Acessibilidade Contraste e harmonia visual de sites

Contraste e harmonia visual de sites

Por Evandro em 5 de julho de 2012

Em outro post no qual falamos sobre a importância da acessibilidade digital, destacamos que um dos objetivos da mesma é permitir que todos, inclusive daltônicos possam visitar e interagir com os sites.

Se o layout do seu site tem um contraste de fundo e fonte desagradável, com certeza os usuários com deficiência em distinguir tons estão tendo uma experiência ruim quando acessam o site.

Oferecer condições para que todos possam interagir com os sites, deve ser uma prioridade na composição de cores. Isso porque a percepção que os internautas tem do seu site, influencia na decisão de compra, na recomendação para os amigos e parentes, bem como se ele retorna a visitar o site ou não.

Por isso, pergunto-lhes, como está o contraste e a harmonia visual do seu site? As cores utilizadas permitem que todos possam ler o conteúdo apresentado sem qualquer dificuldade? Se a resposta for não, reveja o projeto atual e procure reformulá-lo para que o site apresente as informações de forma legível a todos.

O site CheckMyColours disponibiliza uma ferramenta web que testa a harmonia entre a cor de fundo e a cor do texto,  para avaliar se o contraste permite que daltônicos consigam ler o conteúdo da página. Os testes são realizados com base no algoritmo sugerido pela World Wide Web Consortium (W3C).

Os resultados do teste permitem notar a relação de contraste de luminosidade no site, diferença de cores e brilho, bem como apresenta um relatório dos elementos que foram analisados e que apresentaram erros de validação.

Outra ferramenta bacana para ser usada é a Colorblind Web Page Filter, que mostra como as pessoas com diferentes tipos de daltonismo veem seu site.

Há também alguns sites que permitem testar combinações de cores. Use-os para que o site tenha cores em harmonia e com isso seja apresentado um visual atraente para os usuários.

http://www.colorschemedesigner.com/

http://www.studiosol.com.br/esquema-de-cores/

http://kuler.adobe.com

Investir em acessibilidade é importante, porque assim é possível permitir que todos usuários tenham uma experiência agradável ao navegar no site. Além disso, o site passa a ser melhor visto pelos buscadores, pois estes procuram sites fáceis de usar e de ler o conteúdo.

Comente, sugira e participe: