Dicas Dicas simples para reduzir o custo por lead no Facebook Ads

Dicas simples para reduzir o custo por lead no Facebook Ads

Por Jaqueline Piva em 7 de maio de 2019

Anunciar no Facebook é uma prática já rotineira para muitas pessoas que praticam o marketing digital. Muito se fala da importância de estar presente nas redes sociais para alcançar público, mas você está planejando os seus anúncios de forma que alcancem as pessoas certas ou você está apenas gastando dinheiro?

Qual o valor que você paga por um único lead para que ele realize o que você determinou no anúncio?

A plataforma tem ótimo custo-benefício diante outras estratégias, porém ela pode estar consumindo parte do seu orçamento sem realmente gerar retorno. É possível mesmo que você invista um valor baixo, pague menos ainda e obtenha melhores resultados, mas isso depende de você!

O que é custo por lead?

Quando um planejamento de marketing digital é criado um dos pontos principais a serem discutidos e definidos é o orçamento que será disponibilizado para as campanhas.

Quando é feito o planejamento dos anúncios do Facebook destina-se um valor para campanha e quando ela se encerra ou ao decorrer, você obtém um número de leads impactados pela campanha (vai de acordo com o objetivo).

Para calcular o custo por lead (CPL) e ter esses resultados, divide-se o valor total da campanha, pelo valor de leads atingidos. Por exemplo, se você investiu 20 mil na campanha e atingiu 10 mil leads convertidos, o seu lead custou 5 reais. A partir disso você tem base de quanto você está pagando por um lead.

É através do CPL que você pode avaliar se a sua estratégia está dando retorno ou não. Não existe um valor ideal para o custo do lead, isso pode variar com cada segmento. Para saber se está dando lucro, a métrica analisada deve ser o ROI (Retorno sobre Investimento), se você pagou 5 reais por um lead e ele te deu um lucro de 15 reais, é um bom investimento, mas se você pagou 5 e ele te deu um lucro de 10, não é tão vantajoso assim.  

Dessa forma, existe um valor ideal de acordo com cada produto e que só poderá ser observado por você através das métricas.

Como reduzir os custos dos leads nas campanhas do Facebook em 2 passos

É possível sim que através de um refinamento das configurações das campanhas, você invista menos e chegue até as pessoas que realmente lhe interessam e assim tenha um melhor CPL e ROI.

1 – Segmente os dados demográficos das campanhas

Se você já colocou algumas campanhas para rodar, pode aprender com o que já foi colhido e tirar insights dos resultados. Os dados demográficos são ponto chave para a segmentação das campanhas, através deles consegue-se obter resultados mais precisos.

No gerenciador de anúncios, escolha um anúncio já no ar para analisar e clique em “Visualizar gráficos”, neste gráfico estarão os dados demográficos. Idade, sexo e localização são os dados que podem ser encontrados.

Com essas informações em mãos você pode configurar uma nova campanha somente com esses dados demográficos. Assim, a sua campanha irá alcançar apenas pessoas que estão mais propensas a converter, e, consequentemente, você irá gastar menos por não desperdiçar cliques com quem não tem o perfil da sua empresa.

Há quem configure as campanhas e não limita ao certo quem é o público-alvo, com isso, muitos dos cliques serão perdidos e cobrarão do orçamento. É muito importante lembrar da persona criada ao planejar a estratégia de marketing na hora de configurar o alcance.

Essas definições de dados da campanha também sofrem variações de acordo com o objetivo da mesma, se ela for gerar cadastros, captação de e-mails de leads mais qualidades, vale refinar a segmentação. Já se o objetivo é gerar reconhecimento da marca, o público pode ser um pouco mais amplo.

2 – Foco da Landing Page

Nada pode tirar tanto o poder da sua campanha como uma landing page ruim. Se o anúncio chamou a atenção do usuário, mas ao clicar, a página de destino não o convenceu, ele gastou seu orçamento e não realizou a conversão, ou seja, seu objetivo não foi alcançado, mas você pagou pelo clique.

Por isso é tão importante cuidar da parte do design da página, além de elementos como SEO e UX design.          

O segredo do sucesso de uma página de conversão está no foco. Uma página com foco definido converte muito mais. Faça uma landing page simples:

Defina um objetivo e garanta que ele seja o único da página, se você tentar realizar mais de uma ação na página, ela não terá a mesma performance.

Tenha uma landing page clean e com informações hierarquizadas. Você precisa de apenas um botão para realizar a ação, nada de links extras, menus e qualquer coisa que tire o foco.

Para realizar a conversão do visitante para lead, crie um formulário pedindo somente as informações necessárias. Esse não o momento de fazer perguntas pessoais, quanto menos perguntas, maior a taxa de conversão.

Bônus

Fique atento a todas as campanhas que estão veiculadas para que nenhuma esteja rodando e não esteja dando retorno, as vezes se você possui muitos anúncios, pode acabar esquecendo de algum anúncio malsucedido.

Experimente realizar testes A/B com os anúncios para testar os formatos que tem maior engajamento. Cores, textos, botões podem ser validados em testes A/B.

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