Dicas Escritório ergonômico: como ter uma postura correta

Escritório ergonômico: como ter uma postura correta

Por Jaqueline Piva em 21 de agosto de 2018

Quem trabalha em escritório, em casa, o dia todo sentado, sabe o quanto é difícil, visto que 80% das que trabalham assim tem dor nas costas.

A ergonomia significa a relação entre o homem e a máquina, é um estudo científico que estuda essa relação. Esse estudo assegura as regras que devem ser seguidas para ser criado um ambiente, em que ambos os lados interajam entre si.

São três aspectos que a ergonomia leva em conta, o campo físico (corpo humano), campo cognitivo (aspectos psicológicos) e o campo ambiental (ambiente de trabalho). Essas três áreas trabalhadas de maneira correta adaptam o homem e a sua área organizacional, e faz com que a pessoa tenha uma melhor performance.

Todos esses estudos são feitos pensando na saúde e no bem-estar de quem trabalha. Quando o escritório é mobiliado corretamente as coisas ficam mais ajustáveis, e aí o que resta e o mais importante é cuidar da postura do corpo todo. Isso pode evitar lesões e acidentes de trabalho.

 

Principais dicas para uma postura melhor

 

1 – O monitor precisar ser posicionado abaixo do eixo visual horizontal, o topo da tela deve ficar no mesmo nível da visão para não causar desconforto. Se você abaixa muito a cabeça para ter que enxergar, o corpo já fica sobrecarregado e aumenta a tensão no ombro e no pescoço.

2 – Teclado e mouse devem estar alinhados com os cotovelos de forma que fique em um ângulo de 90º.  Os pulsos devem ficar apoiados enquanto digita, os braços e as mãos devem sempre estar alinhadas ao antebraço e os ombros, para que eles fiquem relaxados. Pode-se usar apoios, suporte de mãos.

3 – Para sentar corretamente a primeira dica é, encoste na cadeira. O maior erro na forma como sentamos é não ter a postura ereta na cadeira. O quadril deve estar apoiado na cadeira e sutilmente para frente. Vale respeitar as curvas naturais do corpo.

4 – Mantenha os pés no chão. Todas as curvaturas aprovadas para uma boa postura devem formar ângulos de 90º. A altura correta da cadeira é aquela que permite os pés apoiarem no chão. Assim todos os outros itens são alinhados de acordo, como o monitor. Também existem aqueles apoios para os pés, ele ajuda a manter a postura do corpo todo e é bom para a circulação do sangue.

5 – Não cruze as pernas. Assim o corpo fica forçado a uma postura nada natural. E todos os outros membros ficam estressados e tensos.

6 – Dentre as posições mais erradas, está aquela em que ao invés de encostar o corpo na cadeira, o corpo é todo jogado apenas para um lado e apoiado os cotovelos na mesa. Esse não é o sustento ideal para o corpo, nervos e tendões são espremidos e todo o resto ficam tensionados.

 

Como ter a postura correta

 

 

Outra dica que pode ser importante e ajuda no contexto de um todo, é a ventilação, iluminação e decoração do escritório. Uma sala bem ventilada melhora significativamente os resultados de rendimento de quem trabalha. O ar natural é muito importante.

A luz seja natural ou artificial deve iluminar o cômodo sem ofuscar o monitor, fazer sombras ou reflexos. Quanto a decoração, lugares bem decorados aguçam a criatividade e estimula o rendimento. Plantas são ótimas dicas para deixar o ambiente e harmonioso.

Além disso, movimente-se em horários alternados para os músculos relaxarem, se espreguice, caminhe e respire fundo.

Trabalhar em lugar em que você é saudável, te faz produzir muito mais e com melhor qualidade. Ter uma boa postura e trabalhar em um ambiente propício também é saúde! Fiscalize-se e siga as dicas.

Fonte do artigo original: https://www.blitzresults.com/en/ergonomic/

 

Comente, sugira e participe: