como os visitantes interagem com o seu site.

Os relatórios internos facilitam o início, embora haja uma curva de aprendizado se você quiser criar relatórios personalizados. Além disso, alguns dos recursos mais avançados, como o acompanhamento de metas, exigem a adição de código personalizado a elementos específicos no site, o que pode ser uma barreira para algumas pequenas empresas.

Além disso, estima-se que quase metade de todos os sites que usam o Google Analytics também usam uma ou mais ferramentas adicionais de análise paga.

 

Kissmetrics

Mais adequado para sites de e-commerce maiores e mais complexos, a poderosa segmentação da Kissmetrics e os recursos de segmentação de precisão ajudam os profissionais de marketing a entender e engajar seus clientes em suas jornadas de compra e no ciclo de vida do cliente. Isso não deixa surpresa que o acesso à Kissmetrics comece em torno de US $ 500 / mês.

O Kissmetrics é um sistema focado no cliente, com relatórios de funil e atividade que muitos profissionais de marketing prometem. A Kissmetrics também acompanha as principais métricas ao longo do tempo, ajudando os profissionais de marketing a entender seu progresso à medida que trabalham em direção aos objetivos de seus negócios. Ao contrário das outras ferramentas mencionadas aqui, a Kissmetrics na verdade inclui ferramentas para se envolver com os clientes via e-mail altamente segmentado e campanhas no Facebook.

 

Hotjar

O Hotjar é uma das principais soluções de “análise de mapa de calor”. Heatmaps são representações visuais de como os visitantes interagem com seu site e ajudam você a entender o que os visitantes estão procurando, com o que eles se importam e como o site atende às expectativas deles. Muitos profissionais de marketing acham que essa abordagem visual da análise de sites é mais intuitiva e fácil de entender do que as tabelas e gráficos complexos relatados pelas ferramentas de análise de sites mais convencionais.

Evoluindo além de simplesmente apresentar heatmaps, o Hotjar agora inclui uma ampla gama de ferramentas analíticas, incluindo gravações de sessões de visitantes individuais (permitindo que você assista tudo o que um visitante fez ao usar seu site, incluindo cliques / movimentos do mouse, rolagem de página e muito mais) funis de conversão e análise de desempenho de formulários. O Hotjar também inclui ferramentas fáceis de usar para solicitar proativamente feedback dos visitantes do seu site por meio de formulários de feedback, enquetes e pesquisas.

 

 

Social Analytics: Insights de Páginas do Facebook e Twitter Analytics

Embora não sejam tecnicamente ferramentas de análise de sites, o Fak Page Insights e o Twitter Analytics são ferramentas importantes (e gratuitas!) Para medir e melhorar seu desempenho nessas duas principais plataformas sociais.

Para ver os Insights da Página em sua página do Facebook, clique em Insights na parte superior da sua página. O Insights fornece até dois anos de dados sobre o desempenho da sua página do Facebook, incluindo detalhes demográficos sobre seu público, de onde eles vêm e como eles responderam às suas postagens. O Facebook Page Insights facilita o entendimento de como as pessoas se envolvem com você no Facebook, para que você possa aumentar continuamente os seguidores, curtidas e compartilhamentos que sua página gera.

O Twitter Analytics ajuda você a entender quem o segue no Twitter, de onde ele é originário e qual conteúdo é mais interessante para ele. Há muitos insights disponíveis nos painéis do Twitter Analytics para saber como tornar seu conteúdo mais popular e bem-sucedido entre seu público.

Além disso, o AddThis fornece um painel de análise super conveniente com todas as nossas ferramentas gratuitas para fornecer métricas básicas, como visitas ao site e dados de referência, bem como informações sobre o desempenho dos plug-ins do site. É uma ótima maneira de obter todos os dados do site mencionados anteriormente em um só lugar.

 

Fonte do artigo original: http://www.addthis.com/academy/five-essential-website-analytics-tools/

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