Marketing Digital Construindo uma marca digital – seja social

Construindo uma marca digital – seja social

Por Evandro em 16 de novembro de 2012

Nesta segunda etapa da série Construindo uma marca digital, o assunto em pauta é ser social. Uma empresa é social na web quando a  se faz presente nos canais de comunicação e interage com o seu público. Ser social não se resume em criar uma conta em alguma rede social, mas sim se comunicar com o público, por meio de conteúdo relevante, promoções, para que com isso consiga criar engajamento.

Para criar um canal de relacionamento com o seu público nas mídias sociais, é preciso inovar, fazer um trabalho de qualidade que agregue valor à empresa. Vejamos os principais itens para ser social na web:

Imagem
As contas da empresa devem seguir a mesma padronização, para que além de fixar a marca, promove uma conversação entre os diferentes meios de comunicação da empresa. As imagens devem preservar a identidade visual da empresa, porém necessitam se adequar aos formatos de cada mecanismo de comunicação. Outra questão a ser analisada, é a qualidade das imagens. Evite imagens desfocadas, distorcidas, elas provocam uma má experiência para o usuário, e isso ninguém quer.

Linguagem
A linguagem usada para estabelecer uma comunicação com o público-alvo precisa ser  simples, objetiva e adequada ao segmento de atuação da empresa. Além disso, a linguagem deve ser atrativa para que o público se sinta convidado a interagir com o perfil da empresa, seja por meio de comentários, compartilhamentos, recomendações.

Conteúdo
Para criar engajamento entre empresa e consumidor é preciso que o conteúdo oferecido seja atrativo, que informe, que ofereça vantagens. Assim, na página da empresa publique notícias tanto sobre a empresa como notícias relacionadas ao ramo de atuação. Aposte também em conteúdo como dicas, promoções, divulgação de produtos/serviços, fotos sobre a infraestrutura da empresa e sobre o dia-a-dia da empresa. Essas são algumas  formas de conteúdo que além de criar empatia com o público,  também o mantém informado sobre a empresa.

Atualização
Para conquistar um público fiel, é preciso estar sempre interagindo. Por isso, se a empresa não possue uma equipe para cuidar dos perfis nas redes sociais, não se desespere, existem ferramentas que permitem agendar os posts, como o TweetDeck, HootSuite e Buferapp. Com essas ferramentas gratuitas à disposição, não tem mais desculpas para não manter as contas atualizadas.

Relacionamento
Para criar um relacionamento com o público-alvo, é preciso investir tempo e dedicação para interagir, seja fazendo perguntas ou respondendo comentários, por exemplo. É muito importante usar o canal de relacionamento para pedir um feedback ao cliente sobre a sua opinião a respeito do site, conteúdo, linguagem, facilidade de navegação. Enfim, perguntas pertinentes ao negócio para que com isso, haja uma melhoria constante da experiência do usuário com os canais de comunicação com a empresa na web.

Comente, sugira e participe:

  1. Amedar Consulting Group 19 de novembro de 2012

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    • Luciana Alves 20 de novembro de 2012

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