E-commerce Diferença entre Website e Loja Virtual

Diferença entre Website e Loja Virtual

Por Jaqueline Piva em 19 de fevereiro de 2019

É muito importante para quem deseja abrir um negócio, que essa diferença esteja explícita. Esse é um dos primeiros passos para entender melhor o que você quer colocar na internet para que te achem.

 

Diferenças

Basicamente, um tem teor mais corporativo, com o objetivo de expor informações sobre um determinado assunto ou produto. A loja virtual, tem como finalidade vender de forma automatizada.

 

Características do Website

É um conjunto de páginas criadas para informar. Chamado também de website institucional, a principal página, é a “Sobre”. Os sites têm como objetivo fazer a divulgação da sua empresa, é como se fosse o cartão de visitas.

Talvez o website é o primeiro contato que o usuário tenha com a sua marca, por isso tem que ser impactante e conter informações que lhe conduzam a comprar.

Páginas de contato, cases, sobre a empresa, catálogo de produtos, podem ser páginas que compõe um site institucional. O website pode servir como página consultiva para que posteriormente se finalize compras em lojas físicas ou por telefone.

O que não pode faltar em um site institucional é a história da empresa, contada de forma caprichada, que traga o cliente de forma que ele se sinta parte daquilo, em que seja estabelecido um laço.

Missão, visão e valores também são pontos bastante usados na construção de uma página institucional, já que o objetivo é encantar o cliente e apresentar a empresa.

Também são disponibilizados todos os meios em que o cliente possa entrar em contato com a empresa, todos os números de telefone, redes sociais, e-mails.

Outra página importante que faz parte do website, e é opcional, é a página de orçamento. Você não irá vender, é um pedido de orçamento para que depois seja feita a compra. Nele você lista as necessidades e aguardar retorno do vendedor.

Um website pode ser também um blog, local onde são disponibilizados conteúdos educativos, dicas, materiais ricos, para que os leads se informem e seja preparado para comprar. Portais de notícias também se encaixam como websites.

 

Características Loja Virtual

Maior característica das lojas virtuais é vender. Carrinho, botão de comprar, formatos de pagamento, formas de envio, são predominantes em uma loja virtual. É uma ferramenta que promove negociação de compra e venda de produtos virtualmente.

As lojas virtuais são desenvolvidas em plataformas de e-commerce, e programadas com mais configurações que os web sites institucionais. Por conter muitas páginas de produto, as lojas são mais pesadas e necessitam de uma hospedagem diferente do que outros tipos.

Fotos de produtos, promoções, banners, preços, são características de uma loja virtual.

Avalie a sua necessidade e entenda se é mais fácil e viável para a sua empresa, um site institucional ou loja virtual.

Aqui são exemplos dos dois modelos em que a Netzee desenvolveu, website TripLab, e loja virtual, Boutique da Lili.

 

Comente, sugira e participe: