E-commerce Diferença entre layout mobile e responsivo no e-commerce

Diferença entre layout mobile e responsivo no e-commerce

Por Jaqueline Piva em 11 de dezembro de 2018

Já foi o tempo em que um site era programado apenas para caber em uma tela só. Com a evolução dos dispositivos móveis, todos os sites tiveram de se adaptar para caber nas telas menores. Pelo menos aqueles que acompanham os usuários, fizeram isso.

Se você possui uma loja virtual já deve ter ouvido falar do m-commerce, essa é a definição para os clientes que compram através de smartphones ou tablets.

As compras feitas através dos dispositivos aumentam a cada ano, e com isso surge a necessidade de atender a esse público para que tenham uma boa experiência, já que buscam por comodidade e facilidade.

Mesmo com esse crescimento ainda existem lojas e web sites que não atendem à demanda dos dispositivos móveis e deixam de lado as questões de atualizar o layout.

 

Layout responsivo

O layout responsivo é uma das opções usadas para adaptar as diferentes telas. É desenvolvido um layout que se adequa aos diferentes tipos de tamanho automaticamente.

Um site responsivo se adapta a qualquer tela caso o espaço seja reduzido, para isso basta reduzir o tamanho da janela em que é exibido. Esse modelo atende as necessidades de adaptação e tem um custo baixo relativo a produção de layout exclusivo para mobile.

As informações não são prejudicadas quando a tela é reduzida, e não se perde informação, algumas mudanças como o aparecimento ou não de banner podem acontecer.

 

Layout Mobile

O Layout Mobile é planejado originalmente para os dispositivos móveis, ou seja, eles não são adaptados a partir do site para o desktop, mas sim criados já com foco na experiência dos usuários mobile.

Nesse modelo desenvolve-se um site com um código de programação próprio, adotando estratégias na estrutura das informações, imagens, botões, menus.

A vantagem de desenvolver um layout mobile é exatamente a maneira como ele é estruturado pensado em estratégias para atender as necessidades de quem navega pelo celular, visto que mudam as interações de um formato para outro.

 

Diferença entre layout responsivo e mobile

A diferença entre os layouts

Entre o layout responsivo e o mobile a grande diferença é no planejamento das estratégias, no mobile é possível definir e focar nesse público que cresce cada vez mais.

A outra diferença é no valor do desenvolvimento, o layout responsivo tem um investimento menor, por utilizar o mesmo código do desktop. E por isso acaba sendo muitas vezes a opção dos lojistas.

Ter um site para todas as telas ajuda também na otimização SEO e posicionamento do Google.

Os dois tem sua importância, qualquer lojista que entenda que é necessário atender esse público, já possui mais pontos com os clientes.

O Google entende os sites responsivos como melhores que os sites mobiles por ser mais leve e com carregamento mais rápido. Ele passou a priorizar esses sites por entender a necessidade e a grande procura vinda desses dispositivos.

Leve em consideração a plataforma que você utiliza ou que irá contratar, se ela já possui versão responsiva, como se adapta a esses modelos. E caso uma agência faça esse serviço para você, veja quais critérios utilizam para desenvolver.

 

Comente, sugira e participe:

  1. Davidson 11 de dezembro de 2018

    O penúltimo parágrafo esta correto ?

    “O Google entende os >> sites responsivos como melhores que os sites mobiles << por ser mais leve e com carregamento mais rápido. Ele passou a priorizar esses sites por entender a necessidade e a grande procura vinda desses dispositivos."

    Responsivo é melhor que mobile?

    • Jaqueline Piva 11 de dezembro de 2018

      Olá, Davidson
      Está correto, o Google prioriza em seu ranqueamento em relação ao SEO sites que possuem carregamento mais rápido, que é o caso dos responsivos. Os sites responsivos utilizam o mesmo código para os diferentes tipos de tela, por isso possuem o mesmo domínio. Os sites mobiles têm subdomínios, o que os deixam atrás dos responsivos, isso também permite melhor relação entre os links da página. Mas isso não quer dizer que sites mobiles não são bem ranqueados, aliás eles podem sim ocupar um primeiro lugar, tudo depende dos critérios de SEO. De modo geral os sites responsivos são melhores ranqueados, porém a demanda de sites mobiles estão crescendo e nunca sabemos como os algoritmos do Google irão reagir.